Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ginásio poliesportivo do Campus Governador Valadares é oficialmente inaugurado
conteúdo

Notícias

Ginásio poliesportivo do Campus Governador Valadares é oficialmente inaugurado

Cerimônia teve participação da comunidade acadêmica, representantes de instituições parceiras e autoridades políticas. Incluiu também uma visita às dependências do ginásio, que está entre os melhores de Minas Gerais
publicado: 02/05/2019 15h42, última modificação: 19/03/2024 14h18

A solenidade de inauguração do Ginásio Poliesportivo do IFMG - Campus Governador Valadares foi realizada no auditório da instituição, na tarde do dia 29 de abril. Alunos, servidores, representantes de instituições parceiras, do setor de esportes da prefeitura e autoridades políticas prestigiaram a cerimônia.

Compuseram a mesa de honra o reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória, o diretor-geral do Campus, Willerson Custódio da Silva, o deputado federal Leonardo Monteiro, o pró-reitor de Administração e Planejamento do IFMG, Leandro Antônio Conceição, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Teixeira, e o diretor municipal de Esporte, Guilherme Frossard.

07.jpgO diretor-geral relembrou a longa trajetória da construção do ginásio, iniciada em 2013, e agradeceu os esforços de todos. “Hoje é um momento de muita alegria para toda a comunidade acadêmica do IFMG, pois já era um anseio de todos a inauguração de um espaço amplo e adequado para a prática de esportes. O ginásio contribuirá para que não somente os nossos alunos, mas servidores e também comunidade externa venham praticar atividade física, contribuindo para o bem-estar físico e mental dos envolvidos”.

Em sua fala, o deputado Monteiro parabenizou o IFMG e demais envolvidos na concretização do ginásio. Relembrou a gênese da criação dos institutos federais junto ao Ministério da Educação, ressaltando seu empenhou para que a cidade fosse contemplada com uma unidade e, posteriormente, na doação de uma área para a construção do campus. “Toda a comunidade de Valadares tem de assumir esse instituto, abraçá-lo como um importante instrumento de indução do desenvolvimento regional. Refiro-me aqui à Prefeitura, ao setor produtivo, às associações comercial/empresarial, às cooperativas, às indústrias, ao sindicato de produtores e trabalhadores. Reforçamos que nosso mandato estará sempre à disposição do IFMG”.

Dever cumprido

10.jpgO reitor do IFMG considerou a conclusão do ginásio uma vitória coletiva. “Nosso sentimento é de dever cumprido. Essa obra foi feita com muita dificuldade pela gestão do campus, pela própria Reitoria que apoiou a proposta desde o início, e tantas outras pessoas que contribuíram para que a comunidade acadêmica, em especial os estudantes, pudesse desfrutar de um ambiente esportivo e educativo de qualidade como esse. Desejo que o espaço seja de muita alegria, de muito aprendizado mesmo. O ginásio também se configura como uma contrapartida para a sociedade, que é quem nos mantém, que faz com que o IFMG sobreviva. Obrigado e parabéns para todos nós”, concluiu Kléber.

O pró-reitor do IFMG, Leandro Conceição, destacou a grandiosidade do ginásio e as demais obras que estão acontecendo no campus. “De Belo Horizonte a Betim, e considerando esse eixo até Governador Valadares, não existe nada igual ao ginásio que vocês têm aqui. Um centro esportivo como esse pode atender à Prefeitura, ao campus e à região como um todo. Atualmente, estamos em andamento com uma obra de urbanização, além de construções modulares como forma de atender aos anseios da comunidade. O que nós acreditamos é que a comunidade e o município de Governador Valadares merecem muito mais. Nós vamos todos trabalhar por isso”, garantiu.

Sentimento dos estudantes

Para externar o que representa o ginásio para o seu principal público, os estudantes, foram convidadas Steffany Vasconcelos, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho, e Ana Clara Freitas, graduanda em Engenharia de Produção e presidente da Atlética das Engenharias do campus.

12.jpg“O ginásio pra gente é importante porque, atualmente, participamos de dois eventos universitários que tem como foco o esporte e a integração dos alunos da graduação em Engenharia de Minas Gerais. No ano passado, fomos aspirantes em um evento muito grande e conquistamos o 3º lugar geral na competição. Esse bom resultado não seria possível sem o uso do ginásio para a nossa preparação. Outro ganho de ter esse espaço é não precisarmos nos deslocar para outros pontos da cidade para realizar nossas práticas de esporte, lazer e convívio. O ginásio é muito bem feito! Todos que o conhecem ficam encantados com a estrutura, as quadras, os banheiros/vestiários”, relatou Ana Clara.  

“Em nome dos estudantes do Ensino Médio, venho agradecer à Direção e à Reitoria por mais essa conquista. A inauguração do ginásio poliesportivo representa uma nova etapa para o nosso campus, na qual as atuais turmas e ainda as que estão por vir contarão com um espaço legitimado para a atividade física e outras práticas em geral. Ressalto ainda a contribuição para a aproximação com a comunidade externa por meio da realização de eventos próprios do campus e de outras instituições fazendo com que aumente a visibilidade e o reconhecimento do Instituto em nossa região”, considerou Steffany.

Após a cerimônia de inauguração no auditório, todos foram convidados a seguir para o ginásio poliesportivo para acompanharem o corte da fita, ato que simbolizou, oficialmente, a inauguração do local. Em seguida, o público pode conhecer alguns equipamentos e ambientes, como quadras, banheiros, salas de aula, mezanino, entre outros.

Ginásio poliesportivo do Campus entre os melhores de Minas Gerais

A edificação do ginásio é composta por pavimento térreo com área de 2.280,00 m² e mezanino com área de 318,72 m², totalizando 2.598,72 m² de área construída.

04.jpgPossui quadra poliesportiva com as dimensões oficiais para os quatro principais esportes de quadra: basquetebol, voleibol, handebol e futsal. Sua estrutura física se destaca ainda por conter tabelas oficiais de basquetebol, placar eletrônico, vestiários, sanitários para o público, lanchonete, salas multimídia, de material esportivo, do professor com bancada e pia, de primeiros socorros, espaço reservado para guarda de tabelas móveis de basquete e para alambrados móveis, palco, mezanino para jogos de mesa (damas, xadrez, outros) e bilheteria. As arquibancadas possuem capacidade para 888 lugares, sendo 14 destinadas a portadores de necessidades especiais.

Entusiasmado, o professor de educação física, Danilo Moreira, comentou o potencial e benefícios que o novo ambiente trará para a coletividade. “O ginásio poliesportivo do IFMG-GV é realmente diferenciado na região. Trata-se de um ótimo espaço destinado à prática esportiva o qual atenderá a toda a comunidade. Aos estudantes do ensino médio, propiciará que as aulas de educação física sejam realizadas com excelência. Aos estudantes do ensino técnico subsequente e superior, servirá como espaço destinado às atividades esportivas e competições acadêmicas. À comunidade externa, será espaço mais que propício para sediar eventos esportivos e favorecer a integração. Enfim, a construção de um ginásio deste porte é um ganho tremendo para a cidade de Governador Valadares”, comemorou.

Investimento

De acordo com a Direção de Administração e Planejamento (DAP) do Campus Governador Valadares, o valor aproximado do investimento foi de R$ 5 milhões. A obra abrange, além da construção do ginásio poliesportivo, o tratamento urbanístico do seu entorno imediato, prevendo terraplenagem do terreno com a criação de taludes, pavimentação, estacionamento de veículos, tratamento paisagístico, drenagem externa e iluminação externa. O período de construção do ginásio ocorreu entre os anos de 2014 e 2016.

Clique e veja mais fotos da inauguração!

Texto e fotos: Ascom - Campus Governador Valadares