Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 05 de setembro - Dia da Amazônia

05 de setembro - Dia da Amazônia

publicado: 05/09/2019 09h13, última modificação: 05/09/2019 10h45

Por Profª Cecília Bezerra Carvalho*

Para sensibilização da importância da maior floresta tropical do mundo, de sua grande biodiversidade tanto aquática quanto terrestre, dos serviços ambientais e do conhecimento tradicional, foi criada a data de 05 de setembro para comemorar o Dia da Amazônia.

Este bioma ou domínio de natureza é representado pela Amazônia Legal ou Brasileira, com nove estados - Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e Mato Grosso. Ultrapassando as fronteiras brasileiras, a Amazônia Internacional abrange os países Suriname, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador.

O termo Amazônia Brasileira é diferente de Região Norte do Brasil. A Região Norte apresenta apenas os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, de Rondônia, Roraima e Tocantins. Maranhão faz parte da Região Nordeste e Mato Grosso está na Região Centro-Oeste do país.

Em se tratando da área total da Amazônia, são um pouco mais de cinco milhões de quilômetros quadrados. Essa floresta tropical de grande extensão apresenta diversas paisagens em sua planície. As florestas de terra-firme são as que não possuem alagamento pelos rios; as florestas de várzea são banhadas por rios de água barrenta como, por exemplo, os rios Amazonas e Solimões; e as florestas de igapó são banhadas por rios de águas claras, como o rio Tapajós ou por rios de águas pretas, como o rio Negro.

Período de cheia na vegetação de Igapó, banhada pelo rio Tapajós em Alter do Chão/Santarém/PA. Foto: Cecília Carvalho – Julho 2018.Moradia dos ribeirinhos próxima ao município de Santarém/PA, no período de cheia na floresta de várzea, banhada pelo rio Amazonas. Foto: Cecília Carvalho – Julho 2014.A várzea (foto ao lado) e o igapó (foto mais a direita) são inundados pelos rios por seis meses, as chamadas enchentes, sendo uma característica natural da Amazônia. Nos outros seis meses (agosto a janeiro), ocorre a vazante, momento que os rios retornam para seu leito, sem secar. Essa dinâmica dos rios se repete todos os anos e os ribeirinhos ou moradores das margens dos rios amazônicos estão adaptados. As várzeas são mais habitadas pelos ribeirinhos por apresentar solo fértil, trazidos pelos rios cheios de sedimentos, além de muitos peixes.

As florestas de terra-firme, geralmente com solo argiloso e pobre em nutrientes, ocorrem juntamente com ambientes semelhantes ao cerrado, em Santarém-PA, mais conhecido como savana amazônica. Outra variação do cerrado aparece em Roraima, chamada de lavrado. Além dessas paisagens, existe dentro da floresta densa, próximo a Manaus-AM, uma área aberta, a campina, apresentando ilhas de vegetação baixa, com solo arenoso e a campinarana, uma área de transição entre a campina e a floresta densa, também com solo arenoso. Cada uma dessas áreas mencionadas apresenta espécies de plantas e animais distintas. dos rios se repete todos os anos e os ribeirinhos ou moradores das margens dos rios amazônicos estão adaptados. As várzeas são mais habitadas pelos ribeirinhos por apresentar solo fértil, trazidos pelos rios cheios de sedimentos, além de muitos peixes.

Trilha próxima a BR-319 (Manaus/AM - Porto Velho/RO) em uma área de terra-firme na Amazônia. Foto: Cecília Carvalho – Junho 2012Existem outras paisagens amazônicas, como o planalto, o qual é encontrado o ponto mais alto do Brasil, o pico da Neblina. Na Amazônia Oriental, encontra-se também a Amazônia litorânea.

A Amazônia tem sido foco da atenção nacional e mundial no que diz respeito ao meio ambiente. A região passa por problemas ambientais como, por exemplo, o desmatamento há muitos anos. Porém, no presente ano, as queimadas em áreas protegidas (florestas primárias) aumentaram em Altamira/PA, Porto Velho/RO, Lábrea/AM e em outros municípios. Motivos principais: pecuária, plantio de soja e extração ilegal de madeira. O governo federal assinou um decreto que proíbe as queimadas por 60 dias, mas essa problemática ainda está acontecendo.

O que podemos fazer para que nossos descendentes comemorem o dia 05 de setembro por muitos anos?

--------------------
* Graduada em Ciências Biológicas: Bacharelado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM-2008) e Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA-2010). Especialização em Educação e Gestão Ambiental pelo Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES-2012). Ainda pelo IESPES, docente no Curso de Farmácia (2013) e no curso de Especialização em Gestão Ambiental e Sustentabilidade (2014). Bolsista DTI-2 CNPq do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA-2012) pelo Projeto Cenários para a Amazônia (LBA, GEOMA e PPBio), trabalhando com Abertura de Cinco Módulos RAPELD e Levantamento de Plantas de Interesse Madeireiro em um desses módulos na FLONA do Tapajós-PA. Docente de Ciências Biológicas da FIT (Faculdades Integradas do Tapajós-2013). Exercício em concurso público para Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT de Ciências Físicas e Biológicas do Colégio Militar de Manaus em junho de 2014. Docente em exercício provisório no IFMG - Campus Governador Valadares, atuando no Ensino Técnico Integrado, Ensino Técnico Subsequente e Ensino Superior (2017-2018). Atualmente, é docente removida ao Colégio Militar de Fortaleza. Saiba mais!

> Esta ação comemorativa integra a Agenda Verde, iniciativa do Projeto Sala Verde - Núcleo de Educomunicação Ambiental - IFMG-GV.