Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medalhas na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)

Medalhas na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)

Alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação do IFMG campus Ibirité participaram da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e foram medalhistas de prata na competição. Confira o depoimento deles sobre essa experiência.
publicado: 26/09/2022 21h33, última modificação: 17/10/2022 15h33

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes.

O campus contou com a participação da equipe medalhista de prata, formada pelos alunos do sexto período de engenharia de controle e automação: Eliezer Guimarães, Lucas Pampoline e Thalita Vieira. Além disso, o aluno Cleverton Andrade participou individualmente, também conseguindo a medalha de prata.

Para o desenvolvimento dos projetos, os alunos contaram com o suporte dos professores de física do campus: Dante Donizeti Pereira, David Augusto Lopes e Karolline Aparecida De Souza Araújo.

Confira quem são os alunos do IFMG campus Ibirité premiados na MOBFOG 2022 e o que eles têm para contar sobre essa experiência:

Eliezer Guimarães (Discente do 6º período de Engenharia de Controle e Automação - medalha de prata)

A MOBFOG é uma competição onde podemos colocar vários aprendizados e conhecimentos de fisica e quimica em prática. Na realização dos testes tivemos vários problemas e a cada problema sanado ficávamos mais instigados a alcançar um melhor resultado. Em 2023 espero participar novamente e melhorar ainda mais os resultados que obtivemos este ano.

Lucas Pampoline (Discente do 6º período de Engenharia de Controle e Automação - medalha de prata)

A MOBFOG é uma olimpíada experimental que nos proporciona grande aprendizado e vontade de a cada lançamento o foguete alcançar uma distância maior que a anterior. No ano de 2021 participamos pela primeira vez, éramos leigos sobre o assunto, começamos do zero com o projeto… estudamos, analisamos, adaptamos e modificamos a base de lançamento e o foguete diversas vezes até encontrarmos o que para nós seria a forma ideal para os lançamentos, e não foi diferente disso, todo trabalho resultou em uma medalha de bronze em uma olimpíada nível nacional… mas não paramos por ali, colocamos como meta que em 2022 seria ainda melhor, os estudos seriam aprofundados e a parte experimental das misturas seria ainda mais detalhada… o que foi dito foi feito, todo esforço valeu MUITO a pena, juntos, conseguimos a medalha de prata… É muito gratificante você buscar com garra o que deseja e no final todo esforço ter sua recompensa. 2023 vem aí!!!

Thalita Vieira (Discente do 6º período de Engenharia de Controle e Automação - medalha de prata)

Foi pela MOBFOG que tive o primeiro contato com olimpíadas experimentais, sendo uma oportunidade única realizar na prática nossa criatividade na montagem e os conhecimentos para melhorar a rota do lançamento do foguete. Por meio dessa olimpíada desenvolvemos autonomia nas observações entre os fenômenos físicos e os testes realizados pela equipe.

Cleverton Andrade (Discente do 2º período de Engenharia de Controle e Automação - medalha de prata)

Participar da MOBFOG é uma excelente forma de aprender e se divertir, fiz todas as partes do foguete sozinho. Do início ao fim da construção do foguete pude aprender muitas coisas e durante os lançamentos pude conhecer pessoas sensacionais. Consegui uma medalha de prata com o lançamento do foguete e nas próximas edições espero conseguir resultados ainda melhores.

Segundo o professor Dante Donizeti Pereira, professor de física do campus, que prestou suporte aos projetos dos alunos envolvidos, a participação em atividades como a MOBFOG e aplicador local da prova da OBA, “é um momento em que os estudantes são convidados a estudar temas diferentes daqueles habitualmente tratados nas disciplinas regulares, sendo uma grande oportunidade para expandir os horizontes de conhecimento”.

registrado em: