Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ex-alunos revisitam suas histórias no IFMG

Ex-alunos revisitam suas histórias no IFMG

publicado: 21/12/2016 13h09, última modificação: 21/12/2016 13h09

Ex-aluno Ivair Gontijo

O Campus Bambuí recebeu, em 31 de maio, a visita do físico e pesquisador da Nasa, Ivair Gontijo, ex-aluno da unidade (acima, no centro, com caderno na mão). Ele foi recebido pelos antigos colegas de turma, que o acompanharam num passeio pelo campus, no qual estudou há mais de 30 anos. Além de visitante, Ivair foi também palestrante, para um auditório lotado. Cerca de 600 pessoas das comunidades acadêmica e externa foram assistir ao ex-aluno, que falou sobre a missão Mars Science Laboratory (MSL), responsável pela construção e envio do veículo robô Curiosity ao planeta Marte. Veja entrevista que Ivair concedeu ao InterIFMG.

Ex-aluno João EdesioTambém foi entrevistado pelo InterIFMG, em 2016, o ex-aluno do Campus São João Evangelista, João Edésio Sousa (ao lado), que tem uma longa trajetória na área de Melhoramento Genético. Exemplo de trabalho e dedicação, iniciou suas atividades como estagiário e hoje gerencia duas equipes na Cenibra (Celulose Nipo Brasileira). No currículo, dois cursos superiores (Administração Pública e Ciências Biológicas), uma pós-graduação pela Universidade Federal de Viçosa e, claro, muitas florestas. Leia a entrevista com o profissional, na íntegra.

Histórias que se cruzaram
Em Congonhas, a comunidade do IFMG teve a grata surpresa de uma homenagem em dose dupla. André Felipe El Yark, 22 anos, ex-aluno do curso técnico em Mecânica, e Nazir de Paula Elyark Junior, 52 anos, técnico em Saneamento Básico pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): pai e filho, eles foram destaques acadêmicos em seus respectivos cursos, formaram-se juntos e fizeram história.

Congonhas: tal pai tal filhoPara se capacitarem, tiveram que conciliar a jornada de trabalho e os estudos. “Saía de casa às 6h30, trabalhava até as 17h e de lá ia direto para Congonhas, retornando às 23h30. Sem tempo para estudar em casa, dedicava todo tempo livre entre as aulas para estudar”, conta André. Nazir, 30 anos após a conclusão do Ensino Médio, viu no curso de saneamento básico uma oportunidade para se qualificar em Meio Ambiente, e se deslocava cerca de 100 km por dia depois de uma longa jornada de trabalho.

Apesar do cansaço com as viagens diárias, pai e filho carregam boas recordações. Nesse período, Nazir destaca as amizades construídas, as trocas de experiência, a capacitação dos professores e o compromisso da coordenação do Pronatec. Já para André, “estudar no IFMG foi uma experiência inigualável, uma vez que o ambiente contribui para o crescimento dos alunos por meio de uma excelente estrutura e profissionais extremamente qualificados”. E conclui: “São várias as recordações boas, mas a mais marcante foi poder compartilhar este momento não só com meus companheiros de curso, mas também com meu pai”.