Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistema para aplicação de agrotóxicos vence a I Olimpíada de Inovação

Sistema para aplicação de agrotóxicos vence a I Olimpíada de Inovação

publicado: 09/06/2017 17h32, última modificação: 25/03/2024 14h38

Na quinta-feira, 8 de junho, ocorreu o encerramento da 1ª Feira de Negócios, Tecnologia e Inovação (Fenitec) do IFMG. Além da programação usual de minicursos e palestras, foram entregues, na ocasião, os prêmios da 1º Olimpíada de Inovação do Instituto. A primeira colocada foi a equipe do Campus Bambuí que desenvolveu um sistema eletrônico para aplicação de agrotóxicos.

O projeto consiste em controlar a quantidade utilizada da substância de acordo com o volume da planta. Os alunos procuraram o professor Robson Sasaki para orientá-los quando viram a oportunidade de desenvolver uma proposta tecnológica, por meio da divulgação da Olimpíada.

Mariana Vitório Costa, uma das alunas do grupo, conta que o tema foi escolhido devido ao impacto ambiental gerado pelo desperdício de agrotóxicos. “Grande parte dos agrotóxicos não são lançados na planta e se dispersam pelo ambiente, acarretando poluição, perda do produto e de água”, explica. O sistema foi implantado utilizando um pulverizador adaptado e gerou uma economia de 80% na quantidade de agrotóxico utilizada em plantas de pequeno porte e de 54% nas de porte médio.

Mérito
O grupo recebeu do IFMG um cheque de R$ 15 mil, além do troféu de primeiro lugar. Os envolvidos dizem estar orgulhosos por terem vencido a Olimpíada e destacam a participação na Fenitec como uma boa experiência, por ter proporcionado um primeiro contato com empresas que possam financiar a ideia.

O projeto ainda foi selecionado pelo Sebrae para participar da iniciativa de pré-aceleração de startups Agita Sebrae. Embora a instituição promova o programa por meio de edital, foi criada uma categoria especial para os ganhadores da Olimpíada. O IFMG também está analisando a proposta de outra aceleradora que se interessou pela ideia.

1ª lugar: EQUIFUTURO (Bambuí) - Sistema eletrônico para aplicação de agrotóxico de acordo com o volume do dossel das plantas. Integrantes: Ana Cláudia de Brito, Bruna Síntia de Aráujo, Dalise Aparecida Silva, Guilherme Henrique Teixeira, Mariana Vitório Costa. Orientador: Prof. Robson Sasaki
2ª lugar: OS INTEGRADOS (Sabará) - Alimentador eletrônico com acesso remoto para cães
3ª lugar: EQUIPE SHERBET (Bambuí) - Sherbet Funcional de Pitaia

registrado em: