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IFMG promove sétima edição das Noites Astronômicas
Nos dias 21 e 28 de agosto, 4 e 11 de setembro, o IFMG Campus Ouro Branco, por meio dos professores de Ciências da Natureza, realiza a sétima edição do projeto Noites Astronômicas.
O evento, que acontece no próprio campus e que tem foco no universo sideral e nos corpos celestes, terá diversas palestras, sendo aberto para toda a comunidade do IFMG.
Confira a programação:
Nota à comunidade
Diante da imprevisibilidade orçamentária que enfrenta, devido à manutenção do contingenciamento de recursos pelo Governo Federal, anunciado em 30 de abril, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) vem a público manifestar preocupação e externar a grave situação financeira na qual se encontra. Apesar de inúmeros esforços políticos e técnicos para reverter a situação, realizados desde o mês de maio, como reuniões na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e manifestação via Ofício nº 285/2019/Gabinete/Reitoria/IFMG, a instituição está agora buscando as últimas alternativas para manter seu funcionamento até o final do exercício, em dezembro.
Do orçamento que não foi contingenciado, o IFMG possui R$ 5.848.725,00 dentro de seus limites de empenho destinados a arcar com todas as despesas de custeio em seus 18 campi e na Reitoria até o término de 2019. Entretanto, o valor necessário para a instituição manter a qualidade em seu funcionamento é de R$ 23.831.020,00. Se não houver, ainda no mês de agosto, a reversão dos 32% do orçamento bloqueado, medidas críticas deverão ser tomadas.
Nesta semana, uma série de reuniões da gestão da Reitoria com os gestores dos campi foi iniciada para decidir quais ações prioritárias serão mantidas para não comprometer o calendário de aulas. Já está definida a suspensão, por tempo indeterminado, de concessões de diárias, passagens, pedidos de transporte, visitas técnicas e eventos acadêmicos. Também serão suspensos parte dos contratos de serviços, de aquisição de materiais e de terceirização. A Pró-reitoria de Administração e Planejamento, juntamente com as Diretorias de Administração e Planejamento dos campi, está analisando todos os empenhos a liquidar para sanear possíveis despesas obrigatórias.
Entre o que será mantido, por enquanto, mas com restrições, estão somente as atividades ligadas diretamente à assistência estudantil e ao Vestibular e Processo Seletivo 2020/1; o pagamento de despesas como água, luz, internet, limpeza, vigilância e alimentação dos animais nas fazendas-escola; o funcionamento dos restaurantes; e as ações de pesquisa, extensão, inovação e capacitação empenhadas dentro do limite de despesas até o dia 7 de agosto.
Desde 2015, o IFMG vem otimizando a alocação de recursos e realizando vários ajustes em contratos. Tanto que a instituição ocupou a 9ª posição, no quesito custeio administrativo, no Raio-X da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional, numa listagem de 184 órgãos e entidades analisados. Com o contingenciamento em abril, esses esforços foram intensificados para buscar alternativas e reduzir o impacto.
No entanto, essa situação orçamentária é uma nova realidade que precisa ser compartilhada com toda a comunidade acadêmica. A instituição acredita que um momento crítico como esse só será superado com a cooperação entre nossas unidades acadêmicas, por meio de nossos servidores e estudantes, e o apoio da sociedade civil por uma educação pública de qualidade.
O impacto do contingenciamento no IFMG é de R$ 20,6 milhões (cerca de 32% do orçamento previsto em lei para o ano 2019). Com o funcionamento de nossa instituição comprometido, está em jogo a formação profissional de 17 mil alunos e a manutenção de toda a nossa estrutura de ensino, pesquisa e extensão. São 192 cursos ofertados, que chegam a cinco regiões de Minas Gerais, atingindo uma população de aproximadamente 2,5 milhões de pessoas.
A redução drástica das atividades afeta não somente a comunidade acadêmica, como também os municípios onde estamos. Temos unidades na periferia de grandes cidades e no interior, em regiões nas quais a economia gira em torno do IFMG. Nossos cursos são bem avaliados pelo Ministério da Educação e existem muitos projetos voltados à sociedade. Educação é um bem público, garantido pela Constituição Brasileira a todos. Mais do que ensinar, o IFMG leva oportunidades a quem precisa, forma cidadãos e realiza sonhos. Somente com o exercício da cidadania se constrói um país justo.
Acesse este endereço e veja todos os dados relacionados à nossa execução financeira e orçamentária.
Belo Horizonte, 9 de agosto de 2019.
Resultado Final - Curso de Formação Continuada em Estatística Aplicada à Engenharia
Processo seletivo simplificado para Professor Substituto
O IFMG Campus Ouro Branco anuncia um novo edital (nº 20/2019) de processo seletivo destinado à seleção de candidatos para contrato como Professor Substituto nas áreas de Letras/Libras e Pedagogia.
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre o período de 02/08/2019 a 15/08/2019, exclusivamente por via eletrônica através do sítio www.ifmg.edu.br. A taxa de inscrição está fixado em R$50,00 (cinquenta reais).
Clique aqui para acessar o Edital.
Campus Ouro Branco instala usina solar fotovoltaica
Campus realiza eleições para o Conselho Acadêmico
O IFMG Campus Ouro Branco convoca alunos, técnicos administrativos e docentes a participarem das eleições para o Conselho Acadêmico.
Serão eleitos 2 representantes titulares de cada uma das 3 categorias: Docentes, técnicos administrativos e discentes/alunos. Cada categoria terá ainda 2 suplentes. Na categoria discentes/alunos, será eleito um titular e um suplente matriculado em curso técnico e um titular e um suplente matriculado em curso de graduação/pós-graduação.
As inscrições estarão abertas entre os dias 05/08 até o dia 12/08.
Poderão candidatar-se para compor o Conselho Acadêmico todos os servidores do quadro permanente e em efetivo exercício do IFMG Campus Ouro Branco, bem como os discentes regularmente matriculados no IFMG Campus Ouro Branco, não concluintes no ano corrente, e que tenham, no mínimo, dezesseis anos completos.
O Conselho Acadêmico é o órgão consultivo e deliberativo máximo presente em cada um dos Campi do IFMG, que tem a finalidade de colaborar com a correta execução das políticas da Instituição. Sendo assim, compete ao Conselho Acadêmico: subsidiar o Diretor Geral com informações da comunidade, relativas a assuntos de caráter administrativos de ensino, pesquisa e extensão; propor e/ou aprovar políticas referentes ao ensino, pesquisa, extensão, administração e ao planejamento, no âmbito do Campus; avaliar as diretrizes e metas de atuação do Campus e zelar pela execução de sua política educacional; aprovar o calendário acadêmico de referência do Campus, além de opinar sobre questões submetidas a sua apreciação.
Informações completas podem ser consultadas clicando aqui.
Participem!
Confira o Cronograma das Eleições:
ATIVIDADE | LOCAL | DATA |
Divulgação do Edital | Quadro de Avisos / Site do Campus / E-mail Institucional | 05/08/19 |
Período de Inscrição | Secretaria de Registro e Controle Acadêmico - Inscrições entre (09:00 e 21:00). | 05/08/2019 a 12/08/2019 |
Homologação das Inscrições | Quadro de Avisos / Site do Campus / E-mail Institucional | 13/08/2019 |
Campanha dos Candidatos ao Conselho | 14/08/2019 a 25/08/2019 | |
Votação | Votação online | 26 e 27/08/2019 Até às 23:59 |
Apuração e publicação dos resultados provisórios | Quadro de Avisos / Site do Campus / Email Institucional | 28/08/2019 Até às 23:59 |
Interposição de recursos contra os resultados provisórios | Email institucional (encaminhado aos membros da comissão) | 29/08/2019 |
Divulgação dos resultados finais | Quadro de Avisos / Site do Campus / Email Institucional | 02/09/19 |
Comunidade vai avaliar infraestrutura e políticas acadêmicas do IFMG
A partir desta quinta-feira, 1º de agosto, servidores e alunos do IFMG poderão participar da avaliação institucional. Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a pesquisa é uma das formas do Instituto Federal avaliar suas unidades acadêmicas, observando estruturas e serviços ofertados. Os resultados ajudam na tomada de decisões para o aprimoramento institucional em processos da Reitoria e dos campi.
Nesta etapa do processo, estarão sob avaliação os eixos de infraestrutura e políticas acadêmicas. O questionário a ser respondido abordará questões em quatro dimensões: políticas para ensino, pesquisa e extensão; comunicação com a sociedade; atendimento aos discentes; e estrutura física. Os interessados em participar deverão acessar a página www.ifmg.edu.br/pesquisa-cpa (entre 01/08 e 30/09), onde terão acesso às perguntas.
O questionário apresenta sete opções de resposta por questão. Cinco delas equivalem a uma escala de notas que variam entre um e cinco. A menor nota representa o “péssimo”, enquanto a maior significa “ótimo”. Também é possível preencher respondendo com as opções de “não tenho conhecimento suficiente para avaliar” e “inexistente”.
No fundo do mar
Para mobilizar a comunidade, foi criada uma campanha de divulgação, cujo tema aborda os parâmetros utilizados no questionário da pesquisa. De acordo com o presidente da CPA Institucional, Alessandro Almeida Schwonke, para ilustrar os critérios, foram criadas situações imaginárias. “A campanha faz alusão ao fundo do mar e aos animais que habitam esse ambiente, tem o intuito de fazer com que a participação na avaliação institucional seja uma atividade lúdica. Também foi proposta a impressão de adesivos com as sete situações de avaliação possíveis e sua numeração para que estudantes e servidores possam simular, presencialmente, a avaliação, utilizando as figurinhas de forma consciente e responsável”, explica Schwonke. A divulgação será feita pelas redes sociais do IFMG e por cartazes que ficarão expostos em locais de maior visibilidade dos campi.
A CPA tem o propósito de colher informações da comunidade acadêmica para analisá-las com o intuito de sugerir melhorias à gestão do IFMG. A comissão é responsável pela redação de um relatório anual, no qual é apresentado um conjunto de eixos diferentes a cada ano, repetindo-os ao final de um ciclo de três anos. Dessa forma, é possível comparar os eixos avaliados no decorrer de cada ciclo.
Eixos de avaliação
Em 2018, os eixos avaliados foram desenvolvimento institucional e políticas de gestão. Nessa etapa, a comunidade acadêmica pôde discorrer sobre cinco dimensões avaliativas: missão e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); responsabilidade social; políticas de pessoal; organização e gestão; além de sustentabilidade financeira. Já em 2020, o eixo a ser abordado será planejamento a avaliação institucional.
Formada por técnicos administrativos, professores, alunos e membros da comunidade externa, a CPA se reúne periodicamente para discutir a metodologia e a melhor maneira de fazer a sensibilização para a aplicação dos questionários. Ao participar da avaliação institucional, o estudante ou servidor pode opinar sobre a infraestrutura, a qualidade dos cursos, a organização administrativa, os serviços prestados entre outros temas.
Responda ao questionário da Avaliação Institucional (disponível até 30/09)
Fonte: Comunicação Reitoria
Edital e inscrições para o curso de brigadista florestal voluntário
Campus Ouro Branco na final da 11ª Olimpíada Nacional de História do Brasil
A equipe “WISE, do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Ouro Branco participará da etapa final da 11ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). O evento, organizado pela Unicamp, acontecerá nos dias 17 e 18 de agosto de 2019, em Campinas.
A equipe se destacou entre as 18.505 inicialmente inscritas e participará da última etapa junto a outras 313, compostas por alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares de todo o país.
O grupo é composto pelos alunos Arthur de Andrade e Gileade Lopes, do 1º ano do Curso Técnico em Informática e Lucas de Oliveira, do 1º ano do Curso Técnico de Administração. O trio foi orientado pela prof. Aline Presot.
Esse é o terceiro ano consecutivo em que o campus participará da final da competição. Contudo, devido aos cortes de verbas impostos à educação pelo Governo Federal, o Instituto não poderá arcar com todos os custos da viagem a Campinas. Para ajudar a cobrir os gastos com hospedagem, alimentação e transporte na cidade, os alunos criaram uma “vaquinha virtual”. Clique aqui para participar.
Edital 017/2019 - Curso de Formação Continuada em Estatística Aplicada à Engenharia
Estarão abertas, no período de 17/07/2019 a 30/07/2019, as inscrições para a seleção de candidatos para vagas no Curso de Formação Continuada em Estatística Aplicada à Engenharia.
O(a) candidato(a) deve possuir idade mínima de 18 anos, estar cursando ou ter concluído cursos de graduação em Engenharia ou Administração, de qualquer instituição de ensino superior no país, e que tenha pelo menos uma disciplina de Estatística com ementa e carga horária compatíveis em pelo menos 75% da carga horária e também da ementa do curso.
Da inscrição e do resultado
A inscrição para o Curso de Formação Continuada em Estatística Aplicada à Engenharia será gratuita e será feita por formulário disponível em meio eletrônico, no período de 17/07/2019 a 28/07/2019 CLICANDO AQUI ou presencialmente, para aqueles que por algum motivo tiverem dificuldades em acessar o endereço eletrônico, no período de 29/07/2019 a 30/07/2019, no Gabinete de Engenharia Metalúrgica, 2o andar, sala 05, do campus Ouro Branco, das 13:30 às 18h.
Da matrícula
A matrícula será realizada no IFMG Campus Ouro Branco nos dias 08/08/2019 e 09/08/2019, de 13:30h às 18h, no Gabinete de Engenharia Metalúrgica, 2o andar, sala 05, onde deverão ser entregues toda a documentação para conferência.
Clique aqui para acessar o Edital.
Clique aqui para acessar o Anexo I.
Clique aqui para acessar o Anexo II.
ERRATA:
- item 4.3:
onde lê-se "aqui sendo o termo Memorial compreendido pela composição de todas as documentações obrigatórias solicitadas e também pelo questionário a preenchido no ato da inscrição ao processo seletivo",
leia-se: "aqui sendo o termo Memorial compreendido pela composição das cópias de todas as documentações obrigatórias solicitadas (e que devem ser entregues impreterivelmente pelos candidatos ou seus representantes entre os dias 29 e 30 de julho no Gabinete de metalurgia no campus Ouro Branco, 2º andar, sala 05, das 13:30 às 18h) e também ter preenchido o questionário eletrônico no ato da inscrição ao processo seletivo (não é necessário imprimí-lo). Os originais deverão ser apresentados apenas no ato da matrícula."
Sobre os cursos FIC
Os cursos de Educação Profissional na modalidade Formação Continuada (FIC), visam capacitar o aluno a utilizar métodos matemáticos e estatísticos, com ou sem o apoio de planilhas eletrônicas ou softwares estatísticos (Calc, Excel, Minitab, RGui, etc.) para avaliar os processos produtivos, a estruturar a gestão científica do processo de melhoria de produtos e processos, de forma quantitativa e qualitativa, estatisticamente embasada, explorando as principais variáveis que os impactam, de forma a permitir uma atuação metodologicamente estruturada nos indicadores nos projetos que atue.
Melhorias na Unidade 2 do Campus Ouro Branco começa com a revitalização da quadra esportiva
Jogos Interclasse 2019 começam amanhã
Nos dias 10, 11 e 12 de julho, o Campus Ouro Branco dará início aos jogos interclasse. Trata-se de competições entre as turmas de todos os anos dos cursos técnicos integrados, envolvendo várias modalidades esportivas, como basquetebol, handebol, futsal, voleibol, tênis de mesa, xadrez e jogos eletrônicos. Além dos jogos, haverá apresentações artísticas e culturais durante o evento.
Nas modalidades tênis de mesa, xadrez e jogos eletrônicos, as inscrições poderão ser realizadas por qualquer estudante do IFMG até minutos antes do início das disputas.
A cerimônia de abertura está programada para as 7h30 da quarta-feira, 10, no Bloco Didático, com a participação dos coordenadores do evento, Prof. Breno Ferreira e Prof. Carlos Eduardo.
Clique aqui para acessar as tabelas de jogos.
Confira a programação:
UNIF 2019 promove simulações de comitês da ONU
Nos dias 28, 29 e 30 de junho o IFMG campus Ouro Branco sediou pela terceira vez a UNIF, evento de Simulação Intercolegial organizado pelos membros do Grupo de Relações Internacionais do IFMG (GRIIF) coordenado pela professora Maria Virgínia Maciel Jordana.
O evento é destinado a alunos secundaristas e, este ano, contou com a participação de cerca de 180 delegados, estudantes de distintos campi de nosso Instituto e de colégios convidados das cidades de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto e Belo Horizonte. Também cabe destacar o retorno de diversos ex-alunos de nosso campus que compõem mesas diretoras de destaque todos os anos.
O propósito por trás das Simulações Intercolegiais é de ampliar e aprofundar, de forma interdisciplinar, conhecimentos adquiridos em distintas disciplinas do cotidiano escolares. Durantes as sessões de Simulação, os delegados aplicam parte do conteúdo curricular ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades como a oratória e a negociação. Nestes encontros, os participantes são expostos a um contexto que enaltece os valores necessários à formação cidadã e à cultura da paz.
A edição deste ano trouxe os seguintes comitês:
UNASUL - Biopirataria, Narcotráfico e internacionalização da Amazônia
OEA- Imigração e segurança nacional: políticas de controle, soberania e implicações socioeconômicas dos refugiados
ACR: Alto Comissariado da República- Abertura Política na Ditadura Militar
Agência de Comunicação: Brasil, ame-o ou deixe-o!
CCJC (Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania) - "Práticas inovadoras para combater o feminicídio e o assassinato de Marielle Franco"
CSPCCO - A atuação das UPPs nas comunidades do Rio de Janeiro
CDHM - Sistema Carcerário no Brasil.
O evento é integralmente organizado e gerenciado por um Secretariado que este ano foi formado pelas estudantes:
Secretária Geral – Sofia Bastos (ADM 3)
Secretária Acadêmica – Tamíres Lana (MET 3)
Secretária de Logística – Francyellen Lage (INFO 3)
Secretária de Marketing – Isabella Freitas (INFO 3)
Secretária Administrativa – Rebeca Nunes (ADM 2)
Secretária Tesoureira – Roberta Leitão (ADM 2)
Fotos do Evento:
Napnee seleciona bolsista para para atuação no projeto “Atendimento Educacional Especializado
Estão abertas, do dia 03/07/2019 ao dia 07/07/2019, as inscrições para bolsistas do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnee). Os interessados devem se inscrever mediante preenchimento do Formulário de Inscrições. Além do formulário preenchido, os candidatos devem entregar à Comissão no dia da entrevista: cópia do diploma de graduação ou comprovante de conclusão de curso para o candidato que concluiu algum curso superior); comprovante de matrícula (para o candidato que estiver cursando uma graduação); e currículo vitae simplificado.
Podem se candidatar os licenciados em Pedagogia e, também, alunos que estejam regularmente matriculados a partir do 3º período de Licenciatura em Pedagogia.
O resultado final da seleção será divulgado a partir do dia 10 de julho, por meio de documento oficial.
Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível AQUI.
Clique aqui para acessar o Anexo I.
Clique aqui para acessar os anexos II, III e IV.
Divulgado resultado do Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional - Turma 2019
EDITAL, CRONOGRAMA, INSCRIÇÕES E RESULTADOS
ATIVIDADE | DATAS |
---|---|
Data de publicação do Edital | 20/12/2018 |
Recursos ao Edital | 21/12/2018 |
Resultado dos recursos ao Edital | 22/12/2018 |
Inscrições | 02/02/2019 a 07/03/2019 |
Período de solicitação de isenção | 02/02/2019 a 11/02/2019 |
Resultado das solicitações de isenção | 18/02/2019 |
Recursos ao resultado das solicitações de isenção | 19/02/2019 |
Resultado final das solicitações de isenção | 25/02/2019 |
Data limite para pagamento da inscrição | 12/03/2019 |
Divulgação das inscrições homologadas | 15/03/2019 |
Recursos ao resultado das inscrições homologadas | 18/03/2019 |
Resultado final das inscrições homologadas | 21/03/2019 |
Resultado das solicitações de condições especiais | 29/03/2019 |
Recurso ao resultado de condições especiais | 02/04/2019 |
Resultado final de condições especiais | 09/04/2019 |
Divulgação do local de realizaçao do ENA | 29/04/2019 |
Realização do Exame Nacional de Acesso | 05/05/2019 |
Divulgação do gabarito | 06/05/2019 |
Recursos ao gabarito | 07/05/2019 |
Divulgação do gabarito Final | 24/05/2019 |
Divulgação da nota individual | 03/06/2019 |
Recursos à nota individual | 04/06/2019 e 05/06/2019 |
Resultado final | 19/06/2019 |
Matrículas* | Junho, julho e agosto de 2019 |
Início do semestre letivo* | Agosto de 2019 |
* Cada instituição divulgará o período de matrícula e início do semestre específicos.
PROVA E GABARITO
Gabarito Final - divulgado em 24/05/2019
Gabarito oficial - divulgado em 06/05/2019
Caderno de Prova - divulgado em 06/05/2019
Prova em Libras - divulgado em 07/05/2019
EDITAL
Edital (formato .pdf - tamanho 1.18 KB) - retificado em 17/06/2019
Alteração no cronograma - evento de divulgação do Resultado Final
Edital (formato .pdf - tamanho 1.18 KB) - retificado em 04/06/2019
Alteração no cronograma - evento de recursos ao resultado individual da prova objetiva
Edital (formato .pdf - tamanho 1.15 KB) - retificado em 28/03/2019
Alteração no cronograma - evento de recursos aos pedidos de condições especiais
Edital em Libras - divulgado em 26/12/2018
Edital (formato .pdf - tamanho 1,180 KB) - divulgado em 20/12/2018
RESULTADOS
Resultado Final - Aprovados (formato .pdf - tamanho 1,018 kb) - divulgado em 19/06/2019
Resutado Final - Lista Geral (formato .pdf - tamanho 2,308 kb) - divulgado em 19/06/2019
Resultado Final das Inscrições Homologadas (formato .pdf - tamanho 2,209 kb) - divulgado em 21/03/2019
Resultado das Inscrições Homologadas (formato .pdf - tamanho 2.304 kb) - divulgado em 15/03/2019
Resultado dos pedidos de isenção - divulgado em 18/02/2019
Resultado dos recursos ao Edital (formato .pdf - tamanho 483 kb) - divulgado em 22/12/2018
INSCRIÇÃO
Divulgado resultado de vagas remanescentes para ingresso no segundo semestre de 2019
O IFMG Campus Ouro Branco divulgou hoje, 28, o resultado das vagas remanescentes do vestibular 2019. No total, foram disponibilizadas 31 vagas em 4 cursos oferecidos pelo Instituto. Os aprovados deverão realizar a matrícula presencial entre os dias 3 e 4 de julho, das 16h às 21h, na Secretaria de Registro e Controle Acadêmico, portando a documentação exigida para matrícula.
Clique aqui para acessar o resultado.
Clique aqui para acessar o edital.
Exposição "De cara com a arte" abre inscrições para retrato artístico
Os integrantes do projeto Ateliê Aberto, coordenado pela Profª. Denise Perdigão, convidam toda Comunidade Acadêmica do IFMG - Campus Ouro Branco a se inscrever para ser retratado artisticamente pelo grupo na exposição "De cara com a arte".
Serão realizados retratos em modalidades diversas, como desenho realista, caricatura, mangá, etc. Para participar, basta que seja preenchido o formulário abaixo. Serão sorteadas cerca de 25 pessoas para serem representadas. Os resultados dos trabalhos serão expostos na Semana de Ciência e Tecnologia deste ano.
Clique aqui para preencher o formulário.
Parceria disponibiliza software gratuito a professores e alunos do IFMG
Que tal acessar e editar textos, planilhas, vídeos e apresentações de forma compartilhada entre estudantes e professores, tudo online e de graça? Pois essa realidade já está ao alcance de toda a comunidade acadêmica do IFMG. Basta acessar o site https://www.office.com/, efetuar o login utilizando o nome de usuário acrescido de @academico.ifmg.edu.br(nome.sobrenome@academico.ifmg.edu.br) e fazer a sua solicitação.
O acesso a essas ferramentas tornou-se possível devido a uma parceria entre o Instituto e a Microsoft para disponibilizar o pacote Office 365 online, um conjunto de softwares voltados para atividades educacionais. “A Microsoft oferece os serviços de forma gratuita a instituições de ensino, permitindo o uso para alunos e professores. Fizemos o cadastro do IFMG, e passamos a ter os serviços sem nenhum custo ou investimentos em infraestrutura, pois eles rodam em `nuvem´ da própria Microsoft”, explica Fernando César Alves, assessor da Diretoria de Tecnologia da Informação
Outra praticidade do sistema é o acesso do usuário, tanto docente quanto aluno, a uma conta de e-mail integrada, com espaço de armazenamento de 1 terabyte (equivalente a 1.024 gigabytes) de espaço. Isso possibilita que todos os conteúdos do Office 365 online estejam disponíveis em qualquer lugar, sendo necessária apenas uma conexão de internet para acessá-los. Esse recurso permitirá, por exemplo, a cooperação e interação entre alunos e professores, otimizando as atividades acadêmicas com diversos recursos.
Clique aqui para conhecer o tutorial de acesso ao Office 365
CAPES promove acesso remoto ao Portal de Periódicos
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) promove o acesso remoto ao Portal de Periódicos para os usuários vinculados às instituições participantes da rede da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).
Clique aqui para acessar as orientações e procedimentos para o usuário autenticar-se e obter o acesso remoto via CAFe ao Portal.
NAP (IFMG Ouro Branco) promove palestra com o Sociólogo Rudá Ricci
O Núcleo de Aprofundamento Político (NAP), do IFMG, Campus Ouro Branco, convida a todos (as) para participarem da segunda palestra do Projeto: “Leituras da Política Contemporânea”, dia 2 de julho, às 15 horas, no Salão de Convenções do Campus.
A Palestra terá como tema “Caminhos e Possibilidades da Política no Brasil atual”, proferida pelo renomado Sociólogo, Consultor Político e Professor Rudá Ricci.
Rudá Ricci é sociólogo, mestre e doutor em Ciências Sociais pela Unicamp. Diretor do Instituto Cultiva, começou sua trajetória na área educacional como membro da equipe de Paulo Freire. É autor de dezenas de livros e artigos técnicos sobre educação publicados no Brasil, Argentina, México. Costa Rica, Portugal e Espanha, entre outros e foi condecorado com a Medalha Grande Mérito Educacional de Minas Gerais.
Sobre o NAP
O Núcleo de Aprofundamento Político (NAP), é grupo de estudo composto por professores e estudantes do IFMG, Campus Ouro Branco para estudo, discussão, pesquisa e publicação de temas relacionados à Ciência Política, Direito Internacional e Políticas Públicas. Mais informações pelo e-mail nap.ourobranco@ifmg.edu.br.
Campus Ouro Branco promove capacitação sobre Sistema Eletrônico de Informações a equipes gestoras
Fique por dentro das eleições para Reitor e Diretores-Gerais no IFMG
Teve início o processo eleitoral de consulta à comunidade para a escolha dos novos gestores do IFMG. Os próximos gestores exercerão mandato entre os anos 2019-2023. Serão eleitos servidores para os cargos de reitor e de diretores-gerais dos campi Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.
Campanha
As campanhas estão autorizadas no período de 1º a 17 de junho. Os candidatos deverão seguir as normas do regulamento, que permite propaganda eleitoral através dos seguintes meios: palestras, entrevistas, debate, materiais gráficos, e-mail, sites e redes sociais. A formas de divulgação têm regras específicas definidas pela Comissão Eleitoral.
Eleições
A votação para o cargo de reitor do IFMG e de diretores-gerais dos campi ocorrerá no dia 18 de junho de 2019, de 8h às 21h, em locais a serem especificados e divulgados pela Comissão Eleitoral Central até 14 de junho. Tem direito a voto os servidores (docentes e técnicos administrativos) em exercício na data do pleito, mesmo em gozo de férias ou afastamento, assim como os alunos regularmente matriculados.
O discente poderá votar apenas uma vez, independentemente da quantidade de matrículas em cursos e campi do IFMG. Já o servidor que se encontrar também na condição de discente terá direito a voto apenas na condição de servidor. Não poderão participar do processo professores substitutos ou temporários e funcionários contratados por empresas terceirizadas, além de ocupantes de cargos de direção sem vínculo permanente com o Instituto.
O voto é facultativo, não podendo ser efetuado por correspondência ou procuração.
O voto
No ato da votação, todos os votantes deverão apresentar um dos seguintes documentos de identificação com fotografia nítida: carteira de identidade; carteira nacional de habilitação; carteira de trabalho e previdência social; certificado de dispensa de incorporação ou passaporte.
Nos processos de consulta, será atribuído o peso de 1/3 (um terço) para manifestação dos servidores docentes, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico administrativos e de 1/3 para a manifestação do corpo discente, em relação ao total de eleitores aptos a votar em cada segmento.
O voto é facultativo, não podendo ser efetuado por correspondência ou procuração.
Resultados
Na apuração dos votos, será atribuído o peso de um terço para manifestação dos servidores docentes, um terço para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e um terço para a manifestação do corpo discente, conforme equação matemática informada no regulamento. O processo de apuração será iniciado após o encerramento da votação. Os resultados serão divulgados pela Comissão Eleitoral Central no dia 19 de junho.
Após o prazo de recursos, toda a documentação referente ao pleito será encaminhada ao Conselho Superior do IFMG, que terá até 9 de julho para homologar o resultado das eleições.
Propostas
Ouro Branco - Diretor geral | Lawrence Gomes
Acesse a página do processo eleitoral com todas as publicações
Acesse o Regulamento dos Processos de Consulta
ProfEPT realiza mais um evento importante em nosso Campus
Campus comemora o Mês do Orgulho LGBT+
O Mês do Orgulho LGBT+ no IFMG teve início nesta terça-feira, 4, e segue até o final do mês com palestras, mesas-redondas e performances organizadas por alunos da instituição, além de atividades de lazer, com música e interação com a comunidade.
A iniciativa é do Grêmio A Resistência e do Coletivo Matricarias, em parceria com o NEPGRES - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade; NAEE - Núcleo de Apoio ao Educando e ao Educador; GRIIF - Grupo de Relações Internacionais do IFMG; Projeto IFEmpodera e com o Projeto de Comunicação Não Violenta.
Entre os assuntos debatidos no evento, estão "Os desafios e resistências LGBTs e feministas no cenário atual" e a "História das homossexualidades no Brasil".
Confira a programação:
Confira a programação da Semana Acadêmica Unificada dos Cursos de Graduação
Direção do IFMG/OB conversa com estudantes sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI e sobre os impactos do corte orçamentário anunciado pelo Governo Federal
Reunião de Pais e Mestres acontecerá no dia 11 de junho
Prezados pais e responsáveis,
Comunicamos que a reunião de pais e mestres, referente à 1ª etapa letiva, será realizada no dia 11/6/2019.
O encontro acontecerá às 19h, no salão de convenções, do bloco didático. Na ocasião, os pais de todos os alunos dos cursos técnico-integrados terão oportunidade de conversar com os docentes sobre o desempenho acadêmico de seus filhos.
A presença de todos é de fundamental importância, uma vez que grande parte do sucesso escolar dos nossos alunos reside no compartilhamento da responsabilidade pelo desenvolvimento acadêmico entre família e escola.
Cordialmente,
Prof. Lawrence de Andrade Magalhães Gomes
Diretor Geral
Publicado o regulamento eleitoral de consulta para os cargos de Reitor e Diretor-geral
Campus se prepara para receber a instalação de usina fotovoltaica
No caminho da sustentabilidade o IFMG tem investido em propostas para promover uma rotina que satisfaça as necessidades atuais da instituição sem comprometer a capacidade de suprir as mesmas necessidades no futuro. Uma das ações que vai ao encontro dessa tendência sustentável é a instalação de usinas de painéis fotovoltaicos nos campi, iniciada em 2017 na gestão do Reitor Kléber Gonçalves Glória. E chegou a vez do Campus Ouro Branco receber a sua usina que converterá energia solar em energia elétrica.
Uma vistoria foi realizada no dia 09/05 e a empresa Solens - vencedora da ata e, portanto, responsável pela nova etapa de implementação do projeto nos campi – deve iniciar o trabalho no Campus Ouro Branco a partir da chegada dos equipamentos e placas, agendada para a primeira semana do mês de junho. A usina terá um inversor de 20 KVa e receberá 63 placas fotovoltaicas que serão instaladas no telhado do Bloco Didático ainda no mês de junho, cuja produção estimada de energia é de 2.500 a 3.000 KWh por mês, garantindo maior eficiência energética e economia. A implantação será acompanhada pelas equipes da Diretoria de Infraestrutura da Reitoria e do Setor de Infraestrutura do Campus; e conta também com o apoio da Comissão Local de Sustentabilidade.
De acordo com matéria da Revista Galileu, especialistas consideram as condições geográficas do Brasil favoráveis à utilização de energia solar, especialmente pela incidência de sol superior à de países que investem muito mais nesse tipo de energia, como a Alemanha, por exemplo. O IFMG, integrado à era da energia renovável, contempla seus campi através de processo monitorado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) que, em 2015, emitiu portaria aos órgãos da administração pública, ressaltando a necessidade do estabelecimento de boas práticas de gestão e uso de energia elétrica e água.
Outras ações sustentáveis no Campus Ouro Branco
Além da alternativa mais limpa de energia, o IFMG Campus Ouro Branco já promove outras práticas nos quesitos consumo consciente e reaproveitamento de recursos. São elas:
- Substituição das lâmpadas do Campus por opções de LED;
- Instalação de sensores de fotocélulas nas áreas externas;
- Instalação de reservatório de aproveitamento de água de chuva e combate a incêndio;
- Desenvolvimento de coleta de lixo eletrônico (principalmente pilhas e baterias);
- Desenvolvimento de coleta de resíduos orgânicos para a produção de adubo em composteiras;
- Desligamento programado de computadores institucionais, que são encerrados automaticamente às 23 horas; também há programação de desligamento de monitores e discos rígidos durante o expediente, após alguns minutos sem utilização; e, ainda, controle de impressões através de identificação de servidores por crachá ou login;
- Adoção do Sistema Eletrônico de Informações - SEI que promoveu intensa redução de documentos impressos;
- Projeto de soluções 4.0 para diversas finalidades;
- Fornecimento de canecas personalizadas aos servidores para estimular a redução do uso de copos descartáveis;
- Fornecimento de ecobags institucionais aos servidores para reduzir o uso de sacolas plásticas;
- Promoção de estudos para a instalação de torneiras automáticas nos banheiros, bem como de sensores de presença nos banheiros e estacionamento;
- O campus deve instalar, ainda no mês de maio, um coletor de óleo de cozinha vegetal.