Você está aqui: Página Inicial > Notícias > giro_campi > Campus Ouro Preto recebe seu primeiro pesquisador de pós-doutorado
conteúdo

Notícias

Campus Ouro Preto recebe seu primeiro pesquisador de pós-doutorado

Francisco Ladeira atuará no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (ProfGEO) e investigará os imaginários geopolíticos de estudantes do ensino médio sobre a Palestina
publicado: 01/12/2025 17h07, última modificação: 01/12/2025 17h07

O Campus Ouro Preto recebeu, em novembro, seu primeiro pesquisador de pós-doutorado, que atuará no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (ProfGEO).

O pesquisador Francisco Fernandes Ladeira, doutor em Geografia pela Unicamp e jornalista com passagem por veículos como Revista Fórum, Jornal O Tempo e Observatório da Imprensa, desenvolverá sua pesquisa sob a supervisão do professor Pedro Luiz Teixeira de Camargo. Seu projeto investigará os imaginários geopolíticos de estudantes do ensino médio sobre a Palestina.

A temática já era objeto de estudo de Francisco desde seu mestrado, concluído em 2018. Naquela ocasião, sua pesquisa constatou que os imaginários geopolíticos dos jovens eram fortemente influenciados pelos discursos veiculados pela grande mídia. Países representados de forma positiva nos noticiários tendiam a ser vistos de maneira favorável pelos estudantes, enquanto nações estigmatizadas recebiam avaliações negativas.

Agora, no entanto, o pesquisador observa que transformações relevantes – tanto no contexto geopolítico global quanto no cenário midiático – motivaram a retomada da investigação. De acordo com Francisco, os grandes grupos de comunicação, embora ainda influentes, passaram a dividir espaço com novos atores discursivos, como a imprensa progressista online e as redes sociais.

Um exemplo dessas mudanças pode ser observado em estudo da Genial/Quaest, que apontou que, entre 2023 e 2025, os brasileiros passaram a ter visões mais positivas sobre a China – país antes estigmatizado pela grande mídia – do que sobre Estados Unidos e Israel, tradicionalmente noticiados de forma favorável.

Diante desse novo contexto, surge uma pergunta central: os estudantes do ensino médio ainda são majoritariamente influenciados pela grande mídia na formação de suas percepções geopolíticas? A resposta será conhecida em um ano, com a conclusão da pesquisa de pós-doutorado de Francisco Ladeira.

Fonte: Comunicação Campus Ouro Preto