Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Técnico > Técnico em Segurança do Trabalho - Integrado

Informações do curso Técnico em Segurança do Trabalho - Integrado

por Ronaldo Fernandes Roque publicado 20/07/2016 14h53, última modificação 27/02/2024 12h47

E-mail coordenação: coordenacao.tst.gv@ifmg.edu.br

Ato Legal de Autorização: Portaria nº 077 de 23 de janeiro de 2012

Ato Legal de Criação: Resolução nº 015 de 18 de janeiro de 2012

Nível: Técnico

Curso: Segurança do Trabalho

Modalidade de ensino: Presencial

Modalidade oferecida: Integrado

Requisito de entrada: Ensino Fundamental completo

Turno: Integral

Duração: 3 anos

Vagas anuais: 40 (por ano)

Regime de matrícula: Anual

Formas de ingresso: Processo seletivo e transferência

Eixo tecnológico: Segurança

Coordenadora: Profª. Deyse de Brito Marthe Bertolino

Vice-Coordenadora: Profª. Graciela Santos Joana Ferreira de Oliveira

Contato: (33) 3022-7800 | Ramal 7812

Local: Avenida Minas Gerais, 5189, Ouro Verde. Governador Valadares-MG

Descrição básica do curso e perfil do profissional: O técnico em Segurança do Trabalho deve estar apto a desempenhar atividades de vistoria, perícia, avaliação e emissão de pareceres sobre a qualidade dos diversos processos e das condições de trabalho, bem como pesquisa e aplicação técnica, com vistas à qualidade de vida dos trabalhadores e do meio ambiente, por meio da promoção da saúde, prevenção de acidentes, doenças do trabalho e acidentes industriais, bem como impacto sobre os ecossistemas.

Esta modalidade é destinada aos alunos que concluíram o ensino fundamental e pretendem fazer o curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. É a oferta de Educação Profissional, por meio da integração Curricular entre o Ensino Médio e o Curso Técnico, com duração mínima de 3 anos.

Técnico em Segurança do Trabalho

O profissional preocupa com a segurança e saúde do trabalhador.

O que faz?

Elabora, participa da elaboração e implementa políticas de saúde e segurança no trabalho; realiza auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identifica variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho; participa de perícias e fiscalizações e integra processos de negociação. Participa da adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerencia documentação; investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle. Gerencia riscos de acidentes e doenças do trabalho através de ferramentas básicas de sistema de gestão em SST.

Área de atuação: É bastante ampla. Atua em todas as esferas da sociedade onde houver trabalhadores. Em geral, em fábricas de alimentos, construção civil, hospitais, empresas comerciais e industriais, grandes empresas estatais, mineradoras e de extração. Também pode atuar na área rural em empresas agroindustriais.

Laboratórios: O laboratório dos cursos de Segurança do Trabalho do campus Governador Valadares nas modalidades integrado e subsequente conta com instrumentação técnica para atender às exigências das Normas Regulamentadoras 09,  15 e 17 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e legislação previdenciária. Além de proporcionar ao aluno a prática didático-pedagógica necessária ao bom desempenho profissional.Projeto Pedagógico do curso (PPC)

Documentos:

Matriz Curricular Técnico Integrado - 2016

Projeto Pedagógico do Curso (PPC) - 2016 (documento em fase de revisão)

Resolução nº 02/2012 - Alteração da Matriz Curricular

Parecer Técnico PRE/REITORIA nº 17/2011