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Prestação de contas: IFMG publica Relatório de Gestão com resultados do 1º semestre de 2023

Documento reúne informações consolidadas até 30 de junho e traz direcionamentos para a próxima gestão do IFMG. Relatório foi elaborado a partir de decisão do reitor Kléber Glória de conferir mais transparência à transição.
publicado: 05/09/2023 12h51, última modificação: 07/03/2024 08h42

Como uma das ações que integram a fase de transição entre a antiga e a nova gestão do IFMG, a Reitoria publicou, no dia 29 de agosto, o Relatório de Gestão 2023 (parcial para a transição), referente ao primeiro semestre do ano. O documento de quase 400 páginas apresenta informações consolidadas até 30 de junho de 2023 e direcionamentos para ações continuadas e em execução até a data de posse do novo reitor, o professor Rafael Bastos, que terá mandato de 2023 a 2027.

“Considerando o processo democrático, a necessidade de continuidade das ações institucionais e a redução de riscos à comunidade acadêmica e à sociedade, é que a atual gestão do IFMG tomou a iniciativa de publicar o Relatório de Gestão, referente ao primeiro semestre deste ano. É indispensável, afinal, que o reitor eleito e seus representantes se apropriarem das informações de gestão e governança, de patrimônio e recursos orçamentários, de execução do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente, das ações institucionais continuadas e daquelas em execução no exercício de 2023. O objetivo deste documento, portanto, é dar suporte à nova gestão, comprovando os resultados alcançados frente aos objetivos estabelecidos para este período”, afirma o reitor, professor Kléber Gonçalves Glória.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Institucional, Wilson José Vieira da Costa, responsável pela organização das informações, o documento está estruturado com base no modelo de Relato Integrado, conforme feito em anos anteriores, mas com informações adicionais específicas para a transição. “O intuito é apresentar as informações de maneira clara e coesa, a fim de permitir a avaliação do resultado de acordo com os objetivos e metas definidos e, de forma concomitante, constituir fonte de informação para a transição”, explica.

O Relatório está dividido em cinco capítulos, que fazem um panorama da instituição, apresentando informações sobre a estrutura organizacional, missão, visão e valores, governança e estratégia, além de pontuar riscos, oportunidades e perspectivas. O capítulo 4 traz os dados de desempenho da gestão e informações para a transição nas áreas de ensino, pesquisa, inovação e pós-graduação, extensão, assuntos estudantis, relações internacionais, comunicação, administração, planejamento e infraestrutura, desenvolvimento institucional, gestão de pessoas e tecnologia da informação.

Esse conjunto de resultados aponta os objetivos alcançados em 2023, os principais programas, projetos e iniciativas; indicadores de desempenho; monitoramento de metas; justificativas para o resultado. Além disso, traz informações à gestão 2023-2027 sobre os macroprocessos críticos, as ações continuadas ou em execução, os sistemas oficiais de governo e internos de gestão, a composição da força de trabalho, os contratos continuados, acordos e convênios; além de considerações e apontamentos.

Com a publicação desse documento, ficará sob a responsabilidade da nova gestão elaborar as informações complementares para o Relatório de Gestão 2023 nos prazos normativos estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), quando do fim do exercício de 2023. Esse trabalho deverá ser realizado nos primeiros meses de 2024.

Acesse o Relatório de Gestão 2023 parcial para a transição