Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno do Campus Ponte Nova está classificado para 2ª etapa do concurso Parlamento Jovem Brasileiro

Mateus Damasceno, estudante do curso técnico em Administração, disputa com outros três estudantes mineiros uma vaga para a final do evento, que será disputada em Brasília. A votação popular é um dos critérios para seleção.
publicado: 25/10/2023 14h24, última modificação: 06/03/2024 15h59

“Em meus 18 anos de vida, passei por situações de preconceito, racismo, capacitismo e a educação foi um marco na minha história. Acredito na política como uma oportunidade de conseguir justiça e garantir nossos direitos como cidadãos brasileiros, promovendo transformações de realidades! Mas sozinho não consigo e preciso estar no Parlamento Jovem Brasileiro para fazer minha voz alcançar mais lugares e mais pessoas para que possamos nos unir e fazer justiça pelos meus ancestrais e por todos os negros periféricos deste país! Não há mais tempo para mera indignação diante das estatísticas de desigualdade, é preciso ação pois o futuro é agora!”

Esse é um trecho do discurso apresentado por Mateus Damasceno, aluno do curso técnico em Administração no Campus Ponte Nova. Ele está classificado para a segunda etapa do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), uma iniciativa da Câmara dos Deputados, que oferece a estudantes do ensino médio de todo o país a oportunidade de simular a jornada de trabalho dos deputados federais.

Durante a primeira etapa do projeto cada estudante formulou um discurso como candidato a parlamentar jovem, a partir da análise de políticas públicas municipais, estaduais e nacionais e da escuta de outros jovens. O tema proposto para este ano é “A educação que queremos” e a proposta apresentada por Mateus é sobre educação inclusiva, políticas afirmativas e de acessibilidade. O discurso foi avaliado pela Secretaria Estadual de Educação, que deu nota máxima ao estudante do IFMG

Agora, na segunda etapa, ele concorre com outros três estudantes mineiros. Mateus gravou um vídeo do discurso (abaixo), que será avaliado pelo voto de três segmentos distintos: votação da Câmara dos Deputados, dos outros estudantes do PJB e votação popular, que pode ser feita até o dia 11 de novembro. Os critérios analisados são originalidade, clareza e persuasão.

Clique aqui para acessar o discurso

Parlamento Jovem Brasileiro (PJB)

O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa de educação para democracia, que anualmente oferece a estudantes do ensino médio de todo o país a oportunidade de simular a jornada de trabalho dos deputados federais. Os jovens tomam posse e exercem o mandato como deputados jovens durante cinco dias na Câmara dos Deputados, em Brasília. Foi criado pela resolução nº 12/2003. Podem participar, estudantes do ensino médio (e da Educação de Jovens e Adultos) que tenham entre 16 e 22 anos.

O programa é realizado em 3 etapas: local, estadual e nacional. O objetivo é que cada jovem conheça sua realidade a partir de uma questão que o mobilize dentro do tema deste ano. A etapa estadual, acontece até 10 de novembro, quando serão selecionados 108 estudantes (quatro por estado). Já a fase nacional ocorre na Câmara dos Deputados, em Brasília, entre 5 e 7 de dezembro. São 27 vagas e a missão dos(as) deputados(as) jovens será aprimorar as propostas que trouxeram de seus estados, elaborando, em conjunto, uma carta à Câmara. Essa carta deverá conter a mensagem que os jovens brasileiros querem transmitir aos deputados federais, suas necessidades, anseios e sonhos para a educação.

Clique aqui para votar no Mateus Damasceno