Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG e EMBRAPII em Parceria com Aratu Tecnologias Ambientais: Inovação na Medição de Qualidade do Ar

Visita à Sede da Empresa Fortalece Colaboração em Projeto de Pesquisa de Destaque

publicado: 05/10/2023 14h12, última modificação: 05/10/2023 14h48

Vitória, ES - Entre os dias 2 e 4 de outubro, uma equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) esteve na sede da Aratu Tecnologias Ambientais, em Vitória, para fortalecer os laços de colaboração em um projeto inovador. O projeto, intitulado "Sistema Inteligente para Análise de Dados e Tomada de Decisão em Modelagem Euleriana e Lagrangeana", é coordenado por Ivan, professor do IFMG e envolve parceria com a EMBRAPII.

Desenvolvimento Sustentável em Pauta

O projeto em questão representa um importante passo em direção a soluções mais eficazes para a medição da qualidade do ar, um aspecto crucial no contexto atual das cidades inteligentes (smart cities). Embora detalhes específicos não possam ser revelados devido a cláusulas de sigilo devido a patentes e segredo industrial, a iniciativa está centrada no controle de particulados e promete trazer avanços significativos nessa área vital para a saúde pública e o meio ambiente.

Colaboração Estratégica

A visita à sede da Aratu Tecnologias Ambientais fortaleceu ainda mais a colaboração entre o IFMG, a EMBRAPII e a empresa parceira. Durante a estadia, a equipe do IFMG foi recebida pelo presidente da empresa, Nélio, e pela Diretora Financeira, Diana Abreu, bem como pelo Diretor de Tecnologia, Sávio Cuzzuol. A interação direta entre os membros das instituições envolvidas permitiu a troca de conhecimentos e experiências valiosas.

Equipe Multidisciplinar e Engajada

O projeto conta com uma equipe multidisciplinar altamente engajada, incluindo o professor Thiago Henrique Barbosa de Carvalho, do campus Ibirité do IFMG, e alunos talentosos, como Pablo Teodoro Monteiro, Ryan Henrique Xavier Ferreira, Vinícius Caputo Resende de Oliveira e Thiago Duarte de Souza. Esses jovens pesquisadores contribuem com suas habilidades e conhecimentos nas áreas de engenharia, controle e automação, e inteligência artificial.

Futuro Promissor

A colaboração entre o IFMG, a EMBRAPII e a Aratu Tecnologias Ambientais promete trazer soluções inovadoras para a medição da qualidade do ar, contribuindo para a construção de cidades mais inteligentes e sustentáveis. O Instituto Federal de Minas Gerais continua comprometido em impulsionar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em colaboração com parceiros estratégicos, como a EMBRAPII e empresas inovadoras como a Aratu Tecnologias Ambientais.

registrado em: ,