Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comemorações marcam os 65 anos do Campus São João Evangelista

Comemorações marcam os 65 anos do Campus São João Evangelista

publicado: 02/11/2016 23h00, última modificação: 06/03/2024 16h06
Exibir carrossel de imagens As alunas Larissa, Diovana, Maria Paula, Ana Carolina e Ana Luiza durante apresentação de trabalho

Fundado em 27/10/1951, o Campus São João Evangelista celebrou, na última semana, 65 anos de educação pública federal. Para comemorar, realizou entre outras atividades, a “VI Semana de Ciência e Tecnologia”, “IV Seminário de Integração Acadêmica” e o “Dia do Servidor”. Com isso, estudantes puderam apresentar projetos desenvolvidos nos cursos a membros não só do campus, mas também de várias escolas da região (confira fotos).

Uma viagem pelo tempo

A história da unidade teve início em 1947, quando Nelson de Sena e Demerval José Pimenta, juntamente com Oswaldo Pimenta, Monsenhor Antônio Pinheiro, Padre Davino Morais e Astrogildo Amaral fundaram a Sociedade Educacional Evangelistana. Em 1950, essa sociedade adquiriu de Ondina Amaral um terreno que possuía o nome “Chácara São Domingos” com uma área de 277,14 ha. Dava-se início, então, ao que hoje é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus São João Evangelista.

No dia 27 de outubro de 1951, foi publicado no Diário Oficial da União, um convênio entre a União e o Estado de Minas Gerais para a instalação da Escola de Iniciação Agrícola de São João Evangelista, então subordinada à Superintendência de Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura. Em 1964, a denominação de Escola de Iniciação foi alterada para Ginásio Agrícola. Posteriormente, com o decreto nº 83.995 de 4 de setembro de 1979, foi alterada a denominação de Ginásio Agrícola para Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista.

Em 29 de dezembro de 2008, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei nº 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os institutos federais. Assim, a então Escola Agrotécnica passou a fazer parte do IFMG.

Cursos em várias áreas

Com o apoio de professores e técnicos administrativos altamente capacitados, a unidade oferta os cursos técnicos em Agropecuária, Nutrição e Dietética e em Manutenção e Suporte em Informática, integrados ao Ensino Médio. Oferece também os cursos de graduação: Bacharelado em Agronomia, Bacharelado Engenharia Florestal, Bacharelado em Sistemas de Informação e Licenciatura em Matemática. Oferta, ainda, os seguintes cursos de pós: especialização em Meio Ambiente e em Pecuária Leiteira com ênfase em Tecnologias Sociais.

Na modalidade EAD, são ofertados os cursos técnicos subsequentes de Artesanato, Florestas e Reciclagem. Cursos de formação inicial e continuada são oferecidos pelo campus por ocasião da tradicional Semana da Família Rural e também em parceria com o Senar Minas durante o ano todo. Por meio do Pronatec, são ofertados cursos técnicos e de formação inicial e continuada em diversas áreas.