Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Experiências de formação docente do IFMG são relatadas em livro

Experiências de formação docente do IFMG são relatadas em livro

E-book de autoria coletiva lançado pela Pró-Reitoria de Ensino apresenta vivências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Residência Pedagógica e formação docente. Obra é de acesso gratuito.
publicado: 21/12/2022 10h35, última modificação: 08/03/2024 11h08

Acaba de ser disponibilizado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFMG o livro "A formação docente no IFMG - Relatos de experiências e ações". Em formato digital, a obra traz 29 relatos de ações e projetos do Instituto, distribuídos ao longo de 270 páginas, compondo um panorama que permite refletir sobre os impactos que o IFMG tem alcançado na formação de professores.

O objetivo do e-book é reunir os relatos como forma de registro e testemunho do esforço que se tem empreendido no desafiador campo da formação docente no Brasil. Os relatos traçam um panorama desses programas e ações do ponto de vista de pessoas que estiveram envolvidas, sem pretensões de uma abordagem científica ou rigor metodológico.

Os textos, submetidos por servidores e estudantes responsáveis pelas atividades, estão organizados em duas categorias: Pibid e PRP, que abordam experiências relativas à ação dos bolsistas no espaço escolar, apresentação de dados relativos aos programas, impactos nas comunidades, entre outros aspectos; e  formação docente, que fala sobre processos e metodologias empregadas na formação docente nos cursos de licenciatura, pós-graduação, formação inicial e continuada (FIC).

A formação docente no IFMG: Relatos de experiências e ações - 1ª edição - 2022

A preparação para o e-book teve início em 2020, com o lançamento de um edital para seleção dos relatos (68/2020). A iniciativa baseou-se na necessidade de registrar e compartilhar o conhecimento acumulado nos processos de formação docente da Instituição e vem integrar o conjunto de obras organizadas pela Proen com este intuito. Entre outros, já foram publicados livros com relatos de experiência na área de educação inclusiva, relações étnico-raciais, além do anuário dos projetos de ensino, já em sua terceira edição.

Acesse as publicações da Proen - clique aqui