Você está aqui: Página Inicial > Pró-reitoria de Gestão de Pessoas > Desenvolvimento de Pessoas > Qualidade de vida no trabalho > Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho

Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho

publicado 14/07/2022 11h47, última modificação 14/07/2022 11h47

Acidentes.jpg

No próximo dia 27 será marcado o Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, que propõe uma reflexão sobre como os ambientes e processos de trabalho podem determinar tanto a saúde, quanto os acidentes e o adoecimento dos trabalhadores. Mais do que isto, evidencia a necessidade de adoção de medidas e ações preventivas para mudar o atual cenário no Brasil.

A data tem o objetivo de alertar para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e promovam um ambiente seguro e saudável em todos os setores produtivos.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) coloca o Brasil em quarto lugar no ranking mundial de acidentes fatais ocorridos no ambiente de trabalho. Isto significa que ainda há muito o que conquistar e que as ações práticas precisam acontecer em três frentes, envolvendo governos, empregadores e colaboradores.

O que é Acidente de Trabalho?

O “Acidente de trabalho” é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho ou do local de trabalho e residência, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte. Além disso, as doenças ocupacionais também são enquadradas nesta categoria.

Manter ambientes e processos de trabalho saudáveis é uma responsabilidade compartilhada entre todos. A participação dos trabalhadores é essencial no processo de identificação das situações de riscos presentes nos ambientes de trabalho.

A conscientização dos trabalhadores no local de trabalho é a melhor forma de prevenir acidentes. A isso devemos acrescentar a aplicação das medidas de segurança coletivas e individuais inerentes à atividade desenvolvida.

A palavra-chave é PREVENIR.

boneco acidente.jpg
Sendo assim, aqui vão 15 dicas para evitar que você venha a sofrer um acidente de trabalho:
  1. Utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) sempre que recomendados;
  2. Mantenha áreas de circulação desobstruídas;
  3. Não obstrua o acesso aos equipamentos de emergências (macas, extintores, etc.)
  4. Informe a sua chefia imediata sobre a ocorrência de incidentes, para que se possa corrigir o problema e evitar futuros acidentes;
  5. Caso a atividade ofereça algum tipo de risco, não a execute se não estiver habilitado para fazê-la;
  6. Não improvise ferramentas. Solicite a compra de ferramentas adequadas à atividade;
  7. Evite fazer brincadeiras durante as atividades de trabalho que exijam foco total, tanto seu quanto dos colegas;
  8. Oriente os novos colaboradores sobre os riscos das atividades;
  9. Cuidado com tapetes em áreas de circulação;
  10. Não retire os Equipamentos de Proteção Coletiva das máquinas e equipamentos. Eles protegem você e demais trabalhadores simultaneamente;
  11. Não fume em locais proibidos. Procure os locais destinados para tal;
  12. Evite a pressa, ela é “inimiga da perfeição”. Além de se expor ao nível de risco maior, seu trabalho não terá uma boa qualidade;
  13. Confira sua máquina ou equipamento de trabalho antes de iniciar suas atividades, através do check list;
  14. Ao sentar, verifique a firmeza e a posição das cadeiras;
  15. Não deixe objetos caídos no chão.

SE liga nessa Dica:

A EVG - Escola parceira da ENAP oferece um curso gratuito e online voltado para a prevenção de acidentes em laboratórios de ensino e de pesquisa nos Laboratórios, confira no link: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/365

Fontes:
Associação Nacional de Medicina do Trabalho
Federação Médica Brasileira
Ministério da Saúde em https://bvsms.saude.gov.br/27-7-dia-nacional-da-prevencao-de-acidentes-do-trabalho-4/