Você está aqui: Página Inicial > Pró-reitoria de Gestão de Pessoas > Quando procurar atendimento psicológico?
conteúdo

Quando procurar atendimento psicológico?

publicado 09/09/2021 19h21, última modificação 09/09/2021 19h21
“Conhecer a si mesmo é o começo de toda a sabedoria” Aristóteles

 

 

 

Em momentos difíceis ou frente a alguns problemas que parecem de difícil solução, muitas pessoas pensam em procurar um psicólogo, mas desistem por diversos motivos: medo, vergonha, desconhecimento ou até mesmo por não acreditarem que um profissional especializado poderá ajudar. A psicologia, no entanto, tem por objetivo ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e encontrarem dentro de si as respostas que procuram.


Neste momento de pandemia todos nós nos sentimos, em algum momento, apreensivos em relação ao futuro, ansiosos, angustiados sem entender muito bem o que estava acontecendo e sabíamos pouco sobre a doença, que se alastrava. Cada pessoa com os recursos psicológicos que possuía passou por essa fase inicial de uma maneira diferente e alguns tentaram compensar tais sentimentos desconfortáveis consumindo mais comida ou bebida alcóolica, outros passando maior tempo em frente de telas ou, ainda, refugiando-se na espiritualidade.


Somado a isso, as relações familiares tornaram-se mais intensas, já que todos estavam confinados em casa e não havia possibilidade de lazer externo como encontrar os amigos, cinema, teatro, etc. Até mesmo o trabalho, que era um momento de socialização, tornou-se remoto. Porém, com o passar do tempo e conhecendo mais sobre a Covid, as pessoas puderam se prevenir, utilizando álcool em gel, máscaras e praticando o distanciamento social. A vacinação trouxe mais esperança em relação ao retorno à vida que consideramos normal.


É comum em muitos momentos da vida sentir tristeza, ansiedade, medo, seja pela perda de alguém ou a expectativa de um acontecimento, por exemplo. Mas se você percebe que tais sintomas começaram a ser constantes e que não melhoram com o passar dos meses é indicado agendar uma consulta com um psicólogo. Isso pode estar acontecendo com você ou alguém próximo, seja na família, amigos ou no local de trabalho e não há problema nenhum em procurar ajuda profissional.


O psicólogo fará uma avaliação e poderá lhe auxiliar a entender melhor o que está sentindo, impedindo que esse estado se torne mais intenso. Frequentemente quando a pessoa está com seus sentimentos muito exacerbados, enxerga o mundo com outras cores. Por exemplo, para alguém deprimido o mundo parecerá mais cinza e essa mudança de percepção pode levar a pessoa a tomar atitudes mais exageradas em suas relações profissionais ou pessoais, o que piora ainda mais seu estado de ânimo.


Entender o que está acontecendo e por qual razão esses sentimentos persistem pode ajudar a compreender melhor as causas de atritos nas relações familiares ou profissionais. O autoconhecimento traz maior autonomia e a possibilidade de tomar atitudes que antes pareciam impossíveis, proporciona maior confiança em si mesmo e na possibilidade de enfrentar os desafios diários.


Compreender melhor sintomas como a raiva, ansiedade e tristeza, assim como aconteceu no processo da pandemia de Covid-19 pode trazer ferramentas para lidar melhor com a situação pela qual esteja passando. Por isso, se algum familiar, amigo ou colega de trabalho lhe orientou a procurar ajuda psicológica, porque achou que você está muito diferente, veja tal atitude como um ato de carinho e aceite. Atualmente, muitos psicólogos realizam atendimento online, o que pode facilitar muito neste momento ainda de pandemia. Cuide de você! Assim como a saúde física também é muito importante cuidar da saúde mental.

Você Conhece o NUPSI ?

Nesse período de pandemia e de trabalho remoto, o Núcleo de Psicologia do Instituto Federal Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (NUPSI- IFMG) também está realizando o serviço de acolhimento aos servidores do IFMG. Esse momento de acolhimento será de escuta e orientação em sessão de modo online e individual. Mais informações pelo email nupsi@ifmg.edu.br

 


Setembro Amarelo
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. O principal objetivo é a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Quer saber mais? entre no site: www.setembroamarelo.com

 

Se precisar, não hesite em buscar ajuda.

 O Centro de Valorização da Vida (CVV) trabalha para oferecer suporte emocional. A organização é reconhecida como Utilidade Pública Federal desde a década de 1970. Voluntários ficam à disposição 24 horas para oferecer atendimento pelo telefone 188 ou pelo chat online no site. O atendimento é anônimo e realizado por voluntários que guardam sigilo.


Fonte:
Setembro Amarelo - Disponível em https://www.setembroamarelo.com/
https://www.marciacostapsicologia.com.br/single-post/psicologia

Aproveite para conhecer o nosso espaço no site acessando - Qualidade de Vida no Trabalho
Queremos te ouvir: : qvt@ifmg.edu.br Fique ligado nas próximas edições.

registrado em: