Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oficina de ideias

Oficina de ideias

Iniciativa do Campus Sabará promove acompanhamento individual para melhorar o desempenho dos alunos em redações do Enem
publicado: 22/03/2019 14h06, última modificação: 19/03/2024 14h38
Exibir carrossel de imagens A monitora Lorena Barbosa auxilia os estudantes durante a oficina

A monitora Lorena Barbosa auxilia os estudantes durante a oficina

“A maioria dos nossos estudantes de 3.º ano conseguem notas acima de 800 no ENEM e vagas  em graduações públicas e privadas. A oficina tem se mostrado uma estratégia eficiente no aprimoramento da escrita dos alunos e tem sido muito bem recebida por eles”, define o Ricardo Machado Rocha, docente do Campus Sabará.

O professor de Língua Portuguesa e Literatura refere-se à Oficina Permanente de Redação, da qual é coordenador. Desde 2017, os estudantes dos cursos integrados da unidade têm acompanhamento individual, duas vezes por semana. Segundo Ricardo, o processo de escrita e correção é feito durante os horários da oficina: “o aluno pode reescrever e revisar um texto quantas vezes forem necessárias para atingir um resultado satisfatório. Além disso, uma vez por mês os alunos podem fazer, voluntariamente, duas redações Enem, explica ”.

Monitorada pela estagiária Lorena Barbosa, que cursa Letras da UFMG, a Oficina prioriza estudantes dos terceiros anos, mas é aberta a todos os alunos dos cursos integrados. O público principal conta com 30 alunos frequentes, mas oficina é aberta a mais ou menos 250 discentes.