Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vestibular 2023/2: Prazo para solicitar gratuidade da taxa de inscrição termina dia 3
conteúdo

Notícias

Vestibular 2023/2: Prazo para solicitar gratuidade da taxa de inscrição termina dia 3

Candidatos aos cursos técnicos e superiores que não puderem arcar com o pagamento do valor da inscrição, que é de R$20, podem solicitar "isenção de taxa" até a próxima quarta-feira, dia 3. Confira como proceder.
publicado: 28/04/2023 10h26, última modificação: 02/05/2023 16h14

O IFMG oferece, nos processos seletivos para cursos técnicos e superiores, a opção de solicitar "isenção de taxa", para candidatos que, por conta de limitações de ordem financeira, não podem arcar com o pagamento do valor de inscrição. Os candidatos que comprovarem fazer jus ao benefício ficam dispensados de pagar a taxa, que para o exame de seleção 2023/2 é de R$20.

O pedido de isenção deve ser feito pelo candidato no próprio sistema, durante o preenchimento do Formulário de Inscrição, marcando a opção de "solicitação de isenção da taxa". Para ter direito, é preciso comprovar uma das situações abaixo e anexar, no sistema, o documento correspondente. O período para requerimento, neste vestibular, vai até 3 de maio.

Condições para isenção total do pagamento da taxa  Forma de comprovação
Renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Declaração de renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, conforme
modelo do Anexo III.
Ter cursado o ensino Fundamental (no caso dos cursos técnicos) ou Médio (no caso dos cursos superiores) completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. a) Histórico Escolar ou documento equivalente, que comprove ter cursado o Ensino Fundamental ou Médio integralmente na rede pública de ensino;
b) Declaração de Egresso de Escola Pública (Termo de Escola Pública – ANEXO II A do edital);
c) Declaração de que cursou o Ensino Fundamental ou Médio completo como bolsista integral em escola da rede privada, devidamente carimbada e assinada.
c) Hipossuficiência Econômica Financeira. Possuir registro de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A análise será conferida por meio da indicação, no formulário de inscrição, do Número de Identificação Social (NIS) próprio, atribuído pelo CadÚnico a cada indivíduo. (Consulte o edital para saber como proceder caso ainda não possua o NIS).

É necessário apresentar somente a documentação que comprove uma dessas condições/situações. Os documentos devem ser digitalizados em formato PDF, PNG ou JPG e enviados exclusivamente por meio do sistema, durante o preenchimento do formulário de inscrições, até o dia 3 de maio. Após essa data, não será possível solicitar a isenção.

O resultado da análise da solicitação de isenção da taxa de inscrição - como deferido ou indeferido, bem como motivo de indeferimento - será publicado no site do Processo Seletivo, conforme cronograma. Para mais informações, consulte o item 6 dos editais de seleção para cursos técnicos ou o item 17 do edital para cursos de graduação.

Período para solicitação de isenção da taxa de inscrição: 20/04/2023 a 03/05/2023
Divulgação do resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição:  09/05/2023
Recebimento de recursos para pedidos indeferidos: 10 e 11/05/2023
Divulgação da decisão dos recursos contra Resultado dos Pedidos de Isenção: 16/05/2023
Prazo para pagamento da taxa em caso de indeferimento:
até 23/05/2023

Lembrando que as informações prestadas são de inteira responsabilidade do candidato ou de seu responsável. A declaração falsa de dados implicará no cancelamento da inscrição e está sujeita a penalidades legais.

Leia mais:

Processo Seletivo para cursos técnicos e superiores: inscrições abertas