conteúdo

QVT pra você e o Autocuidado

publicado 27/05/2021 10h08, última modificação 28/05/2021 08h06

Você já parou para pensar sobre qualidade de vida no trabalho e será que existe Qualidade de Vida no Trabalho durante a Pandemia? 

Healthy lifestyle and self-care concept with food, sports and nature icons arranged in a heart shape

A QVT envolve vários aspectos como bem estar do trabalhador,  condições de trabalho, envolvimento com o trabalho,  satisfação no trabalho, oportunidades de crescimento profissional, relacionamento interpessoal dentre outras.  O impacto desses fatores não se limitaria somente a uma melhora na qualidade de vida dos trabalhadores, mas também na produtividade, no comprometimento no trabalho, na saúde do trabalhador e na redução do absenteísmo. 

No momento atual de pandemia, em um contexto de instabilidade,  recessão econômica, aumento das demanda e com muitos trabalhadores em home office mudam as relações de trabalho, com os colegas e chefias o que acarreta uma  alteração das práticas organizacionais e mesmo das dinâmicas de trabalho e relacionamentos dentro de casa. Além disso, exigiu também um olhar mais atento com as rotinas de autocuidado e com base em diversos estudos selecionamos algumas estratégias que podem contribuir para uma melhor experiência de home office, dispostas a seguir:

Cuide de Você 

  • Cuide do seu corpo. Beba água, se alimente, dentro do possível, adequadamente, e evite o sedentarismo. Descubra como realizar as atividades de forma mais prazerosa para você.

  • Tente, a partir das condições reais, limitar as distrações no trabalho e criar pausas para descansos, alimentações e alongamentos ou outros tipos de lazer podem ser importantes.

  • Tente criar uma rotina que te permita momentos de autocuidado e atividades que promovam bem-estar (leitura, atividades físicas, meditação ou exercícios de respiração ou outras atividades que proporcionem prazer).

  • Busque organizar sua situação financeira, criando uma planilha de ganhos e gastos. Assim poderá ter mais clareza sobre os gastos essenciais e os que podem ser cortados, ainda que temporariamente

  • Esteja atento/a à frequência e finalidade que você tem feito uso de substâncias psicoativas como álcool, tabaco, estimulantes (café, chás), relaxantes (medicamentos) e outras drogas.

  • Utilize recursos os quais acredita e que faça sentido para você. Orações e rituais religiosos podem ser importantes recursos.

  • Pode ser um momento para novos aprendizados, aprimoramento de habilidades e atualizar coisas que estavam pendentes. Mas lembre-se, o ritmo e a individualidade devem ser respeitadas. Não sentir vontade é um direito e está tudo bem.

  • Uma boa dica para manter o foco é estabelecer pequenas recompensas após a finalização de cada tarefa, como assistir a um episódio de sua série favorita, interagir com familiares ou animal de estimação, dentre outros

  • Caso tenha a necessidade de sair ou trabalhar presencialmente, lembre-se das medidas de segurança, indispensáveis em tempos pandêmicos

  • Seja mais tolerante com você mesmo; Características como perfeccionismo, altas exigência e dificuldades em delegar tarefas geralmente estão associadas à presença de maiores níveis de burnout e adição ao trabalho (workaholism). Você pode se identificar como perfeccionista, ou avaliar que é bastante exigente com a qualidade do seu trabalho, e provavelmente essas características contribuem para que tenha um excelente desempenho. Apesar disso, o perfeccionismo e a alta exigência podem dificultar que você desenvolva todas as tarefas em conformidade com o tempo que tem para realizá-las, especialmente agora, que precisa assumir as atividades relacionadas ao cuidado da casa e da família sem ajuda externa. Em razão disso, buscar superar o seu perfeccionismo e a alta exigência pode ajudar você a delegar tarefas. Lembre-se que “feito é melhor do que perfeito” ou seja: as atividades de trabalho podem ser realizadas com qualidade, sem necessidade de estarem sempre perfeitas.

  • Pratique sessões regulares de meditação As práticas de meditação têm sido associadas a diversos benefícios e à promoção de bem-estar, seja no contexto de trabalho ou na vida. Por exemplo, foi observado que entre profissionais de um hospital espanhol, a prática de mindfulness (atenção plena) contribuiu para aumento dos níveis de engajamento, felicidade e percepção sobre o próprio desempenho. Mesmo que você não medite, se tiver interesse pode iniciar de forma independente através de aplicativos como Meditação Natura, Lojong, Medite-se, Mediotopia e Insight Timer.

Após ler essas dicas, você conseguiu refletir um pouco como  está sua rotina de autocuidado? Como você está lidando com  seu trabalho em Home Office?  No momento atual  você consegue se engajar nas tarefas solicitadas?  Falaremos de algumas dicas e situações em nosso  próximo texto, aguardem!

 

Referências Bibliográficas

 

SILVA E.S.M; OLIVEIRA Z.M Cartilha Qualidade de vida no trabalho em tempos de Pandemia, é possível? Instituto Federal Baiano. Disponível em https://ifbaiano.edu.br/portal/servidor/wp-content/uploads/sites/5/2020/06/CARTILHA-QVT.pdf

 

registrado em: