Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG participa de missão internacional para promover o Queijo Minas Artesanal de Casca Florida Natural

Grupo de pesquisadores participou de uma série de eventos do setor queijeiro, entre os dias 13 e 22 de abril
publicado: 20/05/2024 14h32, última modificação: 04/06/2024 12h27
Exibir carrossel de imagens Da esquerda para a direita: Marta Taniwaki (Ital), o Dr. Jens Frisvad, a professora Fabiana Couto e Daniel Arantes (Epamig)

Acompanhados do Dr. Jeans Frisvad, da Universidade Tecnológica da Dinamarca, um dos maiores taxonomistas de fungos do mundo, o Grupo de Pesquisa do Queijo Minas Artesanal do Campus Bambuí, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) do IFMG e o Instituto de Tecnologia de Alimentos de São Paulo (Ital)  participaram de uma série de eventos do setor queijeiro, entre os dias 13 e 22 de abril.

A primeira parada ocorreu na cidade de São Paulo, durante o  3º Mundial do Queijo do Brasil.  Após o evento, a equipe se deslocou até o laboratório do Ital, em Campinas (SP), para caracterizar espécies de fungos que foram isolados do Queijo Minas Artesanal de Casca Florida. Depois de conhecer o município de Capitólio e a Serra da Canastra, o grupo seguiu para São Roque de Minas, onde se reuniu com a Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan). Os pesquisadores apresentaram os resultados da pesquisa realizada ao longo dos últimos dois anos na região, acompanhados do pesquisador da Epamig, Daniel Arantes. O Dr. Jeans Frisvad também visitou duas queijarias e pôde visualizar os fungos que crescem nos queijos artesanais.

No último dia da missão a equipe foi à Reitoria do IFMG, em Belo Horizonte, para conversar com o reitor Rafael Bastos, o pró-reitor de Extensão José Roberto de Paula e a representante da DRI, Cátia Barros de Souza. Logo depois, o grupo seguiu até a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, para uma reunião com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Almeida Fernandes, o subsecretário, Caio Coimbra, os representantes do Instituto Mineiro de Agropecuária, André Almeida Duch e Liliane Menezes. No encontro foi discutido como garantir a segurança micológica do queijo artesanal e a regulamentação dos Queijos de Casca Florida.

A equipe da missão foi composta pela Profa. Fabiana Couto (IFMG-Bambuí), Prof. Gustavo Lacorte (IFMG-Bambuí), Marta Taniwaki (Ital), Oiti de Paula (DRI) e Jens Frisvad (Universidade da Dinamarca), além do apoio dos diretores dos campi Bambuí, Formiga e Piumhi.

Dr. Jeans Frisvad (ao centro), durante visita a uma queijaria na Serra da Canastra“Estamos vivenciando um momento muito importante do Queijo Minas Artesanal de Casca Florida Natural, porque a regulamentação está sendo criada neste momento, na Secretaria de Agricultura de Minas Gerais. Conhecer a biodiversidade de fungos filamentosos que crescem nos queijos e estabelecer parâmetros que possam impedir que espécies indesejáveis cresçam é essencial para garantir a segurança deste alimento. Agradecemos e reverenciamos a união da Reitoria com os campi Bambuí, Formiga e Piumhi, para a concretização desta missão internacional. É através deste compromisso que iremos fortalecer e tornar o IFMG, um centro de referência em queijos artesanais”, comentou a Profa. Fabiana Couto.

Saiba mais: Pesquisadora de Bambuí representa o IFMG em evento para regulamentação do queijo artesanal de casca florida