Você está aqui: Página Inicial > Pró-reitoria de Gestão de Pessoas > Desenvolvimento de Pessoas > Qualidade de vida no trabalho > A importância da interação social no ambiente de trabalho

A importância da interação social no ambiente de trabalho

publicado 08/02/2023 16h31, última modificação 08/02/2023 16h47

Você já pensou como as interações sociais podem afetar sua qualidade de vida no trabalho?

O ser humano é um ser social que  vive em contato constante com outras pessoas. Durante toda sua vida o ser humano precisaria desse contato com outras pessoas para estabelecer laços sociais seja na família, escola, grupos de amigos, faculdade ou mesmo nos grupos da terceira idade. Os indivíduos recebem influências familiares e sociais, que, consequentemente, interferem no seu comportamento.

Quando se pensa no ambiente organizacional, o trabalho não teria apenas componentes materiais (salário, benefícios) mas também é importante como realização de atividade e convívio social. As relações interpessoais podem ser compreendidas como vínculos  estabelecidos entre duas ou mais pessoas, que podem variar conforme o tempo de duração  e se constituem com base em um processo de integração entre os membros de uma equipe, de um setor, ou até mesmo, entre o funcionário e seu gestor. Percebe-se que, a forma com que os colaboradores se relacionam influenciam na qualidade do trabalho realizado, se positivas podem auxiliar no bom desenvolvimento do trabalho em caso contrário pode acarretar até dificuldades na execução das tarefas.

Além disso, durante o transcorrer destas interações, vão se formando, para além dos vínculos profissionais, vínculos pessoais, que, quando são positivos, podem gerar uma relação mais estreita, de amizade, por exemplo. Por outro lado, se a interação é negativa, ela se restringirá ao ambiente de trabalho, causando, não raras vezes, conflitos pessoais, que poderão vir a prejudicar o trabalho em equipe e o andamento do mesmo. Se a pessoa possui relações amigáveis, nas quais é tratada com respeito e cordialidade, e tem a percepção de que pode contar com o apoio de seus colegas, é provável que ela obtenha satisfação e prazer na realização de suas atividades, que trabalhe motivada, e, por fim, que tenha uma maior qualidade de vida no trabalho.

As conversas casuais em um corredor, elevador, ou mesmo em uma pausa para o café ou horário de almoço podem ajudar a descontrair e criar um melhor ambiente de trabalho, já que é um momento para conhecer melhor sobre cada colega de trabalho.

Na interação social se os processos são construtivos e predominam a colaboração e o afeto isso  possibilita a coesão do grupo, caso contrário, o grupo passa a ter conflitos internos.

Estas interações mesmo que sejam breves podem também  trazer maior criatividade e ideias que podem auxiliar no trabalho e na resolução de problemas mesmo que as pessoas não estejam trabalhando no mesmo projeto, já que frequentemente mesmo nas pausas o cérebro continua trabalhando em segundo plano em questões importantes de trabalho.

Interações Sociais X Teletrabalho

Muitas pesquisas demonstram que as pessoas que realizam suas atividades em teletrabalho sentem falta das interações sociais que ocorriam no trabalho presencial e que não se consegue replicar no ambiente virtual de trabalho. Esse convívio social geralmente diário permite que se crie relações de amizade, trocas afetivas, validações. Muitas pessoas passam mais tempo com os colegas de trabalho do que a própria família e isso pode fazer falta já que muitas interações sociais ocorrem por videochamada.

No teletrabalho separar alguns minutos para conversar sobre outros assuntos que não seja o trabalho em reuniões e cafés virtuais pode melhorar as interações sociais no teletrabalho.

Esses momentos de convívio além do trabalho são importantes para que o time continue integrado e todos se sintam parte do grupo. A mesma tecnologia que possibilita trabalhar à distância permite interagir, mesmo que cada um esteja na própria casa.

Dessa forma, muitos trabalhadores que estão retornando ao trabalho presencial podem sentir dificuldade em socializar com as pessoas no mesmo ambiente já que no teletrabalho muitas vezes o trabalho é realizado de forma isolada e pode-se perder como lidar com o ritmo de trabalho de outras pessoas, nesse momento é importante ser paciente e gentil em todas as interações sociais.

registrado em: