Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG avança em parceria para implantação de Parque Tecnológico em São Gonçalo do Rio Abaixo
conteúdo

Notícias

IFMG avança em parceria para implantação de Parque Tecnológico em São Gonçalo do Rio Abaixo

Ato de assinatura da aliança ocorreu na segunda-feira, 20 de outubro.
publicado: 23/10/2025 12h28, última modificação: 24/10/2025 10h40

O Instituto Federal de Minas Gerais firmou, em 20 de outubro, aliança estratégica com o município de São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) para implantação de uma unidade do Parque Tecnológico Distribuído do IFMG. O ato de assinatura simboliza o processo inicial de um ecossistema projetado para ser o catalisador do desenvolvimento regional e interiorização da ciência, tecnologia e inovação, transformando potencial humano em prosperidade sustentável.

A iniciativa é resultado de uma trajetória institucional articulada e coletiva, concebida pela pró-reitora de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação (PRIPPG), Gislayne Gonçalves; pelo coordenador de Inovação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) Gérber Leite; pelo responsável do setor de Prospecção de Projetos e Parcerias, Robert Gomes e; a expertise dos Centros de Excelência – Fabiana Couto e Sílvia Almeida, juntamente com o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos –; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Quintão; a secretária de Educação, Lucinda Barcelos e o secretário de Ciência e Tecnologia do município de São Gonçalo do Rio Abaixo.

A proposta da parceria se estrutura em quatro eixos interdependentes: Ambiente de Inovação; Ambiente Empresarial; Centros de Excelência; e Desenvolvimento Humano e Organizacional. O Ambiente de Inovação funcionará como um arcabouço de ideias, com programas de incubação, espaços de coworking e laboratórios maker. O Ambiente Empresarial oferecerá a estrutura para hospedagem de startups e modernização das cadeias produtivas já existentes, por meio de projetos de pesquisa e desenvolvimento (PD&I).

Os Centros de Excelência, dedicados à pesquisa aplicada com foco nas vocações locais — da agricultura de precisão à inteligência artificial. Para o Desenvolvimento Humano e Organizacional serão ofertados qualificações e acesso ao conhecimento, com uma gama de cursos que vão da formação inicial a especializações de pós-graduação, voltados para as demandas reais do mundo do trabalho.

Para a integrante da Pró-Reitoria de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação, Camila Pereira, "ver um município que recebe royalties minerários assumir postura proativa na construção de alternativas sustentáveis, voltadas ao desenvolvimento de pessoas e empresas para além da mineração, é inspirador, me encheu de esperança, como pesquisadora de arranjos produtivos locais", enfatiza.

A proposta de valor desta aliança é clara e consolidada: impulsionar a região para um futuro em que a principal matéria-prima é o conhecimento científico aplicado. Trata-se de uma estratégia para diversificar a matriz econômica atual da região, oferecendo uma alternativa robusta e criativa à mineração. A Unidade Tecnológica do IFMG-SGRA nasce, portanto, com a missão de conectar o talento local à vanguarda tecnológica e acadêmica, consolidando um novo paradigma de desenvolvimento que valoriza a identidade regional, a diversidade de saberes e a geração de riqueza com propósito, tendo em vista o empreendedorismo e a inovação.

Leia mais:
IFMG começa a implantar Parque Tecnológico Distribuído