Notícias
Obras de adequação da Unidade Tecnológica têm início em São Gonçalo do Rio Abaixo
Teve início, neste mês de fevereiro, a reforma das instalações onde irá funcionar a primeira Unidade Tecnológica (UT) do IFMG, em São Gonçalo do Rio Abaixo, na região Central do Estado. Os ambientes estão sendo preparados no prédio onde funcionava a prefeitura municipal que, por sua vez, acaba de inaugurar uma nova sede administrativa.
A reforma visa à adaptação do imóvel, localizado no Centro da cidade, às atividades da UT, que oferecerá espaços amplos de co-working, pré-incubação e incubação de empresas; laboratórios técnicos; ambiente empresarial com espaço pedagógico para reuniões entre empreendedores, empresários, pesquisadores e a comunidade; espaços para desenvolvimento das pesquisas dos Centros de Excelência. O projeto também leva em consideração as normas de acessibilidade já observadas pelo IFMG nos seus ambientes pedagógicos.
Distribuição dos pavimentos da UT
1º andar (térreo): Setor administrativo de atendimento ao público, incluindo a Coordenação e a Secretaria. Também abrigará o Laboratório de Química de Alimentos e as instalações do Centro de Excelência.
2º andar: Ensino e suporte tecnológico: duas salas de aula com capacidade 40 estudantes cada uma, além de uma sala de apoio pedagógico e um Laboratório de Informática.
3º andar: Salas maiores e um amplo espaço para co-working, pré-incubação e incubação de empresas. Contará, também, com sala de reuniões e sala administrativa.
No último dia 4, foi realizada a primeira ação de sensibilização para os micro e pequenos empreendedores locais, por meio de uma roda de conversa . A atividade teve como intuito mostrar o que o IFMG tem a oferecer por meio da UT, apontando possibilidades focadas nas demandas do município.
Conforme explica a servidora Camila Pereira, da Pró-Reitoria de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação, toda a atuação da unidade será pautada na proposta abraçada pelo município de construir alternativas de desenvolvimento desvinculadas da mineração - principal atividade da região hoje. "Trata-se de um processo de valorização da educação como chave para a mudança, e é muito bom que eles tenham visto o IFMG como referência", comenta.
É um processo de valorização da educação como chave para a mudança e eles viram o IFMG como referência.
Camila Pereira (PRIPPG)
O termo de aliança, assinado em outubro pelo IFMG e pela Prefeitura propõe a oferta de 15 cursos de formação inicial e continuada (FIC), em parceria com o Protec Inovação, e três pós-graduações. A parceria prevê a certificação de 700 estudantes, a graduação de 30 empresas e o compromisso dos parceiros com o desenvolvimento local, com o investimento de mais de R$ 6 milhões pela administração municipal, ao longo de 48 meses. Além disso, serão conduzidas oito pesquisas pelos Centros de Excelência em Inteligência Artificial e Produtos Artesanais.
Presente à cerimônia de inauguração da nova sede da Prefeitura, o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/IFMG), Gérber Leite, enfatizou a relevância dada pelas autoridades locais, em seus discursos, ao papel do conhecimento e da tecnologia como motores do desenvolvimento sustentável. Na ocasião, o prefeito Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho) mencionou que, estrategicamente, o IFMG faz parte do futuro de São Gonçalo e que, nas próximas semanas, serão lançados os editais dos eixos da UT.
Primeiros cursos - O primeiro edital com a oferta de cursos para a população do município e entornos deve ser publicado ainda neste mês de fevereiro, com a previsão de que as aulas iniciem a partir de abril. Os cursos foram organizados em trilhas formativas que atendem a demandas definidas conforme pesquisa realizada na região.
Leia mais:
IFMG avança na parceria para implantação do Parque Tecnológico em São Gonçalo do Rio Abaixo
