conteúdo

Dia Mundial do Coração

publicado 27/09/2023 14h57, última modificação 27/09/2023 14h57

No dia 29 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração, iniciativa criada em 2000 pela Federação Mundial do Coração com apoio das Nações Unidas.

O objetivo é chamar a atenção para os fatores de risco que podem levar às doenças cardiovasculares, bem como incentivar as pessoas a adotarem hábitos mais saudáveis. A atenção à saúde do coração deve acontecer todos os dias do ano, a cada escolha, a cada acompanhamento médico, a cada exame e consultas de rotina

Algumas enfermidades no coração podem ser descobertas logo nos primeiros anos de vida, as cardiopatias congênitas já outras surgem ao longo da vida. As doenças cardiovasculares podem afetar o coração e os vasos sanguíneos, como a doença arterial coronariana, que envolve dor no peito e infarto agudo do miocárdio, sendo está a maior causa de morbimortalidade no mundo.

Meio bilhão de pessoas no mundo e 14 milhões no Brasil são acometidas por doenças cardiovasculares. O problema é muito grave porque essas doenças são responsáveis por mais de 30% das mortes no país. São mais de 380 mil óbitos todos os anos no Brasil, cerca de mil mortes por dia. Esses números expressivos preocupam, sobretudo diante de doenças que poderiam ser prevenidas e tratadas. É um assunto de absoluta relevância, um problema de saúde pública”, alerta Marcelo Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

O país registra uma morte a cada 40 segundos devido às doenças cardiovasculares, que causam o dobro de óbitos causados por todos os tipos de câncer juntos, duas vezes mais que todas as causas externas (acidentes e violência), três vezes mais que as doenças respiratórias e seis vezes mais que todas as infecções – incluindo a aids.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco para eventos cardiovasculares são: hipertensão, diabetes, dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue), histórico familiar, estresse, tabagismo, obesidade e sedentarismo.

Quais são as principais doenças do coração?

As principais doenças do coração são o acidente vascular cerebral (AVC), o infarto agudo do miocárdio, a insuficiência cardíaca e a aterosclerose (doença arterial periférica). 

AVC ou popularmente conhecido como derrame acontece devido à falta de oxigênio em determinada área do cérebro. Geralmente o problema acontece pela interrupção do fluxo normal de sangue ou rompimento de vasos que vão até o cérebro.

A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não está bombeando sangue suficiente para atender às necessidades do seu corpo. Como resultado, o fluido pode se acumular nas pernas, pulmões e em outros tecidos por todo o corpo.

O infarto acontece quando o fluxo sanguíneo dos vasos que levam o sangue ao coração fica bloqueado, impedindo que o oxigênio chegue até o órgão. Quando isso ocorre, parte do músculo cardíaco sofre danos ou morre. A principal causa do infarto é a arteriosclerose, uma doença causada pelo acúmulo de placas de gordura no interior das artérias, que se calcificam e fazem com que a passagem do sangue fique cada vez mais prejudicada. 

Se houver suspeita de qualquer uma delas, deve-se procurar assistência médica imediatamente.

Sintomas

São sintomas comuns:

  1. confusão mental, fraqueza ou formigamento de um lado do corpo, dor de cabeça súbita e intensa, alterações da fala, perda da visão em um dos olhos e desmaio, no AVC;
  2. dor persistente no peito, dor na região do estômago, costas ou braço esquerdo, dificuldade para respirar e suor frio, em caso de infarto;
  3. falta de ar, inchaço nas pernas e pés, taquicardia, cansaço excessivo e tosse seca, na insuficiência cardíaca;
  4. dor na panturrilha, dificuldade para cicatrizar feridas nas pernas e pés e dedos roxos ou pálidos e frios, no caso da aterosclerose.

Prevenção:

Algumas medidas simples podem prevenir as doenças do coração:

  • Abandone o sedentarismo e pratique alguma atividade física, conforme orientação médica. Fazer trinta minutos de caminhada, pelo menos três vezes por semana, já pode ser benéfico ao coração;
  • Mantenha uma alimentação saudável com consumo de vegetais, folhas e legumes nas refeições, sem gorduras ou frituras, dando preferência às carnes brancas; 
  • Evite o consumo excessivo de açúcar, massas, pães e alimentos industrializados;
  • Não fume e restrinja a ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Mantenha um peso saudável – excesso de peso pode causar pressão adicional sobre o seu coração;
  • Minimize o estresse e desacelere o ritmo de vida;

Trate as comorbidades, como hipertensão, a qual é considerada responsável pela ocorrência de 80% dos casos de AVC e 40% dos infartos. Cuide também da diabetes

Vá às consultas médicas periódicas e faça os exames de sangue, para o rastreamento universal (como o perfil lipídico e a glicemia de jejum), e os exames solicitados especificamente para o diagnóstico de doenças cardiológicas.

Que idade devo procurar um cardiologista?

De acordo com especialistas, quando não há sinais ou sintomas, a indicação é que se realize o primeiro checkup aos 40 anos. Porém, quando se tem fatores de riscos para doenças cardíacas, a primeira consulta deve ser adiantada.

Comece hoje mesmo a cuidar do seu coração, procure uma atividade física que adapte bem a sua rotina e adote hábitos mais saudáveis. Cuidar do coração é muito importante pois o coração é um órgão vital e os cuidados podem ajudar a garantir que ele continue funcionando bem e também pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, que são um problema de saúde cada vez mais comum.

 Referências

registrado em: