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Abril Azul - Conscientização sobre o Autismo

publicado 13/04/2023 10h16, última modificação 13/04/2023 10h16

 

O dia 2 de abril foi instituído em 2007 pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.  Foi escolhida a cor azul porque o autismo atinge muito mais meninos do que meninas na proporção de 4 meninos para 1 menina, fato que a ciência ainda não consegue explicar.  De acordo com o CDC (Center of Diseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, uma criança a cada 44 nascidas tem o TEA (Transtorno do Espectro Autista), mostrando incremento significativo ao longo do tempo. Há alguns anos, ocorria um caso para cada 500 crianças. A estimativa é que, em todo o mundo, 70 milhões de pessoas tenham TEA, sendo 2 milhões no Brasil.

A campanha tem o papel de mostrar as características desta condição especial, destacando que não é uma doença, ou seja, ninguém precisa se afastar de um autista, pelo contrário: é preciso entender para incluí-las e ajudá-las. O símbolo do Transtorno do Espectro Autista é o quebra-cabeça, que denota sua diversidade e complexidade — criado em 1963 pela National Autistic Society, no Reino Unido.

É mais correto falar em Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA)  é uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação e interação social. Trata-se de um transtorno do neurodesenvolvimento e ao contrário de pessoas com outras síndromes, como a síndrome de Down, o autista não possui características que podem ser identificadas pelo olhar.  Por isso, o autismo é considerado uma deficiência invisível e é comum autistas com baixa necessidade de suporte ouvirem a expressão: “nem parece autista” e podem até mesmo sofrer bullying ou constrangimentos por isso.

Os impactos do transtorno podem depender do grau de diversidade: No nível de suporte 1, as pessoas podem depender menos de apoio externo no dia a dia para realizar as tarefas cotidianas; No nível 2, a pessoa pode precisar de um pouco mais de apoio nas Atividades da Vida Diária (AVDs), como comer, trocar de roupas ou tornar banho. Podem apresentar sensibilidade ao toque, atraso na fala, pouco ou nenhum contato visual, entre outros; No nível 3, precisam de apoio substancial nas tarefas do dia a dia, desde as mais simples até as mais complexas. Apresentam graves déficits na comunicação e interação social e também nos padrões de comportamentos restritos e repetitivos.

Causas do autismo
Ainda não se sabe ao certo quais as causas do Transtorno de Espectro Autista. Acredita-se que a maioria dos casos seja de origem genética: alguns genes seriam responsáveis por essa condição, mas os pesquisadores ainda buscam respostas mais claras sobre essa correlação.

Sinais

É possível que o autista tenha dificuldade para ficar em ambientes muito barulhentos e movimentados, não atenda quando chamado, seja muito agitado, goste de ficar sozinho ou ainda tenha o hábito de fazer movimentos repetitivos. Muitas pessoas no espectro têm ainda seletividade alimentar ou dificuldades para dormir.

Alguns sinais podem surgir logo nos primeiros meses, como bebês que não fazem contato visual, ficam quietos demais quando sozinhos, não estranham quando vão para o colo de desconhecidos, demoram a falar as primeiras palavras ou a engatinhar e andar. Por isso, é importante que os pais estejam informados para que possam procurar ajuda médica caso notem esses sintomas e investigar se é alguma característica do TEA.

Não existe um exame específico que detecta o transtorno. O diagnóstico é feito a partir do relato dos pais e avaliação médica. No entanto, em alguns casos, pode ser difícil fechar esse diagnóstico, ainda mais em crianças pequenas.

Inclusão

 Como no Transtorno do espectro autista há grande dificuldade na linguagem e interação social, a inclusão escolar torna-se essencial para o desenvolvimento das habilidades de comunicação e socialização com outras crianças

Segundo o último censo escolar, 294.394 alunos com autismo cursaram os ensinos infantil, fundamental ou médio das redes pública e privada em 2021. A alta é de 280% se comparada a 2017, quando havia 77.102.

Tratamento

Alguns sinais de autismo já podem aparecer a partir de um ano e meio de idade, até mesmo antes em casos mais graves. É muito importante que se inicie  o tratamento o quanto antes, pois quanto antes começarem as intervenções, maiores serão as possibilidades de melhorar a qualidade de vida da pessoa. Além disso, quando o tratamento inicia desde cedo, a criança terá mais chances de que seu desenvolvimento permita, primeiramente , maior autonomia e independência e  mais tarde, uma melhor adaptação em escolas, universidades, e, consequentemente, a entrada no mercado de trabalho.

O tratamento para autismo é personalizado e interdisciplinar, os pacientes podem se beneficiar com intervenções de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia entre outros profissionais, conforme a necessidade de cada autista. Na escola, um mediador pode trazer grandes benefícios, no aprendizado e na interação social.

Um tratamento intensivo e individualizado pode levar a pessoa com TEA a ter melhoras significativas, por isso a importância dessa campanha, para alertar sobre a necessidade de uma intervenção precoce e também para quebrar o preconceito em torno da causa. É preciso que essas crianças tenham acesso a diagnóstico, educação e todos os recursos que garantam, dentro do potencial máximo de cada um, sua autonomia, independência e felicidade.

Para saber mais sobre o TEA  acesse:

 

Referências

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