Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proex lança novas edições do anuário e dos anais do II Seminário Saberes da Extensão
conteúdo

Notícias

Proex lança novas edições do anuário e dos anais do II Seminário Saberes da Extensão

publicado: 16/02/2022 13h51, última modificação: 12/03/2024 09h26

A Pró-Reitoria de Extensão lançou duas novas edições de publicações do IFMG: o Anuário de Extensão, que chega ao quarto número; e os anais do II Seminário Saberes da Extensão, evento vinculado ao Planeta IFMG.

Anuário de Extensão

A nova publicação apresenta 44 projetos, eventos e cursos subdivididos em sete grupos temáticos: Educação, Cultura, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Saúde, Trabalho e Direitos Humanos e Justiça. As ações foram desenvolvidas ao longo de 2020, um ano marcado pela pandemia de Covid-19.

O material é composto por breves relatos de experiência das ações de Extensão que ocorrem em interação com a comunidade externa em diferentes temáticas.  São apresentados os problemas e objetivos das ações realizadas com destaques para as lições aprendidas e as trocas de saberes por meio de depoimentos dos atores envolvidos, imagens, bem como as descrições do desenvolvimento das intervenções, os resultados alcançados e as implicações analisadas para o desenvolvimento de futuras intervenções, novas propostas e parcerias.

O anuário está disponível tanto na versão impressa quanto na on-line e ambas possuem código ISSN, sistema internacional padronizado de publicações em série.

IV ANUÁRIO DE EXTENSÃO


Saberes de Extensão

Os anais do II Seminário Saberes da Extensão – evento articulado ao Planeta IFMG, abordam aspectos relacionados à Pesquisa, Extensão, Empreendedorismo e Inovação como vetores do desenvolvimento socioeconômico local e regional. O material contempla uma mostra, em sessão pública, de relatos de experiência de ações dialógicas entre o IFMG e a comunidade externa.

Realizado entre os dias 7 e 9 de julho de 2021, o evento deu continuidade ao já conhecido Planeta Inovação, produzido em duas edições, abarcando, atualmente, além da Pesquisa e Inovação, o Ensino e a Extensão.

Com o objetivo de promover a troca de saberes entre os campi e as diferentes áreas da extensão, os textos abordam temas relacionados ao desenvolvimento, tecnologia e inovação e trazem uma mostra das ações intermediadas pelos coordenadores e equipes nas diversas áreas que abrangem a extensão: comunicação; cultura; educação; direitos humanos e justiça; meio ambiente; saúde; trabalho; tecnologia e produção.

Em especial, neste ano de 2021, durante o Saberes da Extensão, ocorreu o lançamento do portal do Centro de Memória do IFMG, ocasião em que foi apresentada uma mesa redonda sobre as etapas de proposição e de implantação do portal e a participação dos membros da equipe vinculada à Diretoria de Cultura, Esportes e Relações Institucionais. Além disso, em virtude do período de pandemia, todas as atividades foram realizadas em plataforma virtual.

ANAIS DO II SEMINÁRIO SABERES DA EXTENSÃO