Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 'Reitoria Itinerante' tem encontros nos campi Governador Valadares, Ipatinga e São João Evangelista

Reitor Kléber Glória e equipe de gestão participaram de reuniões com servidores e representantes estudantis para dialogar sobre demandas das unidades nos dias 28, 29 e 30 de setembro.
publicado: 05/10/2022 15h59, última modificação: 22/11/2022 15h56

Membros da equipe de gestão da Reitoria puderam conversar e levantar demandas com servidores e lideranças estudantis durante a etapa do programa ‘Reitoria Itinerante’ que foi realizada nos dias 28, 29 e 30 de setembro. O reitor do IFMG, professor Kléber Gonçalves Glória, visitou os campi Governador Valadares, Ipatinga e São João Evangelista.

A comitiva da Reitoria iniciou os trabalhos se reunindo com a equipe de gestão do Campus Governador Valadares, onde foram recebidos pelo diretor-geral, Willerson Custódio da Silva. Ao longo das reuniões, os servidores trataram de temas do ensino, como a estruturação dos cursos técnicos para que se alinhem à Base Nacional Comum Curricular (BNCC); cursos que poderão ser ofertados na modalidade EaD; melhoria no processo de emissão do diploma digital; implantação do módulo Educacional do Sistema Unificado da Administração Pública (Suap); construção de uma política de permanência e êxito dos estudantes; e também o avanço da curricularização da extensão.

No encontro, as equipes de gestão e os servidores puderam apresentar a demanda de ampliação do campus, com a construção de um novo prédio de salas de aula. Além disso, foram entregues pelo pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes, as placas do Prêmio Mérito Extensionista 2021 para as servidoras Fernanda de Melo da Silva, na categoria Destaque Proex, pela divulgação do Programa +IFMG, e Vânia Guimarães da Silva, na categoria Destaque Local, pelo projeto “Avaliação da qualidade de vida no trabalho docente durante a pandemia”. Simultaneamente, foi realizado um encontro com representantes estudantis para que eles pudessem repassar demandas à Diretoria de Assistência Estudantil e à Pró-reitoria de Ensino.

Além do reitor e do pró-reitor de Extensão, também estiveram em Governador Valadares a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Olímpia Marta; o pró-reitor de Administração, Leandro Conceição; a chefe de Gabinete, Ângela Rangel; o diretor de Planejamento Educacional e pró-reitor de Ensino substituto, Mário Alvarenga; o diretor de Assuntos Estudantis, Paulo Lourenço; e o diretor de Pós-graduação e pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação substituto, Tiago Simão Ferreira.

Colégio de Dirigentes

Campus Ipatinga 03.jpegEssa mesma equipe participou, no dia 29 de setembro, na reunião mensal do Colégio de Dirigentes, realizada no Campus Ipatinga. As boas-vindas foram dadas pelo diretor Alex de Andrade Fernandes, que recebeu também para o encontro os diretores-gerais dos outros 17 campi e do Polo de Inovação. Na pauta de discussões, foram debatidos temas como a pactuação do Programa Qualifica +; a proposta de dimensionamento de cargos no IFMG; aprovação da minuta do Regimento do Conselho Acadêmico, o programa de mobilidade docente para pós-graduação, o edital unificado para pesquisa e o andamento da reformulação do regimento interno dos campi.

Também em Ipatinga, o diretor de Assuntos Estudantis, Paulo Lourenço, reuniu representantes de turmas (cursos técnico e superior) para tratar de temas de interesse dos estudantes. Já o servidor Marcos Flávio de Oliveira Silva recebeu a placa do Prêmio Mérito Extensionista, na categoria Destaque Proex pelas melhores entrevistas na Rádio Web +IFMG.

Campus São João Evangelista

A equipe de gestão deu continuidade à programação com os encontros no Campus São João Evangelista, no dia 30 de setembro. Inicialmente foi realizada reunião com o diretor-geral, José Roberto de Paula, e sua equipe. Na sequência, a programação incluiu encontro com os servidores e também com os líderes discentes.

Campus São João Evangelista 07.JPGEntre os temas abordados, as questões orçamentárias e financeiras, esclarecimentos sobre o preenchimento do plano de trabalho dos docentes (PIT) e sobre o início do funcionamento do Comitê de Ética em Pesquisa no Uso de Animais (Ceua), que recentemente lançou uma cartilha de boas práticas (acesse aqui).

Foi feita também a entrega da placa do Prêmio Mérito Extensionista para o professor Derli Barbosa dos Santos, na categoria Qualificação Profissional, pela criação do curso “Ensino e Aprendizagem: Teorias, Métodos e Avaliação”, ofertado na Plataforma +IFMG. Já o servidor Douglas Biagio Puglia recebeu o prêmio na categoria Destaque Proex pelo trabalho na gestão do Centro de Memória do IFMG e pela coordenação da área de humanas do curso Pré-IFMG e Pré-Enem.

Sobre a Reitoria Itinerante

O projeto tem como proposta estreitar o diálogo entre a Reitoria e os campi, identificando demandas, apresentando ações e debatendo pontos importantes para o andamento das atividades pedagógicas e administrativas. Os encontros com a gestão local do campus, com o corpo docente e técnico-administrativo, além de reuniões com lideranças estudantis, visam à democratização das decisões e ao aperfeiçoamento da gestão do IFMG junto à comunidade acadêmica. O projeto, iniciado em 2016, percorre os 18 campi que compõem o Instituto. A próxima edição está programada para este mês e percorrerá as unidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

registrado em: