Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João Evangelista: Pós-Graduação em Ensino e Tecnologias Educacionais está com inscrições abertas
conteúdo

Notícias

São João Evangelista: Pós-Graduação em Ensino e Tecnologias Educacionais está com inscrições abertas

Interessados podem se candidatar a uma das 40 vagas até 8 de fevereiro. O curso gratuito é ofertado na modalidade a distância com aulas on-line às terças-feiras.
publicado: 05/12/2022 15h09, última modificação: 08/03/2024 11h16

O Campus São João Evangelista torna público o Processo Seletivo para alunos do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino e Tecnologias Educacionais.  As inscrições vão de 1º de dezembro de 2022 a 8 de fevereiro de 2023, a uma taxa de R$20.

Sobre o curso

O curso - com ênfase em Ensino de Matemática, Biologia, Física, Química, em Alfabetização Científica, Educação em Humanidades ou Educação Profissional e Tecnológica - é ofertado na modalidade de Ensino a Distância (EaD) e tem o objetivo de propiciar, além de uma sólida formação conceitual, o aperfeiçoamento das práticas educativas, valendo-se dos conceitos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, bem como da Alfabetização Científica. As aulas síncronas ocorrerão por meio de plataformas como Google Meet, Zoom e Microsoft Teams às terças-feiras, das 18h40 até 22h40.

A especialização está organizada de maneira a preparar o egresso para o aprimoramento de sua prática profissional e para a continuidade dos seus estudos em outros níveis de pós-graduação (como mestrado e doutorado), em razão da ênfase na capacitação para a pesquisa científica.

Vagas

Neste Processo Seletivo, para ingresso no primeiro semestre de 2023, estão sendo ofertadas 40 vagas, sendo distribuídas da seguinte forma:

  • 8 vagas para candidatos de todo país autodeclarados negros ou pardos ou indígenas ou deficientes;
  • 4 vagas para servidores efetivos de todos os campi do IFMG;
  • 14 vagas para professores em exercício nas redes públicas de ensino (municipal, estadual ou federal) e portadores de diploma de graduação e/ou declaração de conclusão de curso, expedida há, no máximo, um ano;
  • 14 vagas para graduados em diferentes áreas do conhecimento.

Para se candidatar, é preciso possuir graduação em qualquer área do conhecimento, com diploma de curso superior autorizado, reconhecido ou validado pelo Ministério da Educação (MEC) e/ou declaração de conclusão de curso, expedida há, no máximo, um ano e estes deverão optar, única e exclusivamente, por uma das categorias elencadas. A seleção e classificação dos candidatos se dará através da avaliação de Memorial Acadêmico Profissional redigido pelo candidato. 

O período de inscrições será de 1º de dezembro de 2022 à 8 de fevereiro de 2023. Será cobrada uma taxa de inscrição de R$20,00. Candidatos inscritos no CauÚnico ou membro de família de baixa renda podem solicitar a isenção da taxa de inscrição até 9 de janeiro de 2023. O passo a passo para gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) para realização do pagamento da taxa de inscrição está disponível no Edital.

O início das aulas está previsto no Cronograma (Anexo 3) para 21 de março de 2023.

Dúvidas

Em caso de dúvidas em relação ao edital, o candidato poderá enviar mensagem eletrônica para o e- mail pos.ensino.tecnologias.sje@ifmg.edu.br ou cre.sje@ifmg.edu.br.

ACESSE AQUI O EDITAL E OS ANEXOS.