Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG e prefeituras estudam locais de implantação dos novos campi

IFMG e prefeituras estudam locais de implantação dos novos campi

Reitor do Instituto reuniu-se, nos últimos dias, com prefeitos de Belo Horizonte, Bom Despacho e Sete Lagoas
publicado: 27/03/2024 09h20, última modificação: 27/03/2024 10h03

O reitor do IFMG, Rafael Bastos, reuniu-se com prefeitos de três das cidades onde serão instaladas novas unidades do Instituto: Belo Horizonte (21/03), Bom Despacho (22/03) e Sete Lagoas (25/03), em visitas que têm o intuito de avaliar as infraestruturas existentes.

Segundo o dirigente do IFMG, as negociações com as prefeituras para a escolha dos imóveis que abrigarão as instalações dos novos campi já estão em andamento. “É uma fase muito significativa, afinal, quanto mais adequada for a infraestrutura do espaço a ser entregue ao Instituto, mais recursos nós teremos para investir em dependências complementares para o desenvolvimento de atividades nas novas unidades", explica Rafael, acrescentando que a Instituição também mantém o foco na consolidação das unidades existentes.

O reitor ainda esclarece que há uma previsão de R$25 milhões em investimentos para cada um dos campi a serem implantados. Assim, "é importante que IFMG pense a criação dessas unidades considerando tal previsão orçamentária", finaliza. Posteriormente, serão tratadas etapas como definição de eixo de atuação, número de alunos, entre outras também consideradas fundamentais.

Além de Belo Horizonte, Bom Despacho e Sete Lagoas, há previsão de instalação de unidades em João Monlevade e Caratinga. Ao todo, Minas Gerais receberá oito novos campi, contemplando, também, as cidades de Itajubá (IFSul de Minas), São João Nepomuceno (IF Sudeste de Minas) e Minas Novas (IFNMG), conforme anuncio feito pelo MEC no início deste mês de março. Foram priorizados municípios que não possuem Institutos Federais (IFs) ou que têm baixa cobertura de educação profissional. Com um investimento estimado de R$ 200 milhões, as novas unidades devem gerar 11.2 mil vagas.

Minas Gerais receberá oito novos campi de Institutos Federais
MEC anuncia criação de novos campi do IFMG