Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Últimas notícias
conteúdo

Últimas notícias

por Brasil última modificação 17/05/2018 14h51

Evento sobre "Autismo" reúne educadores da rede municipal no IFMG

por Fernando Cintra publicado 25/03/2019 16h17, última modificação 25/03/2019 17h11

No dia 19 de março de 2019, o IFMG ofereceu 2 horas de formação para educadores da rede municipal sobre autismo, contando com a presença de cerca de 160 pessoas. A parceria nasceu fruto de um diálogo da Professora Bárbara F. Matias Bianch e a Secretária de Educação Edvânia dos Santos Pereira sobre a necessidade de mais parcerias que promovessem um diálogo sobre educação inclusiva.

Assim surgiu esse primeiro encontro em formato de palestra que foi ministrada pelas servidoras do IFMG, a Psicóloga Patrícia Dias Castro, a Enfermeira Thais Periard e a Professora EBTT do curso de Pedagogia Bárbara F. Matias Bianch.

O objetivo dessa formação foi agregar conhecimentos sobre diagnóstico, possibilidades terapêuticas medicamentosa e não-medicamentosa e práticas educativas inclusivas para atendimento das crianças com Transtorno do Espectro Autista, abarcando assim temas que unificam a visão da saúde, da psicologia e da educação. 

Além das contribuições das palestrantes, contamos com a entusiasmada participação de um estudante, que possui o diagnóstico de TEA e relatou sobre sua experiência educativa no IFMG. Ao final das palestras a platéia participou com perguntas e colocações. Foi um momento de reflexões muito pertinentes que evidenciam a singularidade dessa parceria.

Divulgado o resultado final do Programa Institucional de Bolsas de Extensão PIBEX e PIBEX JÚNIOR

por Fernando Cintra publicado 21/03/2019 17h12, última modificação 21/03/2019 17h14

O IFMG Campus Ouro Branco divulga o RESULTADO FINAL do edital para seleção de projetos, visando a concessão de bolsas de extensão do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX e PIBEX Jr., financiado pelo Campus.

Clique aqui para acessar o resultado. 

Campus promove evento sobre Disciplina Positiva

por Fernando Cintra publicado 21/03/2019 16h43, última modificação 21/03/2019 16h44

Evento "Introdução à Disciplina Positiva" vai reunir alunos do curso de Pedagogia do IFMG campus Ouro Branco e demais interessados da comunidade externa. O objetivo é promover o debate a respeito do tema no contexto escolar e familiar.

Clique aqui para mais informações e para realizar sua inscrição: 

Divulgada a listagem de estudantes pré-selecionados do Programa de Assistência Estudantil

por Fernando Cintra publicado 21/03/2019 14h47, última modificação 21/03/2019 14h47

A Pró-Reitoria de Extensão, através da Diretoria de Assistência Estudantil do IFMG, torna público o resultado dos estudantes pré-selecionados do Edital "EDITAL 23/2019 - CAMPUS OURO BRANCO" do programa de assistência estudantil do IFMG.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS: Os estudantes pré-selecionados devem acessar o seu perfil através da plataforma eletrônica ssae.ifmg.edu.br para acompanhar o processo de avaliação.

IFMG, UFSJ e Prefeitura Municipal de Congonhas promovem I Festival de Arte e Cultura do Alto Paraopeba

por Fernando Cintra publicado 19/03/2019 14h02, última modificação 20/03/2019 13h14
Evento que valoriza artistas da região acontece de 03 a 07 de abril, em Lobo Leite/MG.

Os campi Ouro Branco e Congonhas do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), em parceria com a Universidade Federal de São João Del Rei campus Alto Paraopeba (UFSJ) e a Prefeitura Municipal de Congonhas, por meio da Secretaria de Cultura, anunciam a realização do I Festival de Arte e Cultura do Alto do Paraopeba (FACAP), entre os dias 03 a 07 de abril de 2019, no distrito de Lobo Leite/MG. O FACAP, ação extensionista aprovada em primeiro lugar no edital interno lançado em janeiro de 2018 pela Pró-Reitora de Extensão do IFMG, tem como objetivo principal promover o intercâmbio cultural entre diversos municípios pertencentes à região do Alto Paraopeba.

A programação está recheada de grandes apresentações dos mais variados ramos da arte e prevê diversos shows musicais, exposições artísticas, encontros literários, mesas redondas com temas específicos, teatro, encontro de folias e diversas oficinas abertas ao público - como culinária, artesanato, entre outras. O Festival também vai oferecer atrações direcionadas ao público infantil. “Ficamos extremamente felizes de termos conseguido construir uma programação tão rica e de grande qualidade artística. Desde o início, sabíamos que tínhamos muito recursos humanos, nossa região é muito privilegiada em termos de arte e cultura. Iremos receber no FACAP, por exemplo, o violeiro Chico Lobo, grande expoente nacional da viola caipira, que irá nos presentear com uma palestra sobre a importância da viola para a cultura e identidade de nossa região e, logo após, apresentará, o Show solo “Tributo à Viola Caipira”. Entre as atrações, teremos também a Banda Carpiah e o Grupo Lesma, ambos de Conselheiro Lafaiete. Na parte teatral, o Grupo de Teatro Boca de Cena da cidade de Congonhas realiza o premiado espetáculo “O pastelão e a torta” e ainda entra em cena o show de palhaçaria com a dupla Espaguete e Caixotinho também de Congonhas. Ainda na parte musical, Concertos com a Casa de Música de Ouro Branco, o Coral Cidade dos Profetas de Congonhas e o Maestro e músico Cássio Marcelo com o Coral Vinha de Luz compõem maravilhoso encontro de música clássica e corais na belíssima Igreja Nossa Senhora da Soledade em Lobo Leite. E num festival tão rico, não poderia faltar o bom e velho Rock in Roll que na programação de sábado conto com bandas como Jokers, Funk sô, Blues and Rock, Vô Zito e Performance. O domingo traz a cultura da Folia de Reis de cidades como Ouro Branco, Congonhas e Entre Rios de Minas e traz à tona nossas raízes afro-mineiras, na programação da manhã. O domingo à tarde ecoa os sons da viola e ao anoitecer, o repique da banda Radicais do Samba, prata da casa de Lobo Leite, fecha o Festival. “Estamos com o máximo de expectativa para esse festival, pois há uma riqueza artístico-cultural gigantesca no Alto Paraopeba compatível com nossas belezas naturais: são belas paisagens que são moradas de grandes artistas”, ressalta Heleniara Amorim Moura, uma das idealizadora e coordenadora do festival.

O professor do IFMG Ouro Branco, e também coordenador do evento, Carlos Eduardo de Souza, ressaltou a importância da valorização do encontro através da arte e da cultura e a alegria em poder realizar uma ação do tipo. “Quando nos reunimos com a comunidade de Lobo Leite/MG e os demais parceiros, sentimos que ali havia mais que um grupo de trabalho, havia, também, um incrível desejo transformador, caminhamos o tempo todo juntos”, comentou em referência aos encontros promovidos pela Comissão Organizadora e os representantes das entidades parceiras desde o mês de maio de 2018, para apresentar a proposta e a dinâmica do Festival. Essas ocasiões, segundo Carlos Eduardo, possibilitaram também muitas reflexões em relação à arte e à cultura da região do Alto Paraopeba, demonstrando a necessidade de criação de espaços e oportunidades para os artistas regionais se (re)conhecerem, fortalecerem suas identidades e poderem expressar as riquezas artísticas e histórico-culturais locais. “É necessário, cada vez mais, transpor a barreira da indústria cultural de massas que acaba por pulverizar os milhares de artistas regionais”, complementou o professor.

 

A receptividade dos moradores de Lobo Leite foi evidenciada também pela coordenadora Camila Nogueira do IFMG Ouro Branco. Ela sublinhou que a iniciativa vem ao encontro da proposta de integração da região estimulada pelas gestões dos centros educacionais localizados no Alto Paraopeba. “Estamos em uma região rica em cultura e história,  queremos desenvolver uma interlocução maior, em especial, com os artistas. Esse evento se encaixa muito bem nessa proposta”, finalizou.

O Festival inaugura uma importante iniciativa na região do Alto Paraopeba, através da qual são gerados impactos e resultados positivos nos jovens e crianças, na visão da coordenadora Jeanne Botelho, do IFMG Congonhas: “O evento traz retorno cultural e bem-estar social, além de despertar a compreensão do potencial da região para desenvolver a sustentabilidade também no âmbito cultural”, pontuou, concluindo que o fomento à produção cultural regional pode repercutir positivamente no potencial turístico do Alto Paraopeba.

Mais informações serão veiculadas em diversas mídias até o final desta semana. Fiquem ligados na Programação e não percam esse delicioso encontro da arte e da cultura do Alto Paraopeba.

 

 

 

IFMG Ouro Branco e Prefeitura discutem ampliação de parcerias

publicado: 18/03/2019 21h18, última modificação: 18/03/2019 22h28
Durante o encontro foram avaliadas estratégias de expansão de iniciativas e desenvolvimento de novos projetos que beneficiem a região

Leia mais…

Alteração da data da prova de proficiência

por Fernando Cintra publicado 18/03/2019 14h20, última modificação 18/03/2019 14h20

Em função da quantidade de alunos inscritos para o exame de proficiência, a data da prova para os alunos dos cursos técnicos integrados foi alterada para o dia 20/03/2019, próxima quarta-feira, às 13h. As salas onde serão aplicadas as provas são da 201 a 206.

Campus Ouro Branco inaugura mais um Laboratório de Informática

publicado: 15/03/2019 19h27, última modificação: 18/03/2019 13h44

Leia mais…

Errata de Edital 008/2019 referente à Proficiência em Língua Inglesa

publicado: 14/03/2019 14h12, última modificação: 14/03/2019 14h12

Leia mais…

Abertura de inscrições para o Cursinho Popular Integrar (IFMG/UFSJ/PMOB)

publicado: 13/03/2019 02h39, última modificação: 13/03/2019 02h39

Leia mais…

Publicado o resultado do exame externo de Proficiência - Fevereiro de 2019

publicado: 07/03/2019 13h55, última modificação: 07/03/2019 13h55

Leia mais…

Cursinho Popular Integrar abre edital para Educadores Voluntários

publicado: 01/03/2019 20h48, última modificação: 01/03/2019 20h48

Leia mais…

Edital 010/2019 - Inscrições abertas para o Curso FIC de Espanhol

por Fernando Cintra publicado 25/02/2019 16h44, última modificação 25/02/2019 16h44

Clique aqui para acessar o edital. 

Projeto de compostagem em funcionamento no campus

por Fernando Cintra publicado 21/02/2019 13h03, última modificação 21/02/2019 13h03

Foi instalada ontem, 20 de fevereiro, próximo à entrada principal do campus pela rua Afonso Sardinha, uma LIXEIRA ORGÂNICA. A instalação desta lixeira está relacionada ao projeto de pesquisa “Implantação de um sistema de compostagem dos resíduos sólidos orgânicos gerados na alimentação da comunidade acadêmica do IFMG- Campus Ouro branco para obtenção de adubo orgânico de qualidade” aprovado no edital 065/2018 (fomento à pesquisa - Reitoria) pelo professor Thiago Vinícius Toledo.

A partir desta ação, será implantado um sistema permanente de compostagem destes resíduos com o intuito de se obter um adubo orgânico de boas características físicas e químicas, com potencial para uso agrícola, como condicionador de solos e como substrato para plantas. Tal adubo orgânico permitirá a obtenção de uma horta orgânica dentro do campus e que produzirá alimentos de boa qualidade que serão doados para o asilo, creches e/ou escolas públicas do município de Ouro Branco – MG.

Além do caráter social, este projeto está intimamente relacionado com as práticas de sustentabilidade adotadas pelo IFMG - campus Ouro Branco recentemente e que veem trazendo importantes impactos ambientais e sociais.

Convidamos a todos os alunos e servidores do campus a abraçarem esta ideia e depositarem os resíduos orgânicos na referida lixeira. O meio ambiente agradece!

Observação:

Os principais resíduos que devem ser depositados na lixeira orgânica englobam: Frutas e suas cascas; cascas de ovos; legumes; sachê de chá sem etiqueta e erva de chimarrão; borra e filtro de café; grãos e sementes. 

Qualquer dúvida, entrar em contato com o coordenador do projeto, o professor Thiago Toledo (thiago.toledo@ifmg.edu.br)

 

Estão abertas as inscrições para o projeto Robótica nas Escolas

por Fernando Cintra publicado 21/02/2019 12h18, última modificação 21/02/2019 14h14
Inscrições se encerram na próxima segunda, 25.

Com o objetivo de desenvolver uma metodologia educacional para lecionar Robótica nas escolas municipais de Ouro Branco, sob a coordenação do professor Édilus Penido, foi criado o projeto Robótica nas Escolas. O projeto será aplicado às crianças do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) ourobranquenses. 

Para concorrer a uma vaga, basta ser aluno(a) do curso de Licenciatura em Pedagogia ou do curso de Licenciatura em Computação do IFMG – Campus Ouro Branco e poder atuar dentro de sala de aula em escolas municipais de Ouro Branco nas terças, quartas e quintas das 11:00 às 12:30. Segundo o coordenador do projeto, "também é necessário ter disponibilidade para participar das reuniões semanais para o desenvolvimento do projeto nas terças, das 17h30 às 19h que acontecerão no campus".

Não é necessário o conhecimento prévio de Robótica e a Prefeitura Municipal de Ouro Branco vai oferecer vale-transporte para os participantes do projeto. Além disso, serão emitidos certificados de colaboração que poderão contar como AACC's em seus respectivos cursos. 

A primeira reunião sobre o projeto será no dia 26/02 às 17:30 no Laboratório 3 (Prédio Acadêmico).


Procedimentos para a inscrição no Projeto:

Preencher o formulário clicando aqui

Inscrever-se na sala do Edmodo sobre o projeto: 52vr7b (código)

Campus Ouro Branco inaugura sua primeira Empresa Júnior

por Fernando Cintra publicado 20/02/2019 15h41, última modificação 20/02/2019 15h42
O Campus Ouro Branco inaugura sua primeira Empresa Júnior. A Office Jr é uma EJ interdisciplinar e está ligada aos cinco cursos superiores existentes no IFMG Ouro Branco.

Empresa Júnior é uma empresa formada apenas por estudantes dos cursos que visam prestar consultorias para estabelecimentos já existentes na região, por um preço abaixo do mercado. Assim, beneficiando tanto o empresário que vai gastar menos, como o estudante que irá desenvolver as habilidades adquiridas em sala de aula, por meio de atividades na prática.

 

Primeiros passos 

No IFMG Campus Ouro Branco, as discussões acerca do tema começaram ainda no ano de 2017, quando o professor Thiago Quilice, da Administração, promoveu um encontro entre as empresas juniores da UFSJ e alunos do IFMG.

Em 2018, as movimentações se aprofundaram e foram registrados os documentos necessários para a criação da EJ, dentre eles, o Estatuto, Regimento Interno, Manual de Condutas, etc, além do reconhecimento da Empresa Júnior pela Direção Geral do campus. 

Em 2019, a Office Jr, que já possuía CNPJ próprio, foi devidamente registrada e realizou o seu planejamento anual, tendo como foco o processo seletivo para novos membros nos primeiros projetos que serão desenvolvidos.

 

Segundo a Diretora de Marketing, Luély de Moura, aluna do nono período de Engenharia Metalúrgica, "A Office Jr pretende, em parceria com outras universidades da região, construir uma mostra de profissões com o objetivo de fortalecer os cursos superiores ofertados em Ouro Branco, além da oferta de cursos básicos para escolas públicas da cidade e de microconsultorias para empresas da região". 

O presidente da EJ, Guilherme Augusto, acredita que "ingressar em uma Empresa Júnior é ter a oportunidade de aplicar, na prática, conhecimentos e habilidades discutidas em sala de aula. É se preparar para o mercado de trabalho da melhor maneira possível: ampliando o networking e se comprometendo com os resultados e sucessos de cada projeto". 

Atualmente, a diretoria da Office Jr é composta pelos seguintes alunos: 

Guilherme Augusto - Administração - Presidente 

Lucas Vasconcelos - Administração - Vice-presidente

Luély de Moura - Engenharia Metalúrgica - Diretora de Marketing

Bruno Teixeira - Administração - Diretor de Projetos

Fernanda Carmo - Administração - Diretora de Gestão de Pessoas

Marcelo Yan - Administração - Gerente Administrativo Financeiro 

 

Do processo seletivo

As inscrições para o processo seletivo começaram ontem, 19/2, e vão terminar no dia 10/3. Qualquer aluno dos cursos superiores do IFMG Campus Ouro Branco pode se candidatar às vagas. 

Para maiores informações, basta acessar o site: www.officejr.com.br.

 

 

Pesquisa de Satisfação dos Serviços de Terceirização

por Fernando Cintra publicado 20/02/2019 13h16, última modificação 20/02/2019 13h39

A Diretoria de Administração e Planejamento deu início a Pesquisa de Satisfação dos Serviços de Terceirização (vigilância, limpeza, manutenção e motorista) do IFMG- Campus Ouro Branco. A pesquisa manterá o anonimato do usuário.
Sua participação é muito importante para que possamos entender as necessidades da nossa comunidade e identificar o grau de satisfação com os serviços atualmente prestados.

Clique aqui para preencher o formulário. 

Para dúvidas, um e-mail pode ser encaminhado para: contratos.ourobranco@ifmg.edu.br.

Alterações nos regulamentos de graduação e técnicos

por Fernando Cintra publicado 19/02/2019 19h10, última modificação 19/02/2019 19h10

Os regulamentos dos cursos de graduação e técnicos foram alterados. 

Clique aqui para acessar o Regulamento de Ensino dos Cursos Técnicos.

Clique aqui para acessar o Regulamento de Ensino dos Cursos de Graduação

Cursinho Popular celebra primeiras aprovações em universidades

por Fernando Cintra publicado 19/02/2019 11h29, última modificação 20/02/2019 13h50

O Cursinho Popular Integrar comemora a aprovação dos seus primeiros alunos e alunas. Segue a lista até o momento:

  • Luísa Rocha Pereira – Licenciatura em Pedagogia no IFMG Ouro Branco
  • Dalviane Regina de Paula Assis – Conservação e Restauro no IFMG de Ouro Preto
  • Gabriella Souza Freitas – Zootecnia na Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Gisele Medina Costa - Licenciatura em Pedagogia no IFMG Ouro Branco
  • Letícia Aparecida da Silva Vidigal – Licenciatura em Pedagogia no IFMG Ouro Branco

 

Além desses cinco aprovados, há pelo menos outros quatro alunos em listas de espera de diversas universidades, entre elas UFSJ e UFMG.

O Cursinho Popular Integrar foi desenvolvido no segundo semestre de 2018, com aulas aos sábados oferecidas no IFMG Ouro Branco. Os alunos foram selecionados por critérios socioeconômicos e as aulas foram, em sua maioria, ministradas por alunos universitários sob supervisão de professores do IFMG e UFSJ. A Prefeitura realizou o processo seletivo e ofereceu suporte material (passes escolares, alimentação e fotocópias) por meio das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social.

As inscrições para as turmas de 2019 devem ser iniciadas no mês de março. Para receber informações detalhadas, os interessados devem acompanhar a página do projeto no Facebook ou escrever um e-mail para integrar.cursinho@gmail.com .

 

 

Campus Ouro Branco promove palestra sobre “Bases da Neurociências para o Processo de Aprendizagem”

por Fernando Cintra publicado 19/02/2019 11h18, última modificação 19/02/2019 11h18

O campus Ouro Branco promoveu na semana de planejamento das atividades acadêmicas, no dia 05/02/2019, a palestra "Bases da Neurociências para a aprendizagem". A capacitação foi conduzida pela professora Dra. Luciana Hoffert, da UFOP. 

O objetivo foi “refletir sobre neurociências e educação, estimular a diversificação de práticas educacionais em sala de aula para atender ao educando contemporâneo”, explica Luciana Hoffert.  

Na ocasião, foram abordadas diversas questões sobre o processo de ensino-aprendizagem, possibilidades abrangentes de novas metodologias de ensino e de avaliação, bem como quais são os fatores que influenciam a aprendizagem e memória. 

Para o Prof. Édilus Penido, coordenador do curso de graduação de Licenciatura em Computação, a palestra foi um sucesso e uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre como o nosso cérebro aprende. Para ele, cabe agora aos docentes buscarem um maior aprofundamento na utilização das técnicas apresentadas no evento. 

Segundo o diretor-geral, Prof. Lawrence Gomes, o objetivo foi o de iniciar o ano e o período de preparação pedagógica com um evento de capacitação para docentes e técnicos administrativos, haja vista a importância da temática. Espera com isso um estímulo ainda maior para o ano letivo que se inicia e que a comunidade acadêmica seja contemplada com todo o potencial existente nas reflexões que foram trazidas.

 

Informações importantes para calouros

por Fernando Cintra publicado 15/02/2019 13h30, última modificação 15/02/2019 14h38

Os alunos do ensino técnico e do superior poderão solicitar a realização de avaliações perdidas, em segunda chamada, no prazo de até 2 (dois) dias úteis após o término do impedimento, mediante apresentação de atestado médico ou outro documento que justifique sua ausência. Não será permitido o abono de faltas, salvo nos casos previstos no Decreto-Lei nº 715/1969. 

Os alunos calouros devem procurar a secretaria para o cadastro de acesso ao sistema Meu IFMG, onde poderão acompanhar notas, faltas, etc. Também devem procurar a Biblioteca para o cadastramento biométrico, que permitirá o empréstimo de livros, pesquisas em acervos virtuais etc.

 

Calendário acadêmico dos cursos superiores. 

Calendário acadêmico dos cursos técnicos integrados. 

Assistência Estudantil

Biblioteca - Pesquisa ao acervo, reserva e renovação de materiais

Informações importantes para alunos dos cursos superiores

Informações importantes para alunos dos cursos técnicos integrados

 

 

 

O projeto Bate Tambô abre inscrições para selecionar os participantes para o ano de 2019

por Fernando Cintra publicado 15/02/2019 12h59, última modificação 15/02/2019 12h59

DAS VAGAS:

Podem participar alunos, servidores e comunidade externa.

  • Serão ofertadas 15 vagas.
  • Vagas extras (em qualquer uma das turmas) para aqueles que já tenham instrumento (caixa do divino, caixa congo ou alfaia).

HORÁRIO:

  • Quartas-feiras, 13:30 às 15:00.

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

Rafael Marinho, Heleniara Moura, Rose Felix.

REQUISITOS:

1. Possuir disponibilidade no horário em TODAS as semanas.

INSCRIÇÕES:

A inscrição deverá ser realizada até o dia 08/03/2019, por uma das seguintes formas:

  • por e-mail batetambo@gmail.com, com o assunto "inscrição para o projeto", informando nome completo, data de nascimento, endereço, e-mail e telefone para contato. Também deverá ser informado se o candidato possui um instrumento (tambor) próprio. 
  • presencialmente, no IFMG, Rua Afonso Sardinha, 90, Bairro Pioneiros. (procurar formulário na recepção).

 

SELEÇÃO:

  • A seleção será realizada no dia 13 de março, quarta-feira, a partir das 13:30, na unidade 2 do IFMG CAMPUS OURO BRANCO (Endereço:  R. José Gerspacher, 159, Bairro Pioneiros).

Obs: não é necessário saber tocar nenhum instrumento para ingressar no projeto, mas no caso de haver mais candidatos do que vagas, será feita uma seleção técnica.

RESULTADO: 

A partir do dia 15/03/2019, via e-mail, no site, Facebook e Instagram oficiais do IFMG – Campus Ouro Branco e nos painéis das escolas.

Clique aqui para acessar o edital. 

Edital para oportunidade de estágio em Administração e Ciências Contábeis para IFMG campus Ouro Branco

por Fernando Cintra publicado 15/02/2019 12h45, última modificação 15/02/2019 12h45

Clique aqui para acessar o edital. 

Clique aqui para acessar a retificação. 

Reunião com pais de alunos de 1º anos

por Fernando Cintra publicado 15/02/2019 12h37, última modificação 15/02/2019 12h37

Prezados pais e responsáveis,

 

Comunicamos que dia 19/2/2019, próxima terça-feira, será realizada a reunião com pais de alunos de 1º anos. 

O encontro acontecerá às 19h, no salão de convenções, do bloco didático. Na ocasião, os pais receberão orientações gerais sobre a organização e funcionamento do Ensino no Campus. 

A presença de todos é de fundamental importância, uma vez que grande parte do sucesso escolar dos nossos alunos reside no compartilhamento da responsabilidade pelo desenvolvimento acadêmico entre família e escola.

 

Cordialmente,

 

Prof. Lawrence de Andrade Magalhães Gomes

Diretor Geral

Estudantes já podem se inscrever no Programa de Assistência Estudantil

por Fernando Cintra publicado 13/02/2019 15h53, última modificação 13/02/2019 16h42

Com a finalidade de agilizar as análises socioeconômicas referente aos benefícios ofertados pelo Programa de Assistência Estudantil (PAE), os estudantes de alguns campi do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) já podem se candidatar aos editais que inciaram as inscrições no dia 08 de fevereiro.  O processo está sendo feito 100% digital no Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE). Para acessar ao site CLIQUE AQUI.

 

Segundo o diretor da Assistência Estudantil, Paulo César Lourenço da Silva, nesta etapa os estudantes devem inserir os dados na plataforma SSAE e aguardar a abertura dos editais. "O Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE) está operando desde o último dia 04 de fevereiro (clique aqui para acessar). Neste momento, todos os estudantes que desejam concorrer aos auxílios do Programa de Assistência Estudantil do IFMG já podem lançar os dados pessoais exigidos no sistema e anexar a sua documentação comprobatória. O quadro resumo com as datas de abertura dos editais pode ser consultado no item 5 do Edital", disse ele ao informar que cada campus tem um cronograma e um profissional treinado para tirar todas as dúvidas.

Além disso, a página da Assistência Estudantil conta com uma série de tutoriais que auxiliam no preenchimento correto das informações. Os vídeos podem ser acessados AQUI. Acesse ao site dSistema de Seleção da Assistência Estudantil e se inscreva.

No campus Ouro Branco as inscrições se inciaram no dia 12/02 e vão até o dia 19/02. Além do apoio do Assistente Social, este ano os alunos terão também 5 (cinco) monitores que os auxiliarão na inscrição, considerando as possíveis dificuldades neste primeiro ano do sistema 100% digital.  

Os monitores ficarão até o dia 19/02 no Laboratório de Informática 4 (ao lado da cantina no prédio administrativo) de 10h50min até às 13 horas e também de 18 horas até às 19 horas.

Coral IFMG Ouro Branco abre novas vagas

por Fernando Cintra publicado 13/02/2019 13h31, última modificação 13/02/2019 18h14

O Coral IFMG Ouro Branco, sob a regência do maestro Cássio Marcelo, está selecionando novas vozes para compor o projeto. A seletiva coletiva ocorrerá na terça-feira, 12/3, entre 17h e 19h, na Unidade II do IFMG Campus Ouro Branco, localizado à rua José Gerspacher, 159, Pioneiros. 

As inscrições podem ser feitas online, através do link para o formulário (abaixo) ou presencialmente até a data limite, na recepção do Prédio Didático.

É necessário saber cantar para participar? De acordo com o maestro Cássio Marcelo, que é músico e professor, não é preciso cantar profissionalmente para fazer parte do grupo, que é aberto a estudantes e docentes do IFMG, além da comunidade. “Basta gostar de cantar e ter vontade de aprender técnicas, desenvolver habilidades e ter disponibilidade de horário”, afirma.

Fundado em 2017 por iniciativa do maestro juntamente com o professor Thiago Neves, o Coral IFMG Ouro Branco visa promover o acesso da comunidade local à música, criando uma alternativa pedagógica de inserção e incentivo à musicalização clássica. Durante os encontros semanais dos coralistas são realizadas práticas de canto em grupo através de aquecimento e treinamentos vocais, com exercícios e repertório cantado em uníssono e em várias vozes divididas.

Em seu primeiro ano de estrada o Coral participou de eventos institucionais e regionais, como o 3º Encontro de Corais de Ouro Branco, o evento natalino “Por Todos os Cantos de Minas” - no qual compôs um coral de 250 vozes em Mariana -, além de integrar um coral de mais de 100 vozes no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. 

Esse ano as atividades ocorrerão todas as terças-feiras, das 17h às 19h no campus.

Sobre o maestro Cássio Marcelo
Graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto em 2010, Cássio Marcelo foi maestro do Coral Vozes da Serra, do Coral Espírita Vinha de Luz, professor e diretor da escola Espaço Sonare - Alfabetização Musical e integrante da equipe da Associação Mineira de Canto Coral, atuando também em shows como freelancer, arranjador e compositor.

Clique aqui para fazer sua inscrição. 

 

Diretoria de Comunicação lança o Catálogo de Fontes do IFMG

por Fernando Cintra publicado 12/02/2019 15h36, última modificação 12/02/2019 15h36
Listagem reúne servidores por áreas de atuação e poderá ampliar atendimento a demandas da imprensa e a parcerias em projetos de ensino, pesquisa e extensão

Com o objetivo de ampliar suas possibilidades de atendimento a diversas demandas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) acaba de lançar o seu Catálogo de Fontes - versão 2019. Nele, foram reunidos parte dos profissionais que integram o quadro de funcionários da instituição e discriminadas as competências de cada servidor. Ao acessar o catálogo, o usuário poderá consultar a área de atuação de docentes e técnicos administrativos, assim como a formação de cada um deles.

O catálogo pode ser utilizado pela imprensa como base de consulta para identificar fontes em diversos temas a serem abordados em materiais jornalísticos. Neste caso, o veículo de mídia deverá entrar em contato com a Diretoria de Comunicação do IFMG (no telefone 31 2513-5120), que fará a intermediação de entrevistas ou produção de reportagens.

A consulta ao catálogo poderá ser realizada também por entidades, órgãos públicos, empresas e organizações que desejem firmar parcerias em projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Ao fornecer as informações sobre formação e área de atuação dos servidores, o catálogo torna-se uma ferramenta importante para fomentar, de maneira mais eficiente e rápida, ações de integração entre o IFMG e a sociedade.

O índice dos profissionais foi organizado por área de conhecimento, conforme estabelece o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com a iniciativa, espera-se que haja maior contato entre pesquisadores, facilitando e ampliando a circulação de informações.

A coleta dos dados dos servidores foi feita ao longo do segundo semestre de 2018, por adesão voluntária. No formulário, os interessados puderam fornecer seus dados, autorizando a publicação das informações pela Diretoria de Comunicação. Aqueles que desejarem se cadastrar ainda podem fazê-lo, pois o catálogo terá atualizações periódicas. Nesse caso deverão preencher o formulário neste link, informando o nome completo, unidade de lotação, cargo, setor, e-mail, telefone, link para o currículo Lattes, áreas nas quais desenvolve atividades acadêmicas entre outras informações.

Por meio do banco de fontes, o IFMG poderá indicar profissionais habilitados para entrevistas a revistas, sites, jornais, rádios, TVs e blogs, veículos que estão sempre em busca de especialistas e acadêmicos para opinar em diversos assuntos. Com a maior inserção dos pesquisadores, especialistas e acadêmicos na mídia, o Instituto federal poderá se tornar referência como centro de conhecimento, ensino, pesquisa e extensão, trazendo como contrapartida aos servidores novas parcerias, investimentos e alunos.

IFMG aprimora missão e valores e incorpora novos conceitos à visão institucional

por Fernando Cintra publicado 12/02/2019 15h35, última modificação 12/02/2019 15h35
Com as contribuições da comunidade acadêmica, foram elaborados os textos fundamentais que irão compor o Plano de Desenvolvimento Institucional

“Ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade em diferentes níveis e modalidades, focando na formação cidadã e no desenvolvimento regional”. Essa é a nova missão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), que passa a vigorar em 2019 e irá compor o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) dos próximos cinco anos. A decisão final sobre o texto foi tomada no mês de novembro, durante reunião da comissão gestora do PDI, e está sendo divulgada agora pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI), setor que coordena os trabalhos.

Além da missão, foram definidos também a visão e os valores do IFMG. Os três conceitos constituem uma parte fundamental do planejamento estratégico e são responsáveis por guiar e orientar as decisões e ações de gestão que irão aprimorar e ampliar a atuação institucional. Confira:

Missão: Ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade em diferentes níveis e modalidades, focando na formação cidadã e no desenvolvimento regional.

Visão: Ser reconhecida como instituição educacional inovadora e sustentável, socialmente inclusiva e articulada com as demandas da sociedade.

Valores: Ética, Transparência, Inovação e Empreendedorismo, Diversidade, Inclusão, Qualidade do Ensino, Respeito, Sustentabilidade, Formação Profissional e Humanitária, Valorização das Pessoas.

Para se chegar a eles, foram promovidas diversas discussões. A DDI organizou, ao longo do segundo semestre de 2018, reuniões com os gestores da Reitoria e campi e também com representantes dos servidores e alunos. Eles participaram de dinâmicas nas quais foram debatidos os conceitos, levando em conta o PDI anterior, de 2014-2018,  o atual cenário institucional e as perspectivas para o futuro da instituição. Esses encontros mais a participação da comunidade acadêmica através da plataforma online “Game of Campi” forneceram os subsídios para a elaboração dos três tópicos.

Segundo levantamento da DDI, do total de 12.050 participações no “Game of Campi”, 2.407 comentários foram relacionados aos conceitos de missão, visão e valores, número que equivale a cerca de 20% do total. Foram incluídos nos valores sugestões como empreendedorismo, diversidade, inclusão, formação profissional e humanitária, e a valorização das pessoas. Já aqueles valores mais curtidos pela comunidade acadêmica na plataforma foram mantidos. São eles: ética, inovação, respeito, qualidade do ensino, sustentabilidade e transparência.

O reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória, avalia como muito positiva a renovação desses três tópicos que, reunidos, representam a identidade institucional. “O tripé missão, visão e valores constituem conceitos fundamentais para a nossa organização e desenvolvimento como instituição de ensino. É a partir dessa definição que daremos andamento ao PDI, direcionando nossas ações e os projetos que vão afirmar e reforçar o que colocamos como nossa identidade perante à sociedade”, declarou.

Edital 008/2019 referente à Proficiência em Língua Inglesa

por Fernando Cintra publicado 12/02/2019 15h20, última modificação 12/02/2019 15h20

Clique aqui para acessar o edital.