Notícias
Docente do IFMG é o 1º professor EBTT a ocupar cargo de secretário regional da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência
Escolhido com mais de 90% dos votos, o professor Pedro Luiz Teixeira de Camargo , do Campus Ouro Preto, é o primeiro docente EBTT - e de todo o IFMG - eleito para ocupar o cargo de secretário regional da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência em Minas Gerais (SBPC-MG). “O reconhecimento nas urnas de nosso esforço na defesa de um projeto estadual de desenvolvimento e reindustrialização de matriz sustentável só colabora na compreensão que este é o único caminho para que Minas Gerais volte aos trilhos que outrora ocupou”, revela o docente, que já integrava a SBPC como secretário regional adjunto.
Pedro irá ocupar o cargo pelos próximos dois anos e explica que um dos maiores desafios em Minas Gerais é a necessidade de superar os atuais modelos agroexportador e minerário arcaico. “É justamente aí que está a Ciência, pois é através das pesquisas é que temos condições de mudar essa lógica, fazendo da própria Fapemig um setor que traga investimentos capazes de retomar a construção de parques industriais e uma diversificação econômica”.
Além do ensino de Geografia para os cursos técnicos integrados e na graduação, no Campus Ouro Preto, o professor também leciona nos mestrados em Geografia (Campus Ouro Preto) e em Sustentabilidade Ambiental (Campus Bambuí). No entanto, sua ligação com o Instituto é mais antiga: Pedro Luiz cursou o ensino médio no então Cefet de Ouro Preto, por isso, acredita no poder transformador da educação e da Ciência. “Graças ao movimento estudantil, às políticas públicas de acesso e permanência, e ao Reuni, um ex-carteiro pôde se tornar docente e cientista, lecionando em dois programas de pós-graduação, com mais de 80 artigos e sete livros publicados. A Ciência muda vidas, como mudou a minha, por isso é tão importante combatermos sempre o negacionismo”.