conteúdo

Saúde mental no ambiente de trabalho

publicado 12/09/2025 13h03, última modificação 12/09/2025 13h14
Fatores organizacionais e pessoais devem caminhar juntos para garantir saúde e bem-estar

Imagem gerada com IASaúde mental de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é o estado de equilíbrio emocional, psicológico e social que influencia a forma como pensamos, sentimos e agimos no dia-a-dia. Ela afeta como lidamos com o estresse, nos relacionamos com os outros e tomamos decisões. Não significa apenas ausência de doenças, mas também a capacidade de aproveitar a vida, enfrentar desafios e manter relações saudáveis.

A saúde mental no ambiente de trabalho é um tema importante, pois o trabalho ocupa um lugar na vida de todos nós e as condições nesse espaço impactam diretamente o bem-estar psicológico. Ela está ligada tanto a fatores organizacionais (cultura, gestão, carga de trabalho) quanto a fatores individuais (resiliência, hábitos, rede de apoio).

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) reforça que o trabalho pode ser um fator positivo para a saúde mental, ao proporcionar estrutura, propósito e interação social. No entanto, também pode ser prejudicial em ambientes com pressão excessiva, metas irrealistas ou jornadas de trabalho exaustivas.

A saúde mental engloba alguns aspectos:
Autocuidado: sono adequado, alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e momentos de lazer;
Rede de apoio: manter contato com familiares, amigos ou algum grupo ajuda na sensação de pertencimento;
Autoconhecimento: reconhecer sentimentos e limites auxilia na prevenção de sobrecargas;
Prevenção: falar sobre saúde mental reduz estigmas e permite identificar sinais precoces de adoecimento;
Ajuda profissional quando necessário; psicólogos e psiquiatras são fundamentais quando há sofrimento persistente, como ansiedade, depressão ou estresse crônico.

Alguns sinais de que se deve procurar ajuda:
Alterações intensas de humor;
Falta de energia ou interesse por atividades habituais;
Dificuldades de concentração;
Alterações no sono e no apetite;
Sentimentos persistentes de tristeza, vazio ou culpa;
Pensamentos de autolesão ou desesperança.

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é um conceito fundamental para a saúde mental. Refere-se à capacidade de conciliar as demandas profissionais com as atividades pessoais e de lazer. É um aspecto fundamental da saúde mental, por contribuir para o bem-estar físico, emocional e social.

Quando este equilíbrio é prejudicado, podem surgir problemas de saúde mental e afetar o desempenho no trabalho, as relações pessoais e a qualidade de vida geral. Algumas dicas para alcançar essa harmonia incluem:

– Estabelecer limites claros entre o trabalho e a vida pessoal: isso significa desligar o celular e o e-mail fora do expediente, reservar tempo para atividades pessoais e de lazer e dizer “não” a tarefas que não sejam essenciais.

– Cuidar da saúde física e mental: praticar exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação saudável, dormir o suficiente e buscar ajuda profissional, se necessário.

– Desenvolver habilidades emocionais: isso inclui aprender a lidar com o estresse, a frustração e as emoções negativas de forma saudável.

Medidas que contribuem para que o ambiente de trabalho seja saudável
• Combate ao assédio: as organizações devem implementar políticas de combate à cultura do assédio moral e sexual. Isso porque situações de humilhação, estresse e cobranças excessivas e obsessivas por resultados e produtividade são situações capazes de gerar ou agravar transtornos mentais;
• Empatia e acolhimento: desenvolver atitudes empáticas e compreensivas é fundamental para um ambiente mais colaborativo e respeitoso. Isso também dá mais segurança a quem enfrenta transtornos mentais;
• Escuta ativa: uma forma de exercer a empatia é dialogar e demonstrar abertura e a escuta ativa é uma prática essencial. Demonstrar real interesse pela outra pessoa ao ouvi-la com atenção plena, fazendo com que ela se sinta segura para expressar opiniões e sentimentos;
• Combate ao preconceito: para tornar o ambiente profissional mais saudável também é necessário combater o preconceito e o estigma que existe em torno de problemas de saúde mental. 

Saúde mental deve ser algo a ser priorizado tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Uma cultura de bem-estar nas organizações pode proporcionar colaboradores mais produtivos e saudáveis para enfrentarem a rotina laboral .

Referências
- https://bvsms.saude.gov.br/e-hora-de-priorizar-a-saude-mental-no-local-de-trabalho-10-10-dia-mundial-da-saude-mental/

- https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2025/03/10/crise-de-saude-mental-brasil-tem-maior-numero-de-afastamentos-por-ansiedade-e-depressao-em-10-anos.ghtml
-https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hc-ufmg/comunicacao/noticias/a-importancia-do-cuidado-com-a-saude-mental-no-ambiente-de-trabalho

registrado em: