Você está aqui: Página Inicial > Pró-reitoria de Gestão de Pessoas > Desenvolvimento de Pessoas > Qualidade de vida no trabalho > Frio e as Doenças Respiratórias - Previna-se!!
conteúdo

Frio e as Doenças Respiratórias - Previna-se!!

publicado 02/06/2022 16h01, última modificação 02/06/2022 16h01

Flu Disease Symptoms and Prevention against Virus and Infection. Character holding Calendar and Preparing for Vaccination. Immunization Campaign Concept. Flat Cartoon Vector Illustration.O mês de junho é o primeiro do inverno, tendo seu início de junho indo até setembro, sendo julho o mês mais frio do ano na história climatológica.

Já com a chegada do outono e a queda da temperatura, que se intensifica no inverno, vem aquele combo de doenças respiratórias: gripe, resfriado, sinusite, bronquite, pneumonia, entre outras.

Além do tempo seco e dos dias frios, propensos a ambientes mais fechados e com menos circulação de ar, neste ano a estação coincide com a retirada do uso obrigatório de máscaras na maior parte dos estabelecimentos.

Fique atento à circulação de ar dos ambientes!

A ventilação deve ser vista com muita atenção. É essencial que você tente manter algumas janelas e portas abertas para evitar a transmissão de vírus e bactérias pelo ar.

Qual a diferença entre Gripe e Resfriado?

A principal diferença entre a gripe e o resfriado é a intensidade de seus sintomas e, de forma mais técnica, o local afetado das vias respiratórias. De modo geral, na gripe os sintomas são mais intensos e no resfriado são mais leves e têm uma menor duração.

frio 2.png

PREVINA-SE!!

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações e, devido às diversas mutações do vírus, é necessária a vacinação anual contra a gripe. Por isso, todo ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Este imunobiológico protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul no último ano.

frio 3.png

Orienta-se ainda a adoção de outras medidas gerais de prevenção para toda a população. Tais medidas são comprovadamente eficazes na redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, como o vírus da gripe e do coronavírus, mas não substituem vacina:

  1. Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;
  2. Utilize lenço descartável para higiene nasal;
  3. Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  4. Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  5. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  6. Mantenha os ambientes bem ventilados;
  7. Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
  8. Evite aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
  9. Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;

E lembre-se, se estiver com sintomas gripais como febre, tosse, coriza, congestão nasal, dor de garganta entre outros, procure um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento, use máscara e evite circular em espaços públicos enquanto permanecer sintomático.

frio 4.pngLembramos que por meio do  Ministério da Saúde o Governo Federal realiza até o dia 3 de junho a Campanha de Vacinação contra a Gripe, uma das doenças comuns em períodos de frio. Pessoas de 14 grupos prioritários podem procurar um dos 50 mil pontos de vacinação espalhados pelo Brasil para se vacinar contra a doença.

Confira no link abaixo os grupos prioritários:  https://www.saude.mg.gov.br/gripe

Fonte: