Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 16 de maio - Dia do Gari
conteúdo

Notícias

16 de maio - Dia do Gari

publicado: 10/05/2019 07h59, última modificação: 16/05/2019 12h22

* Por Prof. Ms. Luiz Fernando Rocha Penna

 De acordo com o Instituto Brasileiro de Apoio aos Municípios (IBAM), o serviço sistemático de limpeza urbana no Brasil foi iniciado oficialmente em 25 de novembro de 1880, na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, então capital do Império. Nesse dia, o imperador D. Pedro II assinou o Decreto nº 3024, aprovando o contrato de "limpeza e irrigação" da cidade, que foi executado por Aleixo Gary e, mais tarde, por Luciano Francisco Gary, de cujo sobrenome origina-se a palavra gari, que hoje denomina-se os trabalhadores da limpeza urbana em muitas cidades brasileiras. 

Atualmente, esses trabalhadores também recebem a denominação de “Agente de Limpeza Urbana” e “Catadores de Materiais Recicláveis”. As condições de trabalho dos mesmos têm melhorado nos últimos anos em muitas cidades, com o uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, que valorizam esse trabalhador. Infelizmente, até hoje esse trabalhador é discriminado em muitas regiões brasileiras sendo ainda denominados como “lixeiros”. Às vezes, a sociedade não consegue compreender o importante trabalho desenvolvido pelos garis, que é realizar a coleta das toneladas e toneladas de resíduos que a sociedade gera diariamente, evitando a proliferação de vetores de doenças e consequências na saúde pública e no meio ambiente. 

Considerada um dos setores do saneamento básico, a gestão dos resíduos sólidos não tem merecido a atenção necessária por parte do poder público. Com isso, compromete-se cada vez mais a já combalida saúde da população, bem como degradam-se os recursos naturais, especialmente o solo e os recursos hídricos. 

Na verdade, o gerenciamento e a gestão de resíduos sólidos de um município não depende somente do poder público, ou seja, depende de cada gerador, uma vez que, todos nós geramos resíduos. Precisamos compreender que resíduos/lixo tem dia, horário e local para ser coletado. Nesse contexto, o gerador (cada um de nós) deve colaborar com a limpeza urbana e com o trabalho dos garis, separando os resíduos em nossas residências para a coleta seletiva, acondicionando bem esses resíduos em sacolas plásticas próprias, colocando esses resíduos em dias e horários programados para a coleta em seu bairro e em sua rua. Assim, nós estaríamos contribuindo de maneira efetiva com a saúde pública, com o meio ambiente e valorizando o trabalho dos garis.
 

--------------------
* Engenheiro Civil e Ambiental pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Caratinga (UNEC) e em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Especialista em Ciências do Ambiente (UNEC) e em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Agrícolas - Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade (UNEC). Doutor em Gestão Ambiental pela Universidad San Carlos (Assunção/Paraguai). Professor do IFMG - Campus Governador Valadares. Saiba mais! 

> Esta ação comemorativa integra a Agenda Verde, iniciativa do Projeto Sala Verde - Núcleo de Educomunicação Ambiental - IFMG-GV.