Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno do Campus Arcos é premiado em Portugal

Aluno do Campus Arcos é premiado em Portugal

publicado: 17/06/2019 17h37, última modificação: 19/03/2024 10h34

A terceira colocação no Concurso de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, em Portugal, rendeu ao estudante Breno Mendonça, do Campus Avançado Arcos, uma menção honrosa ao final da competição. Aluno do curso de Engenharia Mecânica, Breno estuda no Instituto Superior de Engenharia do Porto (Isep) desde fevereiro, após ser aprovado no último edital do programa Internacionaliza IFMG.

O projeto apresentado nesse concurso, chamado Made in Isep, competiu com outros 40 inventos vindos de toda a Europa. Chamado “Descascador de grãos de café mecanizado”, o protótipo é voltado, aos pequenos produtores e foi desenvolvido em parceria com mais quatro colegas de Arcos: Geovane Tavares, João Victor Rodrigues, Nikael Vicenzo e Pedro de Melo.

O grupo pretende trazer praticidade para os agricultores e evitar o desperdício do produto, oferecendo uma máquina de pequeno porte, com custo acessível. Os próximos planos envolvem aperfeiçoar a máquina para possibilitar a separação da casca dos grãos, tornando o uso do equipamento ainda mais prático

Internacionaliza IFMG

Internacionaliza é o programa de Mobilidade Acadêmica do IFMG voltado aos estudantes de graduação que desejam desenvolver pesquisas, por meio de intercâmbio estudantil de até cinco meses, com instituições de ensino superior de Portugal conveniadas com o IFMG: os Institutos Politécnicos de Bragança, Guarda e Porto (do qual faz parte o  Instituto Superior de Engenharia do Porto). O programa está em sua terceira edição e oferece auxílio financeiro aos alunos selecionados para custeio parcial de despesas como alojamento, alimentação, seguro viagem internacional e passagens aéreas.