Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante desenvolve sistema para otimizar a manutenção da iluminação pública em Formiga

publicado: 10/07/2017 00h00, última modificação: 10/07/2017 17h49

O aluno de Engenharia Elétrica Samuel Rodrigues S. Leite, estagiário da Secretaria Municipal de Obras e Trânsito de Formiga, orientado pelo professor Renan Souza Moura, realizou uma apresentação na 28ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Formiga referente ao trabalho de um Sistema de Informação Geográfica Aplicado para Gerência da Rede de Iluminação Urbana e Rural do Município de Formiga.

Samuel desenvolveu o sistema em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras e Trânsito para o georreferenciamento da manutenção da iluminação pública, identificando e analisando os problemas a partir de uma plataforma geográfica, a fim de agir de forma rápida, correta e confiável, criando rapidez e agilidade para tomar decisões para a prestação de serviço. “O sistema propõe a identificação dos defeitos em uma base geográfica, o cadastramento em uma base de dados, a gestão das equipes de trabalho, despacho dos serviços e o controle de materiais”, explica.

O estudante afirma que a utilização do sistema possibilita a elaboração de estudos para a redução dos custos de manutenção e operação, resultando em um melhoramento das instalações com maior agilidade e precisão.

Na reunião, o Secretário de Obras do município, Flávio Passos, complementou dizendo que o sistema irá auxiliar também na terceirização ao pleitear uma parceria público-privada, para elaboração conjunta de um projeto de cidade inteligente, um exemplo seria a substituição de todas as lâmpadas atuais por lâmpadas LED, promovendo maior eficiência energética.

Segundo foi apresentado na reunião, várias prefeituras vêm sofrendo com a manutenção da iluminação pública, desde que o Governo Federal passou os ativos de iluminação pública (luminárias, lâmpadas, relés e reatores) para sua responsabilidade.

Hoje, a cidade de Formiga consta com 8971 pontos de iluminação, incluindo a zona urbana e rural, dos quais foram registrados 900 relatos de defeitos compreendidos no período entre janeiro de 2017 até maio de 2017. Grande parte das manutenções já foi realizada e em breve o problema será solucionado.

O link para assistir a reunião da Câmara é: https://www.youtube.com/watch?v=7hGShtidiGI

Fonte: (Comunicação Campus Formiga)