Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidor do Campus Formiga obtém registro de software
conteúdo

Acontece nos Campi

Servidor do Campus Formiga obtém registro de software

Rodrigo Menezes Sobral Zacaroni obteve registro do software, produto da sua pesquisa acadêmica desenvolvida no programa de mestrado em Engenharia de Sistemas e Automação da UFLA
publicado: 18/05/2022 16h03, última modificação: 12/03/2024 08h16

Rodrigo  Zacaroni, técnico administrativo do Campus Formiga e também egresso do curso de Engenharia Elétrica, obteve registro do software produto da sua pesquisa acadêmica, desenvolvida no mestrado em Engenharia de Sistemas e Automação da Universidade Federal de Lavras.  O software foi desenvolvido nas linguagens Python e MQL5, e sua aplicação é no campo de negociações automatizadas no mercado financeiro, usando métodos de inteligência artificial. O título da dissertação foi “Desenvolvimento de robô de investimento para day trade baseado em SVM one class e RNA”, e o produto pode ser usado por outros pesquisadores, aprimorando os resultados obtidos.

Rodrigo conta que o tema foi a junção de um assunto que lhe interessa, o mercado financeiro, aliado à parte de controle e automação da Engenharia, para descobrir formas inteligentes e lucrativas de automatizar atividades utilizando inteligência artificial. O diferencial da pesquisa  foi utilizar dados do mercado real para validar o trabalho do robô. Segundo o pesquisador, a maioria dos trabalhos valida os resultados com histórico passado de informações da bolsa de valores. O robô desenvolvido por ele foi programado para executar ordens em ambiente real de negociação, ou seja,  diretamente na bolsa através de uma conta demo.

Em 2021, o técnico de laboratório também desenvolveu projeto de pesquisa no Campus Formiga sobre um sistema de negociação automatizada para aplicação no mercado financeiro, em parceria com o professor Mário Oliveira, e o bolsista  Yuri Gandra Santos. Como atividades futuras, Rodrigo pretende continuar as pesquisas no Campus, sempre ligando computação evolucionária e inteligência artificial, para buscar melhores resultados no mercado de day trade.

 

Acesse a dissertação completa