Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Fomento a Bolsas de Pesquisa aporta mais de meio milhão de reais em bolsas

Edital 65/2022 traz novidades nas linhas de pesquisa, visando a integração dos estudantes beneficiários de políticas de ações afirmativas à cultura científica.
publicado: 17/10/2022 15h32, última modificação: 18/11/2022 09h00

Com aporte de mais de meio milhão de reais, a Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PRPPG), pelo terceiro ano consecutivo, lança edital do Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa (Edital 65/2022) destinados a bolsas de pesquisa e para aquisição de itens de custeio.

O recurso, na ordem de R$ 563.500,00 é oriundo do orçamento próprio dos Campi, da Reitoria do IFMG e de agências externas de fomento.

As inscrições ficam abertas até o dia 28 de novembro e devem ser realizadas pelo link https://suap.ifmg.edu.br Não há limites para o número de projetos a ser enviado por cada servidor. A previsão de início dos projetos é para março de 2023.

A novidade deste ano é que o edital apresenta duas linhas de pesquisa:

- LINHA A: Programa Institucional de Bolsas de Pesquisa nas Ações Afirmativas (Af): destinado, exclusivamente, a estudantes dos cursos técnico e de graduação que ingressaram no IFMG por meio do Sistema de Reserva de Vagas;

- LINHA B: Programa Institucional de Bolsas de Pesquisa: destinado a estudantes dos cursos do IFMG, independente da forma de ingresso.

Segundo a PRPPG,  a adoção destas novas linhas visa ampliar o acesso e a integração dos estudantes beneficiários de políticas de ações afirmativas à cultura científica, bem como fortalecer a política de ação afirmativa existente na instituição.

Quem pode participar?

É importante ressaltar que para submeter projetos, o servidor deverá atender alguns pré-requisitos, tais como: pertencer ao quadro permanente do IFMG; estar cadastrado como avaliador no módulo Pesquisa, no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e Currículo Lattes atualizado nos últimos dois meses. Professores substitutos, visitantes ou servidores em colaboração técnica, desde que a data de encerramento do projeto seja até o limite do prazo para permanência na instituição. Também é possível indicar um servidor para a sua continuidade.

Sobre as bolsas

Os projetos não podem ter duração superior a 12 meses e o valor total em bolsas não pode ultrapassar R$6.600,00. A duração das bolsas também podem ser divididas em quatro (exclusivamente para pós-graduação), seis, nove e 12 meses.

O período de avaliação será entre 03 de dezembro de 2022 a 27 de janeiro de 2023. Já o resultado final após julgamento de recursos será publicado no dia 09 de fevereiro de 2023.

MODALIDADE DE BOLSA REQUISITO PARA INDICAÇÃO DO BOLSISTA C.H. SEMANAL VALOR MENSAL*
PIBIC-Jr/PIBIC-EM
O aluno deverá estar matriculado no ensino médio, não pode possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou de extensão, com exceção de bolsas de agências de fomento que permitam o acúmulo. 10h R$200,00
PIBITec O aluno deverá estar, regularmente, matriculado em curso técnico
na modalidade subsequente. Será permitido manter vínculo
empregatício desde que não haja prejuízo para as atividades
previstas no seu plano de trabalho.
10h R$200,00
PIBIC O aluno deverá estar, regularmente, matriculado no curso
superior, não pode possuir vínculo empregatício ou bolsa de
pesquisa ou de extensão, com exceção de bolsas de agências de
fomento que permitam o acúmulo.
20h R$550,00
PIBITI O aluno deverá estar, regularmente, matriculado no curso
superior. Será permitido manter vínculo empregatício desde que
não haja prejuízo para as atividades previstas no seu plano de