Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Pibid/Residência Pedagógica > Programa de Residência Pedagógica
conteúdo

Programa de Residência Pedagógica

publicado 16/09/2022 09h48, última modificação 20/09/2022 15h52

O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

Objetivos

  • Fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura; 
  • Contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos;
  • Estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores;
  • Valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional;
  • Induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.


Como funciona

Os projetos institucionais a serem apoiados pela CAPES no âmbito do PRP serão selecionados por meio de editais, os quais estabelecerão os requisitos e os procedimentos atinentes à participação das IES interessadas.

O projeto institucional deve ser desenvolvido pela IES de maneira articulada com as redes de ensino e com as escolas públicas de educação básica, contemplando diferentes aspectos e dimensões da residência pedagógica.

O PRP será desenvolvido em regime de colaboração entre a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal e as IES selecionadas, formalizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a CAPES e cada IES participante, bem como pela adesão ao PRP pelas redes de ensino mediante habilitação de suas unidades escolares para participarem como escolas-campo.

O IFMG participa, desde 2018, do Programa Residência Pedagógica desenvolvendo ações de formação em todas as licenciaturas do IFMG. Na seleção de 2022, o IFMG foi contemplado com 210 bolsas que serão distribuídas, a todos os cursos, até o mês de outubro.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (Pibid) | CLIQUE AQUI