Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Programa Internacionaliza apresentam suas pesquisas

Estudantes do Programa Internacionaliza apresentam suas pesquisas

publicado: 13/07/2017 00h00, última modificação: 25/03/2024 13h08

A discente do curso de Sistemas de Informação do Campus Sabará, Patrícia Martins Lopes, apresentou o trabalho "Uma Proposta de Arquitetura de Sistema de Informação baseado em Cognição Reflexiva direcionada ao Público Feminino" na 12ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (Cisti'2017), em Portugal.

O estudo buscou relatos de experiências referentes ao meio acadêmico e profissional de um público específico em Portugal, para que, juntamente com a pesquisa realizada no Brasil, servisse de base para o desenvolvimento de uma arquitetura de sistema de informação (SI) a ser utilizada como ferramenta educacional.

A princípio essa ferramenta tem como prioridade o público feminino, no intuito de detectar falhas proporcionadas pelo sistema educacional, incluindo os fatores culturais que contribuíram para a falta de oportunidades e condições de permanência da mulher em ambientes acadêmicos e profissionais na área de TI. Também propõe soluções por meio de um ambiente educacional que poderá ser utilizado em redes de ensino público e privado.

Programa Internacionaliza

A pesquisa da aluna é um dos frutos do projeto aprovado em dezembro de 2016 pelo Programa Internacionaliza do IFMG, em parceria com instituições de ensino superior de Portugal. O evento foi realizado entre os dias 21 a 24 de junho em Lisboa. O Cisti é um evento técnico-científico anual, que visa à apresentação e a discussão de conhecimentos, novas perspectivas, experiências e inovações no domínio dos sistemas e tecnologias de informação.

Segundo a discente, “encontrar pessoas de países diferentes com o mesmo objetivo em prol do desenvolvimento tecnológico, seja para a educação, para o setor empresarial, para a saúde ou qualquer outra área é estimulante e o compartilhamento de conhecimentos e ideias nos faz projetar um futuro melhor. O evento enriqueceu a minha vivência profissional e pessoal. Momentos como esses fazem com que o profissional de TI sinta reconhecimento pelo seu trabalho, proporcionando novas expectativas e ideias na volta para casa", afirma Patrícia.

Outros trabalhos do programa

A aluna Josilene dos Santos, do Campus Ribeirão das Neves, apresentou sua pesquisa em Instituto Politécnico da Guarda, em Seia, Portugal. O trabalho foi exposto no Simpósio Internacional em Inovação em Turismo e Hotelaria (ISITH), realizado nos dias 5 e 6 de abril.

A pesquisa titulada "A diversificação e inovação de serviços turísticos: o caso da Serra do Cipó" teve como objetivo verificar se a estrutura turística da Serra do Cipó é diversificada e inovadora. Com isso, observou-se, por exemplo, a dificuldade do cliente em identificar um site oficial da “Serra do Cipó”, as limitações técnicas observadas nos sites, a pouca disponibilidade de informações em outros idiomas e o uso de recursos limitados para apresentar as riquezas da região.

Além disso, fez-se um estudo para a criação e implantação de estratégias que favoreçam a marca “Serra do Cipó”, com ênfase na comunicação. Assim, a possibilidade de promover o produto/serviço, educar o cliente e evidenciar a qualidade da oferta da marca poderá ser ampliada e fortalecer o turismo na região.

No mesmo país, encontra-se o estudante do Campus Ouro Preto, Lucas Morais, que está finalizando a pesquisa “A formação de professores e o ensino de Ciências da Natureza: o caso do Instituto Politécnico em Bragança”. O trabalho trata da formação de professores do Curso de Licenciatura em Educação Básica (licenciatura e mestrado) no Instituto Politécnico de Bragança e tem como alvo estudantes e professores.

Em depoimento, Lucas conta como está sendo a experiência da pesquisa, “posso adiantar que cheguei para fazer uma pesquisa simples sobre como acontece o ensino de ciências nos ciclos básico da educação e o projeto mudou o foco para como acontece o ensino de ciências da natureza na formação de professores da licenciatura e mestrado do IPB”. O aluno volta ao Brasil em agosto e apresentará sua pesquisa na Reitoria e no campus.

registrado em: ,