Você está aqui: Página Inicial > Notícias > giro_campi > Aluna do Campus Ouro Preto integra delegação brasileira em eventos na Rússia

Notícias dos Campi

Aluna do Campus Ouro Preto integra delegação brasileira em eventos na Rússia

Festival Mundial da Juventude ocorreu de 1º a 8 de mar e reuniu 20 mil participantes, entre eles, representantes de 180 nacionalidades, incluindo cerca de 300 brasileiros.
publicado: 09/04/2024 15h43, última modificação: 19/04/2024 16h31

Ana Clara Galvão, estudante do curso técnico em Automação Industrial, no Campus Ouro Preto, partiu para a Rússia no mês de março levando consigo uma bagagem repleta de conquistas acadêmicas e projetos inovadores. Ela foi selecionada para participar de dois importantes eventos: o Festival Mundial da Juventude 2024 e o programa Global Big Challenges.

O Festival Mundial da Juventude ocorreu de 1º a 8 de março no território de Sirius, em Sochi, na Rússia, reunindo 20 mil participantes, entre eles, representantes de 180 nacionalidades, incluindo cerca de 300 brasileiros. O evento visava promover uma maior compreensão das questões globais e fortalecer o papel da juventude na construção de um mundo mais justo e sustentável.

Ana Clara esteve entre os 18 estudantes menores que integraram a delegação brasileira. Com foco na diversidade, os participantes se envolveram em workshops, painéis e treinamentos para desenvolver habilidades pessoais, políticas e acadêmicas. Os jovens também se dedicaram ao desenvolvimento de projetos nas mais diversas áreas do conhecimento.

“O evento reuniu pessoas do mundo todo com o objetivo de promover a cooperação, a compreensão e a conscientização sobre as questões globais que enfrentamos no dia a dia. Foi um momento muito bacana para trocar ideias, conhecer diferentes realidades e fazer novas amizades", relata Ana Clara. Ainda segundo a estudante, o evento também desenvolveu atividades de modo a promover o contato dos jovens líderes com a história, cultura e tradições russas.

Global Big Challenges

Na sequência, Ana seguiu para o Global Big Challenges, um programa acadêmico focado em ciência e tecnologia. Durante duas semanas, ela se reuniu a outros 91 jovens em aulas intensivas e no desenvolvimento de projetos. Seu grupo se dedicou à análise de atividade cerebral e neurofeedback, criando um dispositivo que auxilia os usuários no controle da capacidade de foco e de relaxamento.

Ela conta como se deu a dinâmica da pesquisa, realizada por meio do desenvolvimento de um jogo. “Durante o dia, precisávamos focar para que o personagem andasse para frente. Durante a noite, era preciso estar em estado de meditação e relaxamento para o personagem não retroceder. O intuito era simbolizar a importância do equilíbrio mental, com momentos de foco, mas também de relaxamento para que se possa ter produtividade", explica a estudante.

A participação de Ana Clara nestes eventos internacionais foi resultado de um processo seletivo rigoroso, onde suas habilidades acadêmicas e seu compromisso com a inovação foram reconhecidos. A estudante passou por entrevistas, análise de currículo e de portfólio, além da produção de vídeo e de redação sobre suas experiências e interesse no campo da ciência e da tecnologia.

Saiba mais sobre a trajetória de Ana Clara Galvão no Campus Ouro Preto:

Alunas do Campus Ouro Preto vencem programa Power4Girls com protótipo de pulseira vibratória destinada a mães com deficiência auditiva

Estudantes premiados em 2023 são homenageados em evento na Reitoria do IFMG

Informações -  Comunicação Campus Ouro Preto