Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitiva do IFMG visita IFSULDEMINAS para troca de experiências em EaD

Comitiva do IFMG visita IFSULDEMINAS para troca de experiências em EaD

Encontros foram realizados nas cidades de Pouso Alegre e Muzambinho, onde os servidores foram recebidos no Instituto Federal do Sul de Minas.
publicado: 09/11/2022 09h32, última modificação: 09/03/2024 08h06

A busca pela contínua melhoria nos serviços prestados pelo IFMG levou uma comitiva da instituição até o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) para conhecer a infraestrutura e o know-how na área da Educação a Distância (EaD). A visita técnica aconteceu entre os dias 25 e 27 de outubro, na Reitoria, em Pouso Alegre, e no Campus Muzambinho.

Estiveram representando o IFMG o diretor de Programas e Projetos de Extensão, Niltom Vieira Júnior; o diretor de Planejamento Educacional, Mário Luiz Viana Alvarenga; o diretor de Pós-graduação, Tiago Simão Ferreira; o diretor de Desenvolvimento Institucional, Wilson José Vieira da Costa; o coordenador de Educação a Distância, Renan Inácio Ramos; e os servidores Alessandro Almeida Schwonke e Cleder Tadeu Antão da Silva, lotados na Ead/Reitoria.

Em Pouso Alegre, a comitiva foi recebida pelo reitor do IFSULDEMINAS, Cléber Ávila Barbosa, o  pró-reitor de Ensino, Luís Carlos Dias Rocha, e pelos diretores de Desenvolvimento Institucional, Marcelo Bregagnoli, e de Educação a Distância, Evandro Moreira.

Segundo eles, o IFSULDEMINAS é o instituto com maior número de matrículas na modalidade a distância entre os institutos mineiros. “Em 2021, foram quase 35 mil matrículas registradas na Plataforma Nilo Peçanha (PNP), edição de 2022”, disseram.

Nos encontros realizados, foi apresentado o histórico do desenvolvimento das políticas de EaD do instituto sul-mineiro, os aspectos financeiros, modelos de oferta, modelos de financiamento, níveis de oferta, programas implementados e modelos de associação com polos parceiros. Também foram mostradas a infraestrutura da plataforma usada na instituição.

Já no dia 27 de outubro, a equipe do IFMG se deslocou para a cidade de Muzambinho, onde se reuniram com a diretoria de EaD do campus. Foi realizada uma visita técnica às instalações do CEAD e também mostrada a experiência na oferta de cursos superiores a distância. As professoras Cristiane Gris e Valdirene Costa falaram sobre aspectos de planejamento, financiamento, pedagógicos, acadêmicos, equipe multidisciplinar, plataforma e avaliação pedagógica externa.

registrado em: ,