Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Editora IFMG entra para o quadro de afiliados da ABEU

Editora IFMG entra para o quadro de afiliados da ABEU

publicado: 25/04/2023 10h08, última modificação: 08/03/2024 09h36

Desde o último dia 18 de abril, a Editora do IFMG faz parte do quadro de associados da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU). Com o número de filiação nº191, a filiação representa um avanço no reconhecimento do valor e do potencial da Editora do IFMG, trazendo mais visibilidade para os trabalhos técnicos, científicos e artísticos produzidos pelos servidores da instituição.

Criada em novembro de 2021 (clique aqui), a Editora do IFMG, ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPPG), já lançou edital para selecionar as primeiras obras que serão publicadas em formato e-book com o selo da editora. Os autores contemplados no Edital 77/2022 devem ser conhecidos em maio de 2023.

A  editora-chefe, Fernada Morcatti, fala sobre a importância na filiação do IFMG junto a ABEU. “Ampliaremos a visibilidade na promoção e difusão das obras publicadas pela Editora do IFMG, o que consequentemente representa o reconhecimento do valor e do potencial da nossa Editora. Além disso, a filiação nos trouxe a oportunidade de participar do  5º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica em conjunto com a 35ª Reunião Anual da ABEU, que será realizada de 8 a 11 de maio, em Lavras”, disse Morcatti.

Ela também ressaltou outros positivos nesta ‘parceria’. Dentre eles: impacto positivo nas avaliações pela CAPES das obras publicadas, participação em cursos da Universidade do Livro, inclusão de livros no catálogo unificado e facilidade na participação de eventos nacionais e internacionais.

Vale ressaltar que a Editora do IFMG  vem constantemente buscando melhorar a qualidade do processo editorial (revisão textual, tradução, diagramação, design e marketing das obras publicadas pela Editora), assim como, a qualidade da produção técnico-científica e artística dos servidores do IFMG, por meio das ações do “Programa de Qualidade do Processo Editorial”

Sobre a ABEU:

Atua desde 2 de setembro de 1987 de forma marcante no cenário nacional e internacional, por meio da participação em Bienais do Livro, Feiras e Encontros dentro e fora do país. Atualmente, congrega mais de cem editoras universitárias distribuídas no Brasil, visando o desenvolvimento da cultura editorial universitária, de modo corporativo e ético, fornecendo soluções, produtos e serviços adequados às necessidades dos associados, das instituições parceiras e dos leitores, contribuindo para as políticas do livro e da leitura no Brasil.

Saiba mais:

IFMG passa a contar com editora própria

registrado em: