Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Franceses em Santa Luzia: parceria pioneira no campus promoverá projetos bilaterais

publicado: 05/03/2020 10h55, última modificação: 18/03/2024 08h49

Apresentações em português, francês e inglês. Traduções feitas em meio às apresentações. Falas e informações sobre os projetos e, como é marca registrada entre jovens e adolescentes, muita música e até dança para mostrar diferentes ritmos culturais. Com essas palavras, pode se ter uma ideia de como foi a recepção aos franceses no primeiro encontro do projeto de intercâmbio entre Brasil e França: ‘Les GEMEAU au Brésil’ sediado no Campus Santa Luzia.

Recursos hídricos

O coordenador do projeto no campus, prof. Daniel Miranda, explica que o objetivo é identificar formas de cooperação entre as instituições dos dois países por meio do intercâmbio de alunos e professores. Com isso, pretende-se, no futuro, criar possibilidades para o envio de um grupo de Santa Luzia à CFA Agricole Public des Hauts de France - Site de Douai, bem como estabelecer parcerias em determinados projetos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso. As áreas envolvidas são recursos hídricos, paisagismo e ocupação territorial.

De acordo com a diretora de Relações Internacionais do IFMG, Ana Cristina Magalhães Costa, o projeto tem relação com o a área de Recursos Hídricos, que na França, mesmo no âmbito educacional, está ligada ao ministério da Agricultura do país. Em razão disso, essa parceria envolve visitas técnicas à Copasa, bem como à região onde ocorreu o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, entre outras atividades.

Em casa

Um outro aspecto diferenciado neste projeto é que, pela primeira vez, estudantes de outro país estão hospedados nas casas de estudantes brasileiros do IFMG. “Alunos da Engenharia Civil do CREA Santa Luzia e professores até fizeram uma seleção sobre que moradia seria mais compatível com cada estudante, considerando as características de cada um deles. Isso é importante devido a várias razões, entre elas, o fato de alguns serem vegetarianos”, explica Ana.

O diretor do Campus Santa Luzia, Wemerton Evangelista, afirma que “a abertura da instituição para projetos e ações de intercambio é importante, pois promove a troca de experiências, conhecimentos e vivencias entre docentes e discentes de países diferentes que trazem consigo uma bagagem cultura bastante diversa. Acreditamos que tais projetos fortalecem cada vez mais nosso campus e, no caso do ‘Les GEMEAU au Brésil’, vamos nos esforçar para que a parceria entre a França e o IFMG nos permita colaborações futuras em outros segmentos”.

Quem são eles...

O grupo francês é formado por duas professoras: Virginie Fouquet e Fanny de Oliveira Santos (esta última franco-brasileira) e nove estudantes. Entre os professores brasileiros, também fazem parte do projeto Gabriele Carvalho, Janaína Park, Lílian Carneiro e Lucélia Radin.

franceses.JPG

franceses2.JPG