Você está aqui: Página Inicial > Biblioteca > Bibliotecas Digitais
conteúdo

Bibliotecas Digitais

por David Lopes publicado 21/09/2020 22h27, última modificação 14/02/2023 09h04

O IFMG assina atualmente duas bibliotecas digitais: Biblioteca Virtual Target GedWeb. O acesso está disponível para toda a comunidade acadêmica do IFMG e poderá ser realizado através de qualquer computador conectado à Internet.

 

Biblioteca Virtual (Pearson)

São aproximadamente 9 mil títulos das editoras Prentice Hall, Financial Times, Makron Books, Addison Wesley, Ibpex, Papirus, Ática, Contexto, Companhia das Letras, Casa do Psicólogo, Rideel, dentre outras.

Acesso direto à plataforma 

Acesso através do pergamum  

          Tutorial em pdf          

          Tutorial em vídeo          

 

Target GEDWeb

O Target GEDWeb é um sistema de gestão de normas, documentos regulatórios e informações técnicas. É um sistema especialista no campo da normalização. Possui acesso unificado a toda regulamentação técnica (normas, regulamentos, portarias, resoluções, etc.) com destaques das publicações regulamentares mais recentes. Busca nos dados catalográficos completos das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT NBR/NM e das normas internacionais. 

Acesso direto à plataforma 

Acesso via pergamum 

          Tutorial em pdf                     Tutorial em vídeo           

 

Domínio público

 

O portal de domínio público contém diversas obras que já estão sob domínio público em formato digital.

São obras de renomados autores, tais como: Machado de Assis, Fernando Pessoa, Joaquim Nabuco dentre tantos outros.

O "Portal Domínio Público" constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

http://www.dominiopublico.gov.br

 

 

O Ibict desenvolveu e coordena a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. A BDTD, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.

 http://bdtd.ibict.br/

 

 

Consulta ao Acervo Bibliotecas Digitais Períodicos online Tutoriais Produtos e Serviços Normas e Regulamento Guias e Manuais Contato