Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Eventos
conteúdo

Eventos

publicado 22/04/2016 14h57, última modificação 13/07/2020 12h09
Eventos realizados pela Pró-Reitoria de Extensão

Logo unificada. Saberes maior

Chamada para Submissão de Relatos de Experiência para o I Seminário Saberes da Extensão

1. Das disposições gerais

A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto federal de Minas Gerais (IFMG) torna pública a chamada para submissão de Relatos de Experiência para o I Seminário Saberes da Extensão em formato de resumo expandido e banner.

2. Da padronização

2.1. Normas para publicação do Relato da Experiência 

O texto deve ser editado no template disponibilizado nessa chamada pública, no arquivo “Modelo de relato de experiência” (arquivo Word). Todos os textos devem ser enviados em formato .docx, fonte Arial, em corpo 11, espaçamento simples, fonte na cor preta, todas as margens 2,0 cm. Os relatos devem ter, no máximo, 4 páginas, com os seguintes requisitos:

i) RESUMO – em Português, redigido em um único parágrafo, apresentando de forma concisa os pontos relevantes do texto, de no máximo 250 palavras. Máximo de três palavras-chave.

ii) FICHA TÉCNICA DA AÇÃO – Coordenador(es), Membros da equipe, Campus, Área Temática.

iii) RELATO DA EXPERIÊNCIA – contendo introdução, desenvolvimento (fundamentação teórica e metodológica, depoimentos) e resultados e discussões (considerações finais), de no máximo 4 páginas, conforme a descrição detalhada no template

 iv) NOTAS DE RODAPÉ – apresentadas ao final das páginas, em corpo 9, podendo abranger comunicações pessoais e trabalhos em andamento (máximo de 5 linhas), não devendo conter referências bibliográficas;

v) GRÁFICOS, FOTOS e FIGURAS – devem ser apresentadas preferencialmente em cores, no corpo do texto com legenda. Pede-se extensão JPEG com resolução de, no mínimo, 300 dpi.

vi) CITAÇÕES – citações diretas de até três linhas deverão vir entre aspas, seguidas do sobrenome do autor da citação em caixa alta, ano de publicação, página(s) do texto citado, colocados entre parênteses. Se o nome do autor citado integra a oração, colocar só o ano e a página entre parênteses. Caso não haja citação, mas apenas uma referência ao autor, indicar o sobrenome e, entre parênteses, o ano da publicação. Quando superior a três linhas, deverão ser destacadas por meio de recuo de 3 cm da margem esquerda, fonte menor e sem aspas, com espaço simples;

vii) REFERÊNCIAS – Deverão figurar sob o título “Referências”, ao final do relato, as obras efetivamente citadas ao longo do texto, seguindo a Norma NBR 6023/2002 para Referências da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Clique AQUI para acessar o Template“Modelo de relato de experiência”

2.2. Normas para confecção do Banner

O texto deve ser confeccionado no template disponibilizado nessa chamada pública, no arquivo “Modelo de banner” (arquivo Power Point). O Banner é responsabilidade do Orientador da ação de extensão, devendo ser confeccionado nas dimensões: 1,20 m de altura X 0,90 de largura, deve ter o fundo liso e branco sendo as figuras/fotos/gráficos/mapas/etc., permitidas e devem ter resolução mínima de 300 dpi. O conteúdo do Banner deve ser visualmente atraente, composto de um texto cuidadosamente integrado com os gráficos, tabelas e figuras e/ou fotografias.

Recomenda-se que os Banners estejam organizados com o seguinte conteúdo:

a) TÍTULO DA AÇÃO – O título do banner deve ser idêntico ao título do Relato de Experiência submetido. O título deve vir centralizado, tamanho de fonte entre 40 e 50, em negrito e em caixa alta.

b) IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES – Os nomes dos autores devem ser escritos em fonte 40, com chamadas de número elevado (notas de rodapé), ordenadas. Nas notas de rodapé, deve indicar Formação, vínculo institucional e email.

c) TEXTO E FIGURAS – As descrições apresentadas no banner devem ser basicamente as mesmas do Relato de Experiência, de forma mais sintética. Comece com uma breve Introdução ao problema em que se atuou e ao objetivo da ação realizada, seguida da introdução, desenvolvimento e considerações finais. Além dos itens anteriores, é interessante incluir também, quando houver, uma apresentação sintética (recorte de textos ou transcrição de entrevista) de depoimentos dos atores envolvidos na ação: bolsistas, voluntários, demais membros da equipe e público atendido. Os depoimentos devem responder questões como: “Por que a ação foi importante e quais efeitos transformadores ela proporcionou?”.

 d) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – O tamanho da fonte deve permitir a leitura pelo público entre 1 e 2 metros de distância. Se houver subtítulos, estes devem estar em caixa alta.

ATENÇÃO: A sessão de banner é um evento que ocorre junto a outras atividades e concorrerá visualmente com uma gama de informações do evento. O Banner não deve ser um manuscrito pendurado na parede. Tente ser sucinto e atraente. Seja conciso. Use uma organização simples e lógica para dispor os assuntos, como se fosse uma matéria de revista de divulgação. Use imagens de boa qualidade para ilustrar e complementar sua comunicação.

Clique AQUI para acessar o Template – “Modelo de banner”.

3. Do envio das propostas

3.1 O relato de experiência e o Banner deverão ser enviados pelo Coordenador da Ação de Extensão no endereço https://forms.gle/Ma9wkwSJjLEdDwyz6 até o dia 24/07/2019, com a devida revisão da língua portuguesa. O conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores.

3.2 Serão pré-selecionadas somente as propostas que enviarem o RELATO DE EXPERIÊNCIA e o BANNER segundo as normas de formatação estabelecidas nesta Chamada. Propostas com apenas um dos arquivos não serão consideradas.

4. Da seleção para exposição no I Seminário Saberes da Extensão

4.1 Os relatos de experiência serão publicados nos Anais do I Seminário Saberes da Extensão e os Banners serão apresentados em seção pública, como parte integrante do II Planeta Inovação.

4.2 As propostas enviadas serão pré-selecionadas de acordo com os seguintes critérios:

a) Atendimento as normas de publicação desta chamada publica;

b) envio de ambos os arquivos: relato de experiência e Banner;

4.3 As propostas pré-selecionadas serão avaliadas por comissão instituída pela PROEX, que fará a seleção dos trabalhos a serem publicados nos anais e expostos na seção de Banners. As propostas serão classificadas de acordo com os seguintes critérios de avaliação:

a) Caráter extensionista da ação;

b) Impacto interno e externo;

c) Clareza, objetividade e coerência dos materiais.

5. Do apoio financeiro da PROEX

5.1 A PROEX fará o custeio da impressão dos Banners selecionados.

5.2 Os custos com deslocamento e diárias para participação no II Planeta Inovação devem correr por conta das equipes, ficando facultado a solicitação de apoio ao campus de lotação.

6. Calendário

Lançamento da Chamada Pública

24/06/2019

Prazo final para envio dos documentos

24/07/2019

Pré-seleção e Seleção

25/07/2019

Divulgação do Resultado

26/07/2019

Realização do I Seminário Saberes da Extensão e II Planeta Inovação

12 a 14/08/2019

 Resultado dos trabalhos aprovados para o I Seminário Saberes da Extensão

Acessibilidade e deficiencia visual Joice Paloma
Acessibilidade em instituições de ensino: avaliação do campus Santa Luzia e sensibilização da comunidade acadêmica Carolina Helena Miranda
Araras produtor de água Humberto Coelho de Melo
Avaliação da qualidade do cardápio oferecido para idosas residentes em uma instituição de longa permanência Maitê Costa
Cemitério da Igreja das Mercês e Misericórdia de Ouro Preto: medidas de preservação, proteção e conservação Alexandre Ferreira Mascarenhas
Cineclube cidadão Bruno Francisco Melo Pereira
Cinema e debate Taciana Almeida Garrido
Desmistificando a matemática do ENEM Isabela Bárbara de Sousa 
Diálogos sobre o patrimônio Maria Cristina Rocha Simão
Engenharia e arte: processos de fabricação Douglas Melo
Ensaios de intervenção sustentável  na microbacia do córrego Baronesa  Raquel Manna Julião
Escola de futsal: uma experiência do IFMG campus Formiga Luiza Aguiar dos Anjos
Estradas de Vila Rica a Cachoeira do Campo: dos antigos caminhos a estrada de Dom Rodrigo Menezes  João Vitor Batisteli
Estratégias de Ensino envolvendo matemática e educação musical nas escolas Chrisley Bruno Ribeiro Camargos
Gerindo Talentos Stella M. Gomes Tomé
Implantação da fazenda modelo em sustentabilidade no IFMG campus Bambuí Cezar Dias do Nascimento
Inclusão digital em Sabará Carlos Alexandre
Inclusão digital: aplicação de cursos de informática para a comunidade de Bambuí-MG Marcos Roberto Ribeiro
Lavantamento topográfico do aterro controlado do município de Piumhi-MG Humberto Coelho de Melo
Matemática e redação: uma relação possível e necessária Danielli Ferreira
Mediando saberes na formação e gestão de conselho municipal de patrimônio cultural Flávio Jr.
Novas perspectivas de avaliação e monitoramento da alimentação escolar Maitê Costa
Núcleo de inovação e desenvolvimento empresarial de Sabará (NIDES) Lucas Maia dos Santos
Políticas sociais a partir da Constituição de 1988: nossos direitos do contexto do texto para o contexto da prática? Cássia do Carmo Pires Fernandes
Práticas corporais: atividades físicas no campus Betim Mauro da Costa Fernandes
PPrejeto pédiquê? Este mato é panc. Bárbara Regina Pinto
Proposta de Lei de parcelamento, uso e ocupação do solo para o município de Piumhi-MG Humberto Coelho de Melo
Relato de experiência de atividades de educação alimentar Maitê Costa
Robótica educacional: unindo campus e comunidade Edson Batista 
Saindo do zero Virgil Del Duca Almeida
Se joga! Futsal feminino Betim Nara Nília Nogueira
Uso racional de água: captação da água de chuva na fazenda modelo em agricultura sustentável do IFMG campus Bambuí  Cezar Dias do Nascimento
Vida literária Alessandra Mara Vieira

Programação do dia 13 de agosto de 2019 

PROGRAMAÇÃO - 13/8
10h às 12h

Abertura: Palestra "Inclusão Digital - Um relato de experiência extensionista" - Prof. Carlos Alexandre Silva | Espaço para debate

14h às 15h30

Sessão de Pôsteres Saberes da Extensão 
(Bate-papo com alunos de Iniciação Científica, Pós-Graduação e extensionistas)

15h às 16h

 Palestra: A importância da Empresa Júnior para a carreira profissional. 
Palestrante: Gabriel Pereira (Analista de RH da Base 2 / Bolsista Proex)

 

Apresentações do dia 13 de agosto de 2019

Acessibilidade e deficiencia visual Joice Paloma Arcos
Araras produtor de água Humberto Coelho de Melo Piumhi
Desmistificando a matemática do ENEM Isabela Bárbara de Sousa  Bambuí
Engenharia e arte: PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Douglas Melo Arcos
Estratégias de Ensino envolvendo matemática e educação musical nas escolas Chrisley Bruno Ribeiro Camargos Formiga
Gerindo Talentos Stella M. Gomes Tomé Piumhi
IMPLANTAÇÃO DA FAZENDA MODELO EM SUSTENTATIBILIDADE NO IFMG / CAMPUS BAMBUÍ Cezar Dias do Nascimento Bambuí
Inclusão digital em Sabará Carlos Alexandre Sabará
INCLUSÃO DIGITAL: APLICAÇÃO DE CURSOS DE INFORMÁTICA PARA A COMUNIDADE DE BAMBUÍ-MG Marcos Roberto Ribeiro Bambuí
LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO DO ATERRO CONTROLADO DO MUNICÍPIO DE PIUMHI-MG Humberto Coelho de Melo Piumhi
MATEMÁTICA E REDAÇÃO: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL E NECESSÁRIA Danielli Ferreira Formiga
NÚCLEO DE INOVAÇÃO E  DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL DE SABARÁ (NIDES) Lucas Maia dos Santos Sabará
PROJETO PÉDIQUÊ? ESTE MATO É PANC. Bárbara Regina Pinto Sabará
Proposta de Lei de parcelamento, uso e ocupação do solo para o município de Piumhi-MG Humberto Coelho de Melo Piumhi
USO RACIONAL DE ÁGUA: CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA NA FAZENDA MODELO EM AGRICULTURA SUSTENTAVEL DO IFMG / CAMPUS BAMBUÍ Cezar Dias do Nascimento Bambuí
ESCOLA DE FUTSAL: UMA EXPERIÊNCIA DO IFMG – CAMPUS FORMIGA Luiza Aguiar dos Anjos Formiga
Avaliação da qualidade do cardápio oferecido para idosas residentes em uma instituição de longa permanência Maitê Costa Reitoria
Novas perspectivas de avaliação e monitoramento da alimentação escolar Maitê Costa Reitoria
Relato de experiência de atividades de educação alimentar Maitê Costa Reitoria

Programação do dia 14 de agosto de 2019 

PROGRAMAÇÃO - 14/8
9h às 12h    

Reunião aberta do Comitê de Extensão: Curricularização da Extensão                                                                                                            

08h30 às 10h30

Sessão de Pôsteres Saberes da Extensão

Apresentações do dia 14 de agosto de 2019

Acessibilidade em instituições de ensino - avaliação do campus SL e sensibilização da comunidade acadêmica Carolina Helena Miranda Santa Luzia
Cemitério da Igreja das Mercês e Misericórdia de Ouro Preto: medidas de preservação, proteção e conservação Alexandre Ferreira Mascarenhas Ouro Preto
CINECLUBE CIDADÃO: EXTENSÃO ESTIMULANDO A PESQUISA E APOIANDO O ENSINO Bruno Francisco Melo Pereira Betim
Cinema e debate Taciana Almeida Garrido Ipatinga
DIÁLOGOS SOBRE O PATRIMÔNIO Maria Cristina Rocha Simão Ouro Preto
ENSAIOS DE INTERVENÇÃO SUSTENTÁVEL NA MICROBACIA DO CÓRREGO BARONESA Raquel Manna Julião Santa Luzia
ESTRADAS DE VILA RICA A CACHOEIRA DO CAMPO: DOS ANTIGOS CAMINHOS A ESTRADA DE DOM RODRIGO JOSÉ DE MENEZES João Vitor Batisteli Ouro Preto
Mediando saberes na formação e gestão de conselho municipal de patrimônio cultural Flávio Jr. Ouro Preto
Políticas sociais a partir da Constituição de 1988: nossos direitos do contexto do texto para o contexto da prática? Cássia do Carmo Pires Fernandes Ponte Nova
PRÁTICAS CORPORAIS/ATIVIDADES FÍSICAS NO CAMPUS BETIM Mauro da costa Fernandes Betim
ROBÓTICA EDUCACIONAL: UNINDO CAMPUS E COMUNIDADE Edson Batista  Ponte Nova
SAINDO DO ZERO Virgil Del Duca Almeida Betim
Se joga! Futsal feminino Betim Nara Nília Nogueira Betim
Vida literária Alessandra Mara Vieira Ipatinga

 

Público-alvo: Alunos de cursos técnicos, graduação e pós-graduação do IFMG, interessados em apresentar seus trabalhos de Extensão. Apresentações abertas ao público em geral.

Inscrições: Até 24 de julho. Saiba mais.
Para assistir às apresentações não é necessário inscrição prévia.