Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG premia vencedores do Concurso de Contos Orgulhe-se!

IFMG premia vencedores do Concurso de Contos Orgulhe-se!

Conheça um pouco mais sobre o estudante Gabriel Silva, que levou o primeiro lugar.
publicado: 07/12/2022 15h30, última modificação: 08/03/2024 11h11

Primeiro concurso de contos do IFMG com temática LGBTQIA+, o “Orgulhe-se!” premiou, no dia 30 de novembro, uma das estudantes vencedoras. Letícia Maria Leal Oliveira, do Campus Santa Luzia, que ficou em quinto lugar, recebeu a coleção de livros "Heartstopper" das mãos do pró-reitor de Ensino, Carlos Bento. A entrega ocorreu durante a cerimônia de abertura do Encontro Esportivo, realizada no Campus Ouro Preto.

O primeiro lugar ficou com o estudante Gabriel Henrique Gomes da Silva, de 18 anos, que estuda Técnico Integrado em Administração no Campus Ribeirão das Neves. Ele venceu o concurso cultural com o conto “Perfeição: Primaveras Russas e Portas Abertas”. Finalizando o Ensino Médio, Gabriel conta que a ideia surgiu durante um encontro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e utilizou, para o processo de escrita, a percepção relacionada ao amor na comunidade LGBTQIA+ e que não se restringe apenas ao amor romântico.

“É motivador e muito bom ver que algo pelo qual eu tenho tanto apreço, como escrever, é reconhecido por uma instituição tão séria e com profissionais tão qualificados. E mais, é reconfortante que ações como essa tenham sido empreendidas no mês do Orgulho, mostrando o comprometimento do Instituto com as lutas sociais e o combate à LGBTQIA+fobia. Espero que o concurso se repita nos próximos anos”, conta o autor vencedor.

concurso-de-contos-premiacao.jpgFeliz e classificada em quinto lugar, a estudante Letícia Maria, do curso Técnico Integrado em Edificações, no Campus Santa Luzia, falou um pouco sobre o quão importante é sua rotina e como essa vivência contribuiu para a criação de seu conto. “O conteúdo foi decidido a partir de coisas que via no meu cotidiano pelo próprio campus, ou seja, tentei trazer uma identificação. Durante o processo de escrita e por meio da minha imaginação, pude trazer muitos elementos para que a história fosse desenvolvida”, disse ela.

Classificação concurso “Orgulhe-se!”

• 1° lugar - “Perfeição: Primaveras Russas e Portas Abertas”. Autoria: Gabriel Henrique Gomes da Silva - Campus Ribeirão das Neves
  • 2° lugar - “Amor de Biblioteca". Autoria: Marina Ribeiro Cunha - Campus Santa Luzia
  • 3° lugar - “Ônibus 244". Autoria: Nicole Araújo Miranda - Campus Bambuí
  • 4° lugar - “Primeiro Momento”. Autoria: Mariana Yoda Dutra - Campus Governador Valadares
  • 5° lugar - “Uma quinta-feira diferente de todas as outras”. Autoria: Letícia Maria Leal Oliveira - Campus Santa Luzia

Leia mais: Conheça os vencedores do do concurso de contos "Orgulhe-se!"