Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Aplicativos e plataformas
conteúdo

Aplicativos e plataformas

publicado 06/08/2020 17h10, última modificação 24/09/2020 11h08
Exemplos de aplicativos e plataformas de apoio ao ensino não-presencial

MEC RED

A partir de uma iniciativa do Ministério da Educação, surge em outubro de 2015 a proposta de reunir e disponibilizar, em um único lugar, os Recursos Educacionais Digitais dos principais portais do Brasil. Com o objetivo de melhorar a experiência de busca desses Recursos, a Plataforma foi desenvolvida numa parceria coletiva entre: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professoras(es) da Educação Básica de todo o Brasil. A Plataforma MEC é referência em Recursos Educacionais Digitais, com um ambiente de busca, interação e colaboração entre professoras(es).

https://plataformaintegrada.mec.gov.br/home

 

Vídeo de apresentação do projeto Plataforma MEC RED:

 

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CRW5h2pHugM. Acesso em: 13 de abril de 2020. 

 

Google Sala de Aula

Google Sala de Aula (Google Classroom) é uma ferramenta que auxilia professores no gerenciamento de conteúdos educacionais. O recurso permite a criação, a distribuição e a avaliação de atividades de forma virtual.

A seguir, um breve tutorial sobre o funcionamento do Google Sala de Aula.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_yxiqcMDLeg. Acesso em: 13 de abril de 2020. 

 

Microsoft Teams

 

Microsoft Teams é uma ferramenta que permite a organização de trabalhos e tarefas em grupo dentro do Microsoft Office 365, disponível para docentes e estudantes do IFMG por meio de uma parceria firmada com a Microsoft.  É possível trocar mensagens, arquivos, enviar imagens e ainda criar canais específicos dentro do grande grupo geral do Teams.

O Teams ainda permite a criação de atalhos para documentos online e chats privados entre participantes do mesmo grupo. A plataforma permite também a realização de reuniões por videoconferências.

 

VÍDEOS TUTORIAIS DO MICROSOFT TEAMS

 

O guia Como realizar transmissão de aulas on-line utilizando o Teamselaborado pela Big Brain, traz uma série de dicas de acesso às ferramentas educacionais da Microsoft. Em especial, o material apresenta um passo a passo para o uso de recursos do Teams como reuniões, equipes, tarefas e chats

 

Extensões do Google Meet

O Google Meet se tornou-se bastante útil para a realização de aulas, monitorias, convenções, reuniões e demais encontros virtuais neste período em que o isolamento social é essencial. Neste vídeo, o Professor Wilton Filho, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, indica 8 extensões disponíveis para a ferramenta e que podem ser instaladas no navegador para seu melhor aproveitamento.

 

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MvieiBDFu6M&t=942s. Acesso em: 26 de agosto de 2020.

 

Neste vídeo complementar, o Professor Wilton Filho apresenta uma segunda opção de extensão nos casos em que o Grid View (Visão em Grade) apresenta falhas:

 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zkfkORqQ1SQ. Acesso em: 26 de agosto de 2020.

  

Formulários Google

A partir da ferramenta de Formulários Google, é possível criar materiais como testes de leitura, quizzes,  relatórios, dentre outros.

A seguir, um tutorial sobre o funcionamento dos Forumulários Google.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=duxAUMpLaeM. Acesso em: 13 de abril de 2020.  

 

Redes sociais

As redes sociais podem significar mais do que a conexão entre familiares e amigos. É possível utilizar as diversas redes como suporte à educação.

A seguir, o Professor João Mattar, da PUC-SP e da Universidade Anhembi, fala um pouco mais sobre a utilização de redes sociais em educação.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6ZqoxzkjQlw. Acesso em: 13 de abril de 2020. 

 

Educreations

Educreations é um aplicativo para iPad e internet que possibilita a criação de apresentações em vídeo na nuvem, além de seu compartilhamento na internet. Ainda é possível incluir imagens, escrever e desenhar sobre as mesmas e incluir áudios.

O Educreation funciona como uma lousa interativa, na qual o professor pode disponibilizar suas aulas. Todo o conteúdo fica salvo no site do aplicativo e pode ser acessado pelos alunos a qualquer tempo.

Abaixo, um tutorial em português disponibilizado pelo canal Matematicando com a vida.

 Disponível em: https://https://www.youtube.com/watch?v=z3f4veNEMYY. Acesso em: 13 de agosto de 2020. 

 

Dicas para a produção de videopalestras

Guia para boas práticas em produção de videopalestras: um guia com orientações simples e práticas para a elaboração de vídeos (in)formativos é um e-book elaborado por Simone Costa Andrade dos Santos (IFMA), Vanessa Battestin (IFES) e Luis Otoni Meireles Ribeiro (IFSul) e publicado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. O material foi concebido com o intuito de auxiliar na produção de material audiovisual no contexto do trabalho remoto, que, muitas vezes, encontra as limitações de equipamentos e requer atenção especial com as características do ambiente doméstico.

ACESSE O GUIA