Notícias
Intercambistas do Programa Delfín são recebidos em cerimônia de boas-vindas na Reitoria
Na última sexta-feira, 6 de junho, a Reitoria do IFMG recebeu estudantes mexicanos, colombianos e peruanos participantes do Programa Interinstitucional para el Fortalecimiento de la Investigación y el Posgrado del Pacífico (Programa Delfín). O encontro marcou a chegada dos 34 intercambistas que desenvolverão projetos de pesquisa em oito campi e na Reitoria do IFMG, entre os dias 9 de junho e 25 de julho. Outros oito estudantes também participarão do programa de forma remota.
Estiveram presentes no encontro o reitor, Rafael Bastos; o pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura, José Roberto de Paula; a pró-reitora de Inovação, Pesquisa e Pós-graduação, Gislayne Gonçalves; e o diretor de Relações Internacionais, Oiti de Paula, a conselheira técnica do IFMG no Programa Delfín, Nilza Yolanda Ruiz Leite Ribeiro, além de assessores do programa e servidores da Reitoria e dos campi.
Durante o acolhimento, os estudantes se apresentaram e receberam informações sobre o funcionamento do programa, a estrutura do Instituto e os próximos passos a serem seguidos. A atividade também teve como objetivo apresentar a cultura institucional e reforçar o compromisso do IFMG com o intercâmbio de conhecimentos e o fortalecimento da ciência de forma colaborativa.
Os campi que estão recebendo os estudantes são: Bambuí, Ibirité, Sabará, Santa Luzia, Ouro Preto, Ouro Branco e São João Evangelista. Já as atividades virtuais contarão com a participação do Campus Formiga e da Reitoria.
A participação do IFMG no Programa Delfín foi viabilizada após convite formal recebido no início do ano. Em um esforço conjunto de pró-reitorias, direções-gerais e servidores dos campi, o IFMG conseguiu mobilizar docentes e pesquisadores de diferentes áreas, totalizando 46 assessores cadastrados na plataforma do programa, com projetos aprovados para receber os intercambistas.
Sobre o Programa Delfín
Criado em 1995 no México e atualmente em sua 30ª edição, o Programa Delfín promove a mobilidade acadêmica e o fortalecimento da colaboração internacional entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa. Com mais de 300 instituições envolvidas de países como México, Colômbia, Costa Rica, Peru, Nicarágua, Estados Unidos e Equador, o programa conta, pela primeira vez, com a participação do Brasil – sendo o IFMG a instituição na iniciativa.
Saiba mais:
Clique aqui | Oportunidade de intercâmbio acadêmico com o Programa Delfín!