Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do Campus Betim desenvolve dispositivos para armazenamento de energia

Projeto do Campus Betim desenvolve dispositivos para armazenamento de energia

Novas tecnologias se apoiam em nanomateriais com foco no emprego de energia alternativa.
publicado: 11/05/2020 15h36, última modificação: 18/03/2024 08h08

Na última semana, instituições de pesquisa e de ensino de todo o país se reuniram na "Marcha Virtual pela Ciência". O evento promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi transmitido pelas redes sociais e ainda promoveu um 'tuitaço' em defesa da ciência no enfrentamento do coronavírus. O IFMG utilizou a plataforma para divulgar diversos projetos de pesquisa que têm sido desenvolvidos nos campi.

Dentre as pesquisas, o Campus Betim tem se dedicado à pesquisa com dispositivos híbridos de íon-lítio para armazenar energia utilizando nanomateriais de carbono. O projeto é liderado pelo professor João Paulo Campos Trigueiro, docente da área de Química, que tem se dedicado ao tema há quase 10 anos. Segundo ele, várias abordagens para a construção de supercapacitores foram feitas visando à obtenção de dispositivos mais eficientes energeticamente e que venham a atender cada vez mais as necessidades impostas pela sociedade moderna.

A inovação em dispositivos para atendimento de demandas do setor de energia pela produção de supercapacitores com altas capacitâncias, densidades de energia e potência, sólidos, leves, flexíveis e de fácil miniaturização é um objetivo de alta relevância tecnológica. “Isso já pode ser verificado nas áreas de energia para memória de “backup” e, em uma escala maior, no desenvolvimento de sistemas híbridos bateria/capacitor para suprir os requisitos de energia de veículos elétricos”, disse ele.

Diferentes tipos de nanomateriais estão sendo descobertos a cada dia e questão ambiental é fator relevante na utilização de formas de energia renováveis com redução do impacto ambiental. Uma opção para reduzir tais impactos seria a introdução de fontes alternativas de combustíveis não fósseis, o que em médio prazo, envolve a implementação de tecnologias de veículos elétricos e híbridos. Estes veículos exigem dispositivos de armazenagem de energia com alto desempenho, carga rápida, baixo custo e ambientalmente seguros.

As baterias recarregáveis têm sido empregadas como principal dispositivo de armazenamento de energia. Entretanto, sua baixa densidade de potência e ciclo de vida curto são limitantes para utilização em muitos equipamentos. Nesse contexto, os supercapacitores têm emergido como uma opção interessante, pois quando comparados às baterias são capazes de fornecer altas densidades de potência e elevados ciclos de carga e descarga.

Assista ao vídeo do Prof. João Paulo Campos Trigueiro e saiba um pouco mais sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido no Campus Betim. CLIQUE AQUI.

Apoio: Comunicação do Campus Betim