Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Assistência Estudantil > O que é a Assistência Estudantil?

O QUE É A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL?

O Programa de Assistência Estudantil - PAE, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, configura-se num conjunto de princípios e diretrizes que orientam o desenvolvimento de ações capazes de democratizar o acesso e a permanência dos estudantes na educação pública federal. Tem como objetivos:

• Minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais e favorecer a permanência dos estudantes no Instituto, até a conclusão do respectivo curso;

• Diminuir a evasão e o desempenho acadêmico insatisfatório por razões socioeconômicas;

• Reduzir o tempo médio de permanência dos estudantes entre o ingresso e a conclusão do curso;

• Inserir os alunos em atividades culturais e esportivas como complemento de suas atividades acadêmicas; e

• Contribuir para a inclusão social pela educação.

O Programa de Assistência Estudantil do IFMG tem sua coordenação geral sob a responsabilidade da Diretoria de Assistência Estudantil - DIRAE, na Reitoria, sendo auxiliado, nos campi, pela Coordenação de Assistência Estudantil – CAE.

Categoria de benefícios

O Programa de Assistência Estudantil do IFMG subdivide a concessão de benefícios em cinco categorias:

• critérios socioeconômicos;

• mérito acadêmico;

• necessidades educacionais especiais;

• visitas técnicas;

• eventos;

• esporte.

AUXÍLIO SOCIOECONÔMICO

O benefício ofertado a partir de critérios socioeconômicos é a bolsa permanência, atualmente ofertada em 4 categorias, com as seguintes mensalidades:

• Bolsa permanência 1 – R$ 400,00/mês
  • Bolsa permanência 2 – R$ 300,00/mês
  • Bolsa permanência 3 – R$ 200,00/mês
  • Bolsa permanência 4 – R$ 150,00/mês

Estes auxílios visam reduzir os índices de evasão, de retenção e o baixo desempenho acadêmico decorrentes da insuficiência de condições financeiras, sendo concedidos aos estudantes dos níveis técnicos e de graduação na modalidade presencial, conforme critérios estabelecidos por instrução normativa.

As bolsas permanência são ofertadas através de Edital, devendo atender todos os estudantes de perfil A e B, em detrimento do atendimento de outras ações.

MÉRITO ACADÊMICO

As ações de mérito acadêmico são desenvolvidas pelo ensino cuja finalidade é atender às necessidades de formação acadêmica dos estudantes de cursos técnicos e superiores, vinculados a uma disciplina com orientação de um professor.

Atualmente no âmbito do IFMG, através da assistência estudantil, são desenvolvidas as ações de monitoria e tutoria.

As bolsas de Monitoria e Tutoria são ofertadas através de Edital com critérios de seleção definidos pela Diretoria de Ensino do campus. A disponibilidade de monitores (nível médio) e tutores (nível superior) tem a finalidade de auxiliar os discentes que apresentam dificuldades de aprendizado e, assim, permitir a recuperação da aprendizagem de forma progressiva através das atividades desenvolvidas pelo monitor/tutor com a orientação do docente responsável pela disciplina.

NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

O apoio ao estudante com necessidades educacionais especiais visa promover o acesso, a participação e a aprendizagem do aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, através da oferta de apoio pedagógico e de outros recursos necessários para desenvolvimento acadêmico e social do assistido.

VISITAS TÉCNICA

A Assistência Estudantil do IFMG também promove o apoio a ações que complementem as atividades acadêmicas, por meio da concessão de auxílio financeiro aos estudantes e da destinação de recursos voltados para promoção de visitas técnicas.

O auxílio financeiro para visitas técnicas visa garantir a participação de todos os discentes em atividades extracurriculares, necessárias para a formação integral do discente.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

O auxílio financeiro participação em eventos visa possibilitar a apresentação de trabalhos por discentes em eventos nacionais ou internacionais de caráter científico, técnico-científico ou extensionista, no país ou no exterior.

ESPORTES

O IFMG através da Diretoria de Assistência Estudantil apoia programas que incentivem as práticas esportivas como meio de socialização e promoção da saúde, além do treinamento e a participação em torneios e campeonatos das equipes representativas do IFMG.

Atualmente estão previstas como atividades esportivas desenvolvidas pela assistência estudantil as seguintes ações:

• Encontro Esportivo do IFMG;

• Jogos estudantis entre os Institutos.